Os cursos técnicos são uma alternativa interessante para quem deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho. Não é por acaso que muitos profissionais optam por esse tipo de formação antes de começar a graduação. Porém, com tantas opções disponíveis, a dúvida é: como escolher um curso técnico?

É possível encontrar diversas opções de cursos, nas mais variadas áreas, desde tecnologia até saúde. Além disso, tão relevante quanto a escolha do curso é a escolha da instituição de ensino responsável pela formação do profissional.

Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo completo com as principais informações sobre o que são cursos técnicos, como eles funcionam, quais são os principais tipos e dicas práticas de como escolher a melhor alternativa de acordo com os seus interesses e aptidões. Confira!

O que é um curso técnico e como ele funciona?

O curso técnico é uma modalidade de ensino que integra o sistema de educação brasileiro. Esse tipo de curso é uma alternativa à graduação, sendo indicado para pessoas que desejam ingressar no mercado de trabalho.

Ele se encaixa entre o ensino médio e o ensino superior, facilitando o acesso ao mercado de trabalho por pessoas que acabaram de sair do ensino médio e que ainda não têm uma graduação.

Devido à variedade de opções, é comum que alguns estudantes optem por realizar um curso técnico para ter acesso a um conhecimento básico que poderá servir como uma base para entender como é a rotina de um profissional da área.

Por exemplo, algumas pessoas realizam o curso de técnico em enfermagem para começar a trabalhar na área, entender como é a rotina em um hospital e, futuramente, investir em uma formação superior em enfermagem.

Embora exista essa possibilidade, é válido destacar que o curso técnico forma profissionais. Ou seja, ao concluir o curso, o estudante está totalmente apto a trabalhar na área escolhida.

A diferença entre o curso técnico e a graduação é a maneira como o conhecimento é abordado. Os cursos técnicos têm um prazo de duração mais curto e são focados na prática. Já os cursos de graduação são mais longos e completos e contemplam o aprofundamento da parte teórica e prática.

No Brasil, os interessados em realizar cursos técnicos podem ingressar em instituições privadas de ensino ou instituições públicas que ofereçam cursos técnicos gratuitos.

Quais são os tipos de cursos técnicos?

Todos os cursos técnicos são profissionalizantes, porém, existe uma categorização que os divide em três tipos: integrado, subsequente e concomitante.

Entenda as diferenças entre eles:

  • curso técnico integrado: modalidade na qual o estudante cursa o técnico com o ensino médio (dois últimos anos) na mesma instituição. Ao concluir o curso, ele recebe um certificado de conclusão do ensino médio e outro do curso profissionalizante técnico na área escolhida;
  • curso técnico subsequente: modalidade na qual o aluno já concluiu o ensino médio e deseja iniciar o curso profissionalizante. O acesso ao curso pode ser feito por meio de processo seletivo próprio da instituição escolhida ou utilizando a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Ao concluir o curso, o aluno recebe um diploma técnico profissionalizante;
  • curso técnico concomitante: nessa modalidade, o aluno ainda não concluiu o ensino médio. A diferença entre ele e o integrado é que esse tipo se aplica àqueles alunos que não optaram pelo técnico integrado. Assim, podem fazer a capacitação paralelamente, no contraturno das aulas do ensino médio.

Quais áreas contam com cursos técnicos?

Os estudantes têm acesso a uma infinidade de opções de cursos técnicos, em várias áreas do conhecimento. A oferta de cursos depende do rol de alternativas oferecido pela instituição de ensino escolhida. Conheça alguns dos cursos técnicos disponíveis na UniCesumar:

  1. Curso Técnico em Agronegócios;
  2. Curso Técnico em Computação Gráfica;
  3. Curso Técnico em Comércio Exterior;
  4. Curso Técnico em Contabilidade;
  5. Curso Técnico em Cooperativismo;
  6. Curso Técnico em Enfermagem;
  7. Curso Técnico em Gastronomia;
  8. Curso Técnico em Informática para Internet;
  9. Curso Técnico em Marketing;
  10. Curso Técnico em Podologia;
  11. Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais;
  12. Curso Técnico em Radiologia;
  13. Curso Técnico em Recursos Humanos;
  14. Curso Técnico em Secretaria Escolar;
  15. Curso Técnico em Segurança do Trabalho;
  16. Curso Técnico em Serviços Jurídicos.

Como escolher um curso técnico?

Como você viu, são diversas opções de cursos em áreas que vão desde saúde até tecnologia. Com tantas alternativas, pode parecer difícil escolher aquela que melhor se encaixa nas suas necessidades. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que auxiliarão na sua escolha.

Avalie o seu perfil e interesses pessoais

Quando falamos em escolha profissional, é necessário destacar a importância de uma autoavaliação. Existem pessoas com tendências para áreas de saúde, outras com maior aptidão para exatas. Há, ainda, aqueles que se destacam em áreas da comunicação. Encontre algo que se adeque aquilo que você gostaria de fazer.

Pesquise sobre os cursos técnicos do seu interesse

A dica é que você avalie quais são os cursos que mais chamam a sua atenção de acordo com seus gostos e interesses pessoais. Procure entender como é a rotina de cada uma das profissões e estude qual delas melhor se encaixa nas suas expectativas.

Avalie as tendências de mercado

Fique atento às áreas que têm mais deficiência de profissionais. Geralmente, são áreas com maior empregabilidade, oportunizando o rápido acesso ao mercado de trabalho. Escolha um curso que tenha potencial de crescimento e que traga boas oportunidades de trabalho.

Também é válido pesquisar a média salarial de cada atividade. Isso ajudará você a ter uma ideia das oportunidades que encontrará ao concluir o curso.

Escolha uma boa instituição de ensino

Os cursos técnicos formam profissionais, sendo indispensável que você avalie com atenção a universidade escolhida. Dê preferência a instituições que oferecem uma boa infraestrutura, reconhecidas no mercado e que contam com um corpo docente formado por bons professores.

Aqui, há opções de ensino presencial e a distância, diploma EAD igual ao presencial, cursos com nota máxima no MEC e um corpo docente formado predominantemente por professores mestres e doutores.

Como você viu, para saber como escolher um curso técnico, é necessário conhecer os seus interesses, avaliar as opções disponíveis e as tendências do mercado de trabalho. Somado a isso, a escolha de uma boa instituição de ensino fará toda a diferença no sucesso ao longo da sua jornada de aprendizagem.

Gostou de saber mais sobre como escolher um curso técnico? Aproveite para conhecer a UniCesumar!

Avalie este post

Comentários

Comentários