A comunicação é a nossa forma de interagir com outras pessoas e seres ao nosso redor. A fala, a escrita e a leitura são essenciais para que possamos viver em sociedade. Você tem vontade de mergulhar no mundo dos idiomas? Com o curso de Letras EAD, isso é possível!

Essa graduação traz uma abordagem completa e que ainda é capaz de dar origem a multiplicadores de conhecimento. Para melhorar, uma graduação a distância traz vários benefícios.

Ficou curioso? Continue a leitura e saiba tudo sobre o curso de Letras EAD!

Letras EAD - CTA2

Afinal, como é a graduação em Letras EAD?

O curso de Letras EAD é voltado para o estudo sobre o idioma, suas características, origens e uso na literatura. A produção textual também entra no curso, assim como a gramática e as questões linguísticas. Mais que conhecer as regras de escrita e fala, o objetivo é entender essa base importante de qualquer sociedade.

Como a graduação é uma licenciatura, forma profissionais aptos a ensinar. Ao concluir a graduação, você tem a chance de ser professor em diversas áreas. Se desejar, também pode se dedicar à produção de conhecimento, de textos e assim por diante.

Quem ingressa nessa graduação pode trabalhar com um outro idioma.

Uma possibilidade de Português/Inglês, por exemplo, não aborda apenas a língua falada no Brasil. Na verdade, você se torna capaz de entender a estrutura da língua inglesa. Tão conhecedor a ponto de se tornar professor desse segundo idioma.

No entanto, vale ter atenção. A graduação de Letras Português/Inglês não é um cursinho para aprender a falar outra língua. É preciso já ter base para se aprofundar no tema e entender as características.

Quais são as principais disciplinas do curso de Letras EAD?

Mas como é possível estudar algo tão complexo e relevante como um idioma completo?

Em um curso de destaque, a matriz curricular é distribuída de modo a garantir o conhecimento necessário sobre os temas que mais importam.

Quer ver? Confira as disciplinas do curso de Letras EAD e veja qual é a abordagem de cada assunto!

Linguística I e II

Mais que apenas normas gramaticais ou regras específicas, essas disciplinas abordam a linguagem como um organismo vivo.

Nos dois módulos, dá para entender o que impacta a comunicação verbal, quais são os fatores de destaque e o que gera a evolução do idioma. Também é um tema que envolve as diversas variações, como gírias e sotaques.

Língua Portuguesa I, II e III

No curso de Letras EAD, é óbvio que o foco no idioma nativo do Brasil receberia a maior atenção. Os três módulos incluem tudo sobre a nossa língua: origens e composições de palavras, regras, classificações de termos e assim por diante.

Língua Inglesa I e II

Na graduação Português/Inglês, o segundo idioma recebe uma atenção equivalente. Esses dois módulos ficam responsáveis por se aprofundar na língua, com suas origens, definições e construções principais.

Produção Textual I e II

Não dá para negar que o idioma também está presente nos diferentes gêneros textuais. Matérias jornalísticas, contos de fantasia e poesias utilizam os recursos da língua.

Por isso, a disciplina aborda a produção textual com as regras e características de cada possibilidade, além de como colocá-las em prática.

Teoria da Literatura

Você sabia que a Literatura nem sempre existiu como hoje? O processo evolutivo foi longo e ainda continua a acontecer. O estudo da teoria traz embasamento científico e permite compreender como isso influencia e é influenciado pelo idioma.

Letras EAD - literatura

Literatura Brasileira

Como a criação textual é tão importante, também existe um estudo direcionado à produção literária. As figuras de linguagem, a interpretação de texto e até a evolução da escrita estão presentes nas diversas fases da literatura no Brasil. Todos esses pontos são explorados nessa matéria.

Literaturas em Língua Inglesa I e II

“Ser ou não ser, eis a questão”. A célebre frase de William Shakespeare é uma das frases mais conhecidas de origem inglesa.

No entanto, para além de Shakespeare, a literatura nesse idioma tem muito a oferecer — e a disciplina apresenta exatamente isso. Em meio às renomadas obras, é possível entender a produção textual de outro ângulo.

Literatura Portuguesa e Países Lusófonos

Não é só o Brasil que produz literatura em português. Os países lusófonos — sim, os mesmos que elaboraram o Novo Acordo Ortográfico — também têm suas obras exploradas nessa disciplina.

Além dessas, há matérias ligadas à didática e ao processo educacional. Veja quais são:

  • Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação;
  • Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica;
  • Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação;
  • Didática;
  • Psicologia da Educação;
  • E Formação Sociocultural e Ética I e II.

E para garantir a formação de profissionais completos e preparados para os desafios em sala de aula, o curso de Letras ainda traz as seguintes matérias:

  • Prática de Ensino da Língua Portuguesa I;
  • Estágio Supervisionado Teoria e Prática;
  • Estágio Supervisionado da Língua Portuguesa I;
  • Estágio Supervisionado da Língua Portuguesa II;
  • Prática de Ensino da Língua Inglesa I;
  • Prática de Ensino da Língua Portuguesa II;
  • Prática de Ensino da Língua Inglesa II;
  • E Estágio Supervisionado da Língua Inglesa.

Como é a modalidade EAD?

A graduação em Letras não precisa ser feita apenas de forma presencial. A modalidade EAD já foi escolhida por quase 2 milhões de estudantes e é muito vantajosa. O principal benefício é a flexibilidade: com o ensino à distância, é possível estudar onde e quando você desejar.

Também há todo o suporte essencial: biblioteca e materiais digitais, tutores e ambientes para a troca de experiências. Se preferir, dá para ir a um polo EAD e utilizar toda a estrutura física.

Ao concluir o curso, você obtém o diploma, que tem a mesma validade de uma formação presencial e necessário para exercer o magistério. Então, esse é uma ótima forma de estudar e se graduar mesmo sem sair de casa.

Letras EAD: formação completa para o mercado

O curso de Letras EAD é a oportunidade perfeita para aprender sobre a Língua Portuguesa e, também, sobre a Inglesa. Com a licenciatura, você pode atuar para ensinar os dois idiomas — e com total facilidade durante a graduação.

Gostou dessa possibilidade? Conheça o curso da Unicesumar e prepare-se para uma nova carreira!

Letras EAD - CTA1

Comentários

Comentários