No dia 13 de maio é comemorado o dia Nacional do Chef de Cozinha. Para muitos estudantes de Gastronomia, se tornar Chef de Cozinha é um grande objetivo. E, para comemorar essa data, conversamos com a nossa aluna do curso de Gastronomia a distância, Gisella Marchini del Cura. Seu caso é um exemplo de empreendedorismo. Ela nos contou sobre sua vida, sua paixão pela Gastronomia e como ela conheceu o curso. Vamos conferir?

A Gisella, aluna de Gastronomia do polo de Florianópolis/ São José está na reta final do curso. Antes de iniciar o curso de Gastronomia conosco, ela iniciou um curso presencial de outra área e em outra instituição. Porém, devido à rotina familiar, ela deixou o sonho da graduação de lado.

Após um tempo, ela se mudou para Santa Catarina, e com acompanhamento médico, notaram que o “bichinho” chamado depressão estava dando as caras. Por recomendação psicoterápica e sugestão médica, ela resolveu voltar a estudar, pois é uma das atividades que ela mais gosta de exercer!

Ela não tinha a mínima noção do que fazer. Foi quando, fuçando no Facebook, se deparou com um anúncio de um novo curso da Unicesumar: Gastronomia! Ela já conhecia a qualidade da Unicesumar e sentiu-se segura com a opção.

A cozinha sempre foi sua paixão. Por isso, ela se inscreveu no curso de Gastronomia na EAD Unicesumar para receber mais informações. Quando ela se deparou com a matriz curricular, achou fantástica! Ela realizou o vestibular, passou e iniciou o curso de Gastronomia.

A metodologia a distância e o curso

Ao perguntar sobre a metodologia a distância, Gisella alega que muitas pessoas dizem que estudar à distância é moleza. Porém, no seu ponto de vista, não é nada assim. Ela descreve que é preciso muita dedicação, principalmente para quem estuda Gastronomia.

Gisella relata que alguns colegas dizem que abandonaram o curso presencial e migraram para a Unicesumar na modalidade a distância exatamente pelo grau de exigência do curso.  O curso de Gastronomia contempla aulas teóricas e práticas. Gisella afirma ser “uma aluna apaixonada pelo curso, pelas matérias, pelos professores e pela atenção com que os tutores e o pessoal do polo dão aos seus alunos”. Esses exemplos demonstram que, através da EAD, é possível estar “presente” mesmo de longe.

A Unicesumar e o apoio do polo

Para a Gisella, o que mais encanta no curso de Gastronomia e na Unicesumar como um todo é a sensação de saber que você não é só mais um número, mas alguém com opinião e com um lugar na instituição.

Além de elogios sobre a metodologia do curso de Gastronomia, a aluna agradece a equipe do polo São José. Ela descreve que a equipe do polo apoia todo o pessoal do curso de Gastronomia, dando oportunidade aos alunos demostrarem os seus trabalhos nos eventos da própria faculdade.

Sonhos

Gisella descreve o seu sonho: “Montar uma cafeteria/bistrô. Esse local teria uma área reservada para a cultura, com livros para empréstimos, vendas e trocas. Também teria um espaço para leitura, discussão (no bom sentido, claro!) sobre assuntos diversos, como um “café filosófico”, contação de histórias para crianças etc. E, em horários alternativos, disponibilizaria a cozinha para aulas para jovens cadastrados em instituições parceiras – governamentais ou não, dando oportunidade para que eles desenvolvam habilidades na área e também para aquelas pessoas apaixonadas pela cozinha, mas não possuem nenhum conhecimento, ou, como diz meu filho, cozinha para iniciantes, solteiros etc. Enfim, utilizar a cozinha durante todo o dia”.

Esse sonho já tinha até nome: Dom Quixote Café e Bistrô – onde a Boa Cozinha e a Cultura se Encontram.

Trajetória: gastronomia e empreendedorismo

Por volta de maio do ano passado (2016), sua filha, que morava em São Paulo, mudou-se para Santa Catarina com a tentativa de abrir um negócio: a cafeteria/bistrô. Porém, o custo era muito elevado. Então, como Gisella é muito ligada em Comfort Food, ela pensou em aproveitar o inverno e levar às pessoas uma sopa com gosto de “sopa da vó”. Sopa feita com carinho, com cuidado, com ingredientes frescos e usando todas as técnicas ensinadas pela faculdade. Foi quando surgiu a DQ (Dom Quixote) Cores e Sabores – Delícias no Pote!

Ela e sua equipe montaram um cardápio com 11 sabores de sopas, entregues em vidros de conserva retornáveis. Isso foi um sucesso! Eles faziam a entrega diretamente ao consumidor final, todos ficavam satisfeitos e pediam novamente.

Com a chegada da primavera, as vendas caíram. Gisella e sua equipe perceberam que precisavam de uma alternativa. Assim, fizeram saladas no pote. Também foi um sucesso! Seu filho, que é designer gráfico, criou a marca e fez as etiquetas de rotulagem para os potes.

gastronomia
Gisella del Cura, aluna de Gastronomia

Quando chegou o módulo da disciplina de Confeitaria no curso de Gastronomia, de tantas receitas disponíveis para fazer, ela resolveu fazer uma geleia. Suas amigas adoraram a geleia de morango e sugeriram que ela também fizesse para vender. Assim, surgiu a DQ Delícias Artesanais.

E, nesse redemoinho de coisas, eles tiveram a ideia de montar uma cozinha e deslanchar a produção de geleias. E por que não uma BikeFood? E o negócio está dando certo! A marca já está sendo lembrada na praia, com turistas indicando para outros turistas e para amigos, porque gostaram dos produtos, da sua apresentação e de seus detalhes. Desde a manipulação até a entrega ao cliente final. As geleias já foram enviadas para vários estados e todos adoraram!

Gisella comenta que a sua graduação está sendo muito importante para essa ação. O curso de Gastronomia na Unicesumar ajuda desde a parte prática e técnica até a de gestão, como o gerenciamento sustentável do negócio, o bom atendimento ao cliente e a escolha dos bons ingredientes. Enfim, todas as áreas estão sendo muito importantes para a vida e para seu negócio. Ela convida a todos para entrarem nessa vida deliciosa da cozinha!

Faça Gastronomia a distância na Unicesumar!

Acesse o nosso site e confira mais informações sobre o curso.

gastronomia

Avalie este post

Comentários

Comentários