Na busca pelas melhores vagas de emprego, o seu CV é o principal meio de contato com as principais empresas de um setor. Por isso, entender o que colocar no objetivo do currículo pode tornar sua candidatura mais atraente e melhorar suas chances de conseguir uma entrevista.

Mesmo com diversos modelos padronizados disponíveis na internet, vale investir um pouco mais de tempo e criar um conteúdo original para impressionar os recrutadores e profissionais de RH.

Se você quer saber como definir o objetivo do seu currículo de maneira correta, continue a leitura e confira nossas dicas!

O que é o objetivo do currículo?

Em uma estrutura padrão, o objetivo do currículo é uma das primeiras informações apresentadas no documento. Normalmente, ele aparece após os dados pessoais, como nome, endereço e telefone para contato.

Desse modo, o objetivo é a primeira informação escrita pelo candidato, oferecendo para os recrutadores alguns detalhes sobre que tipo de trabalho você busca e quais suas perspectivas profissionais.

Tal descrição deve apresentar da melhor maneira possível o que você almeja no aspecto profissional e quais são as suas pretensões. Essa parte do currículo é composta por um pequeno texto, breve e focado, entre duas e quatro linhas. Por meio dela é possível chamar a atenção dos profissionais responsáveis pelo processo e conseguir a oportunidade de se apresentar em uma entrevista.

Qual é a importância de ter um objetivo profissional?

Não importa se você está se candidatando pela primeira vez ou se já conta com vários anos de experiência. Criar um bom objetivo profissional é indispensável para se destacar dos outros candidatos e garantir uma vaga do seu interesse.

O potencial de diferenciação não é o único motivo que justifica a criação de um bom objetivo. Ele também é importante para que os profissionais de RH encontrem seu currículo por meio de algum filtro específico para o cargo.

Ao descrever a vaga pretendida, por exemplo, você contribui para que os responsáveis pela seleção incluam seu perfil na lista de profissionais que vão para a próxima fase de recrutamento.

O que colocar no objetivo do currículo?

Existem algumas práticas que podem deixar o seu objetivo do currículo impecável e ajudar a conquistar aquela vaga que você tanto deseja. Veja abaixo quais são as principais informações que devem estar nessa área.

Seja simples

A simplicidade e objetividade é fundamental na hora de escrever o objetivo do currículo. Ele deve descrever qual é sua área de atuação e o que espera da oportunidade, porém, é importante não divagar demais nessa parte.

Ao usar frases muito longas é mais fácil se perder e deixar o objetivo demasiadamente genérico. Uma boa dica, então, é ir direto ao ponto. Dessa forma, você consegue transmitir com clareza o que espera do trabalho oferecido.

Direcione para sua área

No objetivo do currículo, é necessário ter bem claro qual é a área de atuação almejada. Assim, você evita perder o seu tempo e o do recrutador. Por exemplo, imagine que você está buscando uma oportunidade na parte administrativa da empresa. Isso deve ser compreensível no objetivo.

Aqui, é importante não criar confusão e colocar o nome do cargo. O que é preciso estar no objetivo é a área de atuação a qual você tem interesse. Caso confunda tais conceitos, provavelmente deixará muitas oportunidades para trás.

Faça revisões

Para evitar erros em seu objetivo do currículo é importante realizar uma boa revisão. Assim, você consegue identificar possíveis equívocos, além de atualizar tal campo conforme avança na carreira.

Também é importante elaborar diferentes objetivos para atender a diversas vagas que você vai se candidatar. Dessa forma, terá uma probabilidade maior de conquistar uma boa posição e começar a construir uma bela carreira.

Outra verificação que deve ser criteriosa se refere ao bom uso da palavra e ao cumprimento das normas gramaticais. Cometer erros de digitação ou concordância, inclusive, pode eliminar o seu currículo de candidaturas, então, todo cuidado é necessário nessa etapa.

O que mais chama a atenção dos recrutadores?

Conseguir atrair a atenção de quem está no comando do processo seletivo é fundamental quando você tem interesse em alguma vaga. Nesse caso, é importante saber quais são os detalhes do currículo que mais causam impactos nos recrutadores.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Catho, existem alguns pontos em um currículo que podem atrair a atenção do recrutador, por isso não devem ficar de fora quando você vai elaborar o seu. Por exemplo, 80% dos profissionais que fazem seleção julgam importante ter experiência profissional na área.

Além disso, é necessário colocar qualificação, área pretendida e o objetivo profissional. Esses são os principais aspectos que você deve caprichar ao elaborar o seu currículo perfeito. Assim, terá mais chances de conquistar o tão sonhado cargo.

O que evitar colocar no currículo?

Ao pensar em todas as informações que o currículo deve ter, você também precisa conhecer quais elementos evitar na criação desse documento. Para que ele se destaque diante do seu futuro empregador, é importante fugir de termos clichês e de frases genéricas.

Algumas expressões foram utilizadas de maneira excessiva na construção de currículos, fazendo com que se tornassem um padrão de materiais genéricos e pouco interessantes. Por isso, vale evitar termos como:

  • “contribuir para o desenvolvimento da empresa”;
  • “melhorar meus conhecimentos”;
  • “atuar em qualquer setor que a empresa necessite”;
  • “crescimento pessoal”;
  • “colaboração com colegas e trabalho em equipe”;
  • “busca de novos desafios”;
  • “vaga nesta prestigiada empresa”;
  • e demais afirmativas que não agregam valor ou originalidade para a sua candidatura.

Ao eliminar qualquer um dos elementos, você consegue construir um currículo atrativo e livre desse formato engessado. Desse modo, é possível conquistar os recrutadores e mostrar o seu valor como colaborador.

Entendeu o que colocar no objetivo do currículo para ter sucesso profissional? Por meio das dicas que trouxemos ao longo deste artigo, você consegue preencher esse campo da forma certa, otimizando suas chances de chamar a atenção do recrutador e, assim, conquistar a vaga pela qual está concorrendo. Além disso, investir em capacitação profissional pode proporcionar mais sucesso no mercado de trabalho, não esqueça!

Quer continuar aprendendo sobre como crescer profissionalmente? Então, siga nossas páginas no Instagram, no YouTube e no LinkedIn e fique de olho nas novidades.

Avalie este post

Comentários

Comentários