Como você se imagina no futuro? A pergunta é clássica da nossa infância, mas não importa em qual idade ela nos é feita, pois uma coisa é certa: muita gente, quando pensa nisso, anseia por alegrias e boas conquistas. Dentro desse combo de traçar uma realidade que desejamos atingir, existe o sonho da faculdade.

É o alcance do diploma que nos permite pegar um caminho que nos preenche com aquela sensação de sucesso profissional. No entanto, não é só isso. Um bom trabalho, além de suprir nossas necessidades mais básicas, nos dá uma sensação de mais dignidade diante da vida.

Se você é como a maioria dos brasileiros, também tem o sonho de fazer faculdade. Para ajudar você a chegar lá, conversamos com Aryadne Marina Figueiredo Zonetti, Head of Digital da EAD UniCesumar. Ela nos deu ótimos insights de como ter um diploma em mãos. É só realizar a leitura!

Por que seguir o sonho da faculdade?

Os benefícios de um curso superior são diversos. Conheça alguns!

Poder mudar de vida

Existe uma frase famosa, atribuída a Einstein, que diz que insanidade é esperar por resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa. Quando somos jovens e estamos no início das nossas escolhas, há aquele desejo de levar uma vida diferente. Só conseguimos isso, porém, ao priorizar as mudanças.

Aryadne nos conta que o sonho da faculdade também já fez parte da aspiração dela: “Acredito que esse seja o desejo de muita gente, pois já foi o meu, um dia. Eu sonhava com o meu diploma — não pelo papel, mas pelo significado e por aquilo que ele me trazia. Era exatamente isto: a vontade de ter outra vida e me sentir mais realizada na profissão. Eu queria um trabalho que me trouxesse mais conhecimento e a sensação de ser útil em algo”.

Concretizar outros sonhos

Ter um ensino superior é apenas a primeira das conquistas. Depois dela, definimos outros objetivos, que têm a chance de nos proporcionar mais alegrias. Viajar, mudar de cidade, ter a casa própria, participar de happy hours com os amigos, construir uma família e ajudar os pais a viver em melhores condições são apenas algumas das possibilidades.

Além disso, “quando estudamos e aprendemos algo, passamos a enxergar o mundo de outra forma. Quanto mais conhecimento adquirimos, mais oportunidades encontramos. Por isso, a faculdade não dá apenas o diploma: ela proporciona uma nova visão de vida, que nos faz perceber mais portas abertas, que podem levar a lugares cuja existência nem imaginávamos”, completa Aryadne.

Conhecer pessoas interessantes

Pensando nisso tudo, não é apenas nossa vida profissional que se transforma. A experiência nos coloca em contato com muita gente.

É o que conta Aryadne: “Oportunidades na profissão e questões financeiras costumam ser as primeiras que vêm à cabeça quando pensamos no sonho da faculdade. No entanto, as oportunidades vão além disso. Quem opta por estudar EAD, principalmente, consegue criar um networking sem fronteiras, o que é muito rico. Você conhece pessoas de outras localidades, com experiências, visões e culturas diferentes”.

Ter mais sorte nos processos seletivos

Sabe aquela máxima “quanto mais nos dedicamos, mais sorte temos”? Nos processos seletivos, a lógica não é outra. Quanto mais investimos em nós mesmos e nos concentramos em boas escolhas, mais nossa vida profissional flui e maior é nossa possibilidade de sucesso ao precisarmos concorrer a uma vaga disputada.

Como alcançar o sonho de ingressar em uma faculdade?

Bem, não adianta só sonhar e não conquistar, não é mesmo? Por isso, quando falamos do sonho da faculdade, indicamos a execução dos passos abaixo.

Selecione o curso

Já decidiu qual carreira deseja seguir? Dentro de Exatas, Humanas e Biológicas, você encontra muitas opções. Caso ainda não tenha escolhido a profissão, anote algumas dicas:

  • conheça suas aptidões: saiba no que você tem mais facilidade. Muitas vezes, pode estar relacionado a algum hobby ou às matérias de sua preferência no ensino médio, por exemplo;
  • busque o autoconhecimento: é importante avaliar suas habilidades, sua facilidade para mudar e como suas competências se encaixam no mercado;
  • conheça profissionais da área: é interessante escutar a opinião de quem já conta com grande bagagem;
  • informe-se sobre o mercado de trabalho: qual o salário médio dos profissionais da área desejada? Como a profissão se encaixa no contexto dos avanços tecnológicos?

Escolha uma boa instituição de ensino

Existem vários tipos de faculdade, e cada um oferece oportunidades distintas. Na sua escolha, preze por uma instituição reconhecida e capaz de propiciar um ensino de qualidade, pois isso fará diferença lá na frente.

Com o avanço da tecnologia, também vale a pena pesquisar sobre a graduação EAD, por ser um modelo cheio de benefícios. “Há, por exemplo, mais economia do que no ensino presencial. Também podemos citar a flexibilidade de horários, que é vantagem na dedicação aos estudos. Para quem precisa trabalhar, isso ajuda ainda mais”, ressalta Aryadne.

Planeje de que forma pagará as mensalidades

Bancar o sonho da faculdade não precisa nos deixar em dívidas. Existem boas opções para encarar isso com mais leveza no bolso. Uma delas é conseguir uma bolsa de estudos, que dá um desconto e ajuda a cobrir parte das mensalidades sem a necessidade de quitação após a formatura.

Também há o financiamento estudantil, que é um tipo de empréstimo focado nos estudos. Dentro dele, há várias opções, como o financiamento particular e o FIES, fornecido pelo governo. Para participar, é preciso:

  • ter feito o Enem;
  • ter tirado acima de 450 na prova e não ter zerado a redação;
  • contar com renda familiar mensal bruta de até 3 salários mínimos por integrante.

Fique por dentro dos documentos

Uma coisa importante: quando se decidir por alguma dessas formas de entrada, observe as exigências e as documentações solicitadas. Assim, evita preocupações logo no começo do curso. No entanto, já saiba que, pelo menos, você precisará de:

  • documento de identidade ou certidão de nascimento;
  • título de eleitor;
  • comprovante de residência;
  • histórico escolar;
  • certificado de conclusão do ensino médio.

Para terminar, Aryadne deixa uma mensagem a quem quer seguir o sonho da faculdade: “Pode parecer clichê, mas é muito real: para você ser o que sonha, é necessário começar. Chegar ao ponto de realização é um processo, não acontece do dia para a noite. É preciso ter dedicação, atenção, disciplina e foco. Às vezes, vai doer, porque nos tira da zona de conforto, mas é totalmente necessário e vale a pena”.

Gostou do conteúdo? Caso tenha ficado com dúvidas ou precise da nossa ajuda a respeito de alguma informação, é só entrar em contato!

Comentários

Comentários