Enfermagem do futuro é marcada pelo aumento da especialização, pela valorização de habilidades gerenciais e pelo destaque cada vez maior das inovações tecnológicas. Se você sonha em seguir essa carreira, ficar de olho nas tendências é uma boa pedida para se destacar no mercado.

Afinal, apesar de estar entre os cursos que mais empregam, a Enfermagem exige profissionais altamente qualificados e preparados para lidar com as novas demandas. Leia este texto e descubra quais são os pontos de atenção para essa profissão daqui para frente!

O que é a Enfermagem do futuro?

A revolução tecnológica trouxe impactos para todas as áreas do mercado, inclusive a da Saúde, que é bastante sensível às inovações. Assim, atendimentos virtuais, softwares e instrumentos tecnológicos no dia a dia de trabalho se tornarão cada vez mais comuns.

Ainda, sobretudo após a pandemia de Covid-19, houve um “empoderamento” do profissional da Enfermagem, que não tem uma atuação somente voltada para a prática assistencial. Cada vez mais, a profissão se relaciona com habilidades de supervisão e gestão hospitalar.

Outra grande tendência é o home care, isto é, os cuidados relacionados à saúde da família feitos dentro da casa dos pacientes. Um dos motivos para isso é o envelhecimento da população, o que leva a um maior número de pacientes idosos que desejam evitar a exposição excessiva ao ambiente hospitalar ou têm dificuldade de deslocamento.

Por último, tanto na Enfermagem como em outras áreas de atuação, há uma forte valorização da educação continuada. Ganham destaque os profissionais que fazem uma especialização após a graduação, atuando com mais domínio em determinado exercício ou com foco em públicos específicos.

Como se preparar para a Enfermagem do futuro?

Por meio das dicas abaixo, você pode se preparar para os novos desafios e tendências da área da Enfermagem. Veja!

Busque se qualificar

curso superior em Enfermagem é um grande diferencial. Para que você tenha uma ideia, a pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, levantamento feito pela Fiocruz em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), mostra que somente 23% dos profissionais que compõem equipes de Enfermagem têm graduação, os demais são técnicos e auxiliares.

Por isso, a formação superior já coloca o seu perfil em destaque no mercado. Se você quer saber como funciona o curso de Enfermagem, a ótima notícia é que é possível optar pela educação a distância (EAD). É isso mesmo: a formação acontece na metodologia híbrida, em que parte do currículo é cumprida on-line.

Já nos encontros presenciais, os alunos têm aulas práticas em laboratórios, atividades em grupo, disciplinas de estágio e outros momentos de interação e aprendizado. Assim, o curso proporciona uma formação de excelente qualidade, ao mesmo tempo em que oferece mais flexibilidade para a sua rotina.

Desenvolva competências além da técnica

Além de adquirir os conhecimentos técnicos necessários para a profissão, o curso superior proporciona o desenvolvimento de habilidades comportamentais muito importantes para a atuação, como:

  • autocontrole para gerenciar questões emergenciais;
  • ótimo relacionamento interpessoal para o trabalho em equipe;
  • empatia, paciência e dedicação aos pacientes;
  • resiliência para lidar com situações difíceis;
  • habilidades de gestão e liderança.

Fique por dentro das inovações tecnológicas

As inovações tecnológicas não param de surgir na área da Saúde. Todos os anos, há novos softwares, equipamentos e dispositivos sendo inseridos nas práticas clínicas, e os profissionais da Enfermagem precisam estar atentos às novidades para aprimorar seus conhecimentos.

Por exemplo, em muitos ambientes hospitalares já existem computadores portáteis para assistência médica, sistemas de administração de medicamentos automatizados e monitores eletrônicos.

Quanto mais familiarizados os profissionais estão com esses recursos, mais podem usufruir dos benefícios da tecnologia para a melhora do atendimento ao paciente.

Tenha uma especialização

Além da formação de nível superior, a especialização faz toda a diferença no desenvolvimento de carreira. A demanda por profissionais altamente qualificados faz com que o mercado valorize bastante aqueles que se tornam especialistas dentro de uma determinada área de atuação.

Na Enfermagem, não é diferente. E o melhor é que a pós-graduação é mais curta: dura cerca de 1 ano. Veja algumas das áreas em que você pode se especializar:

  • Enfermagem do Trabalho;
  • Enfermagem em Hemodinâmica;
  • Enfermagem em Neonatologia e Pediatria;
  • Enfermagem em Terapia Intensiva e Alta Complexidade;
  • Enfermagem Obstétrica.

Monte um plano de carreira

Para gerenciar bem a sua capacitação e o seu desenvolvimento de habilidades, é importante montar um plano de carreira. Com base nessa ferramenta, você tomará decisões mais conscientes a respeito da sua formação técnica e as experiências que deve priorizar nos primeiros anos de vida profissional.

Desse modo, é mais fácil ter foco e disciplina para alcançar os objetivos verdadeiramente alinhados com as suas expectativas profissionais.

Além disso, o plano de carreira serve como uma ferramenta estratégica, já que permite visualizar melhor as oportunidades de aprimoramento, identificar seus pontos fortes e avaliar aqueles que precisam ser melhorados.

um pôster com um monte de coisas diferentes

Por que contar com a EAD UniCesumar?

Agora que você já sabe que a formação superior é fundamental para se destacar no mercado da Enfermagem, venha para a EAD UniCesumar! Nós somos nota máxima nos indicadores de qualidade do Ministério da Educação (MEC). Por isso, pode confiar que oferecemos uma formação de excelência!

Aqui, você encontrará:

– 80% de professores mestres e doutores.

– Material digital com internet gratuita, ou material didático impresso.

– Aulas on-line e ao vivo.

– Encontros presenciais com práticas em laboratórios e simuladores.

– Mais de 30 anos de experiência em ensino, sendo referência nos cursos na área da Saúde, inclusive Medicina, e professores e tutores qualificados na área, que te acompanharão durante todo o curso.

– Diversos recursos educacionais: realidade aumentada, inteligência artificial, microscopia, games.

Gostou de saber mais sobre como funciona a  Enfermagem do futuro? Então não deixe de seguir nossas dicas para se destacar no mercado de trabalho. 

Essa é uma profissão com ótima empregabilidade, mas é preciso buscar um perfil competitivo para conquistar as melhores oportunidades.

Para saber mais, siga nossas redes sociais e fique por dentro de outros conteúdos sobre estudos e carreira! Você encontra a gente aqui: Facebook,  InstagramLinkedIn e YouTube.

Avalie este post

Comentários

Comentários