Automatização, velocidade, tecnologia, autonomia: palavras que resumem a maioria das ocupações do futuro. Quem deseja fazer parte das áreas que estão em expansão e se manter relevante no mercado precisa se preparar e desenvolver habilidades técnicas importantes. A proposta do curso tecnólogo em Automação Industrial é, justamente, aumentar essas oportunidades.

É uma graduação powertech, altamente focada na indústria 4.0 e em tudo o que há de mais novo na tecnologia. Envolve a dinâmica e a flexibilidade da educação a distância, a partir de uma formação intensiva e prática, para que você esteja preparado às novas exigências.

O setor industrial procura por profissionais aptos e que tenham a habilitação necessária para o desafio. O diploma, certamente, destacará você. Conversamos com Fabio Augusto Gentilin, Coordenador do curso de Automação Industrial, que nos deu informações sobre o assunto. Continue a leitura!

Onde atuar sendo tecnólogo em automação industrial?

A chegada da indústria 4.0 abriu um leque de oportunidades no mercado de trabalho, principalmente para o profissional com afinidade com a tecnologia. Na prática, lida-se com processos complexos de automação e há possibilidade de:

  • atuar em projetos de automação;
  • supervisionar processos e máquinas;
  • trabalhar na indústria nacional e internacional;
  • atuar, seja contratado, seja empreendendo, com indústrias e empresas de petroquímica, bebidas, papel e celulose e automóveis.

Fabio Augusto Gentilin esclarece: “o perfil do tecnólogo em Automação Industrial está vinculado à autonomia profissional, já que o curso se apoia em pilares empreendedores, que permitem ao formado conduzir seu próprio negócio”.

O Coordenador do curso de Automação Industrial acrescenta ainda que o setor cresce muito e o mercado se mostra promissor: “a empregabilidade é alta, uma vez que as indústrias no Brasil precisam de sistemas automatizados e de mão de obra qualificada, para operarem e ampliarem os sistemas e se tornarem competitivas.

Como é o curso tecnólogo em Automação Industrial?

A graduação da EAD UniCesumar faz parte dos novos cursos tecnólogos. Ela capacita o estudante para trabalhar com máquinas de tecnologia avançada. O objetivo é prepará-lo para lidar com sistemas produtivos que utilizam processos automatizados de inteligência artificial e robótica.

Fabio Augusto Gentilin ressalta, ainda, outros pontos: “o curso tecnólogo em Automação Industrial tem o propósito de formar profissionais aptos a automatizar processos industriais, utilizando recursos tecnológicos como controladores lógicos programáveis, redes industriais, interfaces homem-máquina e uma série de outros itens, sensores e atuadores, que tornam os processos de manufatura capazes de produzir em grande escala os itens de consumo que conhecemos”.

Com relação à metodologia e à qualidade, não restam dúvidas. Para começar, a EAD UniCesumar é altamente reconhecida no mercado institucional, tanto é que tem conceito 5 — nota máxima atribuída pelo Ministério da Educação (MEC).

Na parte teórica, segundo Fabio, “os estudantes aprendem os fundamentos físicos e matemáticos necessários para interpretar os fenômenos associados aos processos industriais, passam pelas disciplinas da área de gestão e empreendedorismo, que os preparam para o mercado de trabalho, e estudam as disciplinas específicas que formam as competências técnicas, necessárias para atuar com a tecnologia industrial”.

Além disso, há muita prática. “Como se trata de um curso ‘mãos na massa’, ou seja, há muito contato com os ambientes profissionais dentro da universidade, com disciplinas experimentais e equipamentos de laboratório, o estudante tem capacidade de se adequar facilmente ao perfil das indústrias”, ressalta o Coordenador.

É uma graduação de duração de dois anos e meio, com metodologia híbrida, em que as aulas teóricas são assistidas no conforto da casa, e as práticas são realizadas presencialmente, em laboratórios altamente capacitados.

Conta com recursos educacionais que estimulam ainda mais o aprendizado, como games, realidade aumentada robótica, inteligência artificial e recursos 3D. As provas são agendadas pelo estudante e podem ser feitas em qualquer polo.

Atribuições do curso

Além dessas especifidades, o estudante sai capacitado para, entre outras coisas:

  • elaborar diagramas lógicos e arquitetura de sistemas;
  • atuar com painéis elétricos, partidas de motores e redes industriais;
  • parametrizar inversores de frequência, soft-starters, transmissores e multimedidores;
  • executar manutenções corretivas, preditivas e programadas;
  • elaborar telas em Interfaces-Homem-Máquina;
  • programar hardwares de Controladores Lógico-Programáveis.

Quais são as principais matérias estudadas no tecnólogo em Automação Industrial?

O estudante tem de duas a três disciplinas por vez, o que o ajuda a fazer tudo no próprio tempo e a absorver o máximo de conteúdo. Algumas das matérias estudadas são as seguintes:

  • Empreendedorismo;
  • Informática Industrial;
  • Instrumentação Industrial;
  • Processo de Fabricação Mecânica e Metrologia;
  • Desenho Técnico;
  • Física Geral e Experimental;
  • Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos;
  • Sistemas Distribuídos e Redes.

Como a EAD UniCesumar se destaca nesse curso?

A modalidade híbrida, além de proporcionar conforto e flexibilidade, torna o estudante protagonista da própria aprendizagem, uma habilidade que tem sido bastante valorizada no mercado.

“A instituição leva a sério o aprendizado. Nossos métodos de estudos ativos permitem acompanhar o estudante onde ele estiver. Comprometemo-nos com a reinvenção diária e oferecermos oportunidades de aprendizagem, com vivências que sempre são avaliadas por uma equipe pedagógica especializada e dedicada. Além disso, propiciamos uma infraestrutura voltada aos ambientes profissionais, que aproximam o estudante de sua profissão”, destaca Fabio.

O estudante conta com total apoio, seja nas aulas online, seja nas presenciais. De acordo com o Coordenador do curso, “há um time de tutores e mediadores, engenheiros formados em cada área dos cursos ministrados, para atender a todos em suas dúvidas. Eles estão disponíveis durante a semana e apoiam o aluno em sua jornada, rumo à realização do sonho da formação”.

Além de o curso ser híbrido, oferecemos o vestibular digital, um formato de entrada na instituição que permite realizar a prova sem a necessidade de sair de casa. Nela, são 30 questões objetivas e que abrangem conteúdos básicos do Ensino Médio, como Matemática e Português. O resultado do desempenho é computado na hora e, caso não alcance a média, dá para tentar quantas vezes quiser, sem gastos.

Para quem gosta de tecnologia, inteligência artificial e robôs industriais, fazer um tecnólogo em Automação Industrial tornará essa pessoa um profissional mais bem preparado aos desafios. A EAD UniCesumar conta com 80% dos professores mestres e doutores e foi eleita a melhor EAD, segundo o MEC. Dessa forma, é uma instituição apta a promover diferencial na jornada de desenvolvimento educacional.

Gostou de conhecer mais sobre o tecnólogo em Automação Industrial? Aproveite e faça logo sua inscrição!

Avalie este post

Comentários

Comentários