Marketing e Propaganda: o Marketing não é propaganda

Marketing e Propaganda são sinônimos? Não! O Marketing não é propaganda e nem publicidade.

Em pleno século XXI, o Marketing ainda é muito confundido por boa parte da população brasileira como sinônimo de publicidade e propaganda. Muitos também acreditam que o Marketing significa apenas vender um produto para alguém que não precisa dele, ou no máximo criar uma necessidade que ainda não existe. Esse estereótipo foi criado graças à prática de algumas empresas do passado. Antigamente, costumava-se colocar uma equipe de vendas oferecendo seus produtos a qualquer pessoa da lista telefônica. Esse serviço ficou conhecido como telemarketing.

Muitos são os esforços para desmistificar essa imagem do Marketing, uma vez que ele abrange muito mais que uma campanha publicitária. O Marketing pode responder a muitas perguntas. Alguns exemplos são: quais são os consumidores e potenciais consumidores de seus produtos e serviços e onde eles estão inseridos? Como a empresa deve atuar no seu mercado? Quais são os costumes desses consumidores, sua cultura, motivação para a compra? Quais mídias serão utilizadas para as campanhas na comunicação com esses consumidores? Qual a melhor precificação a ser desenvolvida para os produtos e serviços? Por quais canais os produtos serão ofertados? A qual público o produto deverá ser direcionado?

Além de ser capaz de responder a essas e outras perguntas, o Marketing pode indicar quais estratégias serão elaboradas e colocadas em prática pela empresa. Assim, possibilita conhecer seus concorrentes e fornecedores.

Com isto, a propaganda figura apenas como uma ferramenta que o Marketing utiliza para promover um produto ou marca. Dessa forma, a propaganda está inserida dentro do mundo grandioso do Marketing, que, por sua vez, abrange uma gama de atividades. Atuando, assim, de forma sincronizada, a fim de ajudar as empresas a se relacionarem com seu mercado. Além disso, também ajusta as ações de dentro da empresa e até mesmo auxilia os profissionais de forma individual ou em grupo.

Cabe também ao Marketing conhecer não somente o mercado para o consumo de produtos em si, mas também conhecer todo o macro ambiente que o envolve. Por exemplo: economia, política, questões ambientais, tecnologia etc.

Mas afinal, qual é o real significado do Marketing?

Para Kotler e Keller (2013, p. 3) “o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Para defini-lo de uma maneira bem simples, podemos dizer que ele atende às necessidades de maneira lucrativa”. Resumidamente, o Marketing auxilia as empresas na gestão do seu relacionamento com o mercado em que atua. O objetivo é conquistar, reter e fidelizar clientes, além de se organizar com os lucros alcançados.

Os autores ressaltam, ainda, que o Marketing pode ser aplicado em dez principais grupos. Esses grupos são: bens, serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias.

Vamos ver Marketing e Propaganda separadamente?

 1) Bens: os bens tangíveis constituem a maior parte do esforço na produção e Marketing da maioria dos países.

2) Serviços: a economia norte-americana consiste em um mix de 70% de serviços e 30% de bens. Entre os serviços, estão aqueles prestados por companhias aéreas, hotéis, empresas de aluguel de carro, barbeiros e cabeleireiros, contadores, banqueiros, advogados, engenheiros, médicos e programadores.

3) Eventos: as empresas promovem eventos, como grandes feiras, espetáculos artísticos, comemorações e eventos esportivos.

4) Experiências: uma empresa pode criar, apresentar e comercializar experiências. Os autores citam o Magic Kingdom da Walt Disney World, onde os clientes podem visitar um reino de conto de fadas ou um navio pirata.

5) Pessoas: artistas, músicos, presidentes de empresa e estrelas da medicina, entre outros, estão buscando ajuda de empresas de Marketing de celebridades.

6) Lugares: cidades, estados, regiões e países competem para atrair turistas.

7) Propriedades: são direitos intangíveis de posse de bens tanto reais (imóveis) como financeiros (ações e títulos). Elas podem ser compradas e vendidas por meio de esforços de Marketing de imobiliárias, empresas de investimento e bancos.

8) Organizações: as organizações trabalham para construir uma imagem sólida e positiva na mente do seu público-alvo.

9) Informação: escolas e universidades produzem, comercializam e distribuem informação a um determinado preço para pais, alunos e comunidades.

10) Ideias: toda oferta ao mercado possui uma ideia. Por exemplo: os profissionais de Marketing social estão promovendo ideias como “amigos não deixam amigos dirigem alcoolizados” e “não envie mensagens de texto enquanto dirige”.

 Quem são os profissionais dessa área?

Kotler e Keller (2013 p. 5) definem que “um profissional de marketing é alguém que busca uma resposta – atenção, uma compra, um voto, uma doação – de outra parte, denominada cliente potencial (prospect)”. Os autores também afirmam que os profissionais de Marketing devem possuir habilidades quantitativas e qualitativas, atitudes empreendedoras e um profundo entendimento de como o Marketing gera valor na organização.

Assim, além de serem criativos, os profissionais de Marketing devem conhecer os objetivos da empresa em que atuam. Assim, podem traçar estratégias assertivas que gerem valor para a organização e seus clientes.

Mercado de trabalho

 O Marketing possui um mercado abrangente, possibilitando que o profissional atue em diversas áreas, como:

Desenvolvimento de produtos envolve pesquisas para identificar as necessidades dos consumidores e desenvolver produtos direcionados a um público específico. Somente conhecendo seu público-alvo, você poderá satisfazê-lo.

E-commerce – com o uso da internet, o comércio eletrônico tem crescido a cada dia, necessitando de profissionais de Marketing capacitados nessa área de atuação.

Marketing Digital – pode ser entendido como ações de Marketing executadas por meio da internet e/ou outros meios digitais que as empresas realizam. (COUTINHO, 2016)

Comunicação corporativa desenvolvimento da comunicação empresarial, gerando conteúdo e ações para facilitar a comunicação interna nas grandes empresas.

Publicidade e Propaganda – ações que promovem e comuniquem o produto ao seu público.

Pesquisas – identificar o comportamento do consumidor, suas necessidades e desejos, não penas para o lançamento do produto e, sim, como está sua aceitação para permanência no mercado.

 Merchandising – ações de divulgação do produto no seu ponto de venda.

 Consultorias – os profissionais de Marketing podem atuar como consultores, orientando os negócios das empresas.

 CRM Customer Relationship Management” (Gestão de Relacionamento com o Cliente) – também conhecido como Marketing de Relacionamento. Muitas empresas (desde pequenas a grandes) estão se especializando na gestão do relacionamento com seu público, e cabe aos profissionais de Marketing traçar ações de fidelização para encantar esses clientes.

Como podemos observar, esse é mais um ponto em que Marketing e Propaganda se diferenciam. O mercado é abrangente para os profissionais de Marketing, e com o avanço das redes sociais, o Marketing Digital tem se tornado fundamental para as empresas se comunicarem de maneira eficiente com seus clientes na rede. Veja a seguir como as empresas podem utilizar essa estratégia.

Tendência de Mercado

Marketing Digital

O Marketing Digital tem revolucionado o modo com que as empresas se comunicam com o público, pois promovem produtos, serviços ou marcas utilizando-se das mídias digitais e da internet. Isso que significa que planos de ação devem ser elaborados para este tipo de comércio. Estas ações visam potencializar os efeitos do próprio Marketing.

O que é legal nisso tudo é que a internet possibilita que a empresa se relacione diretamente com seus clientes, de forma rápida, eficaz e personalizada, já que o perfil do consumidor está sofrendo mudanças há algum tempo.

Outro ponto bacana que pode ser destacado são as informações que podem ser atualizadas ou retiradas com maior praticidade e agilidade. Kotler (2000) destaca mais cinco vantagens com o uso do e-marketing, sendo elas:

1) Tanto pequenas como grandes empresas podem pagar pela utilização da rede.

2) Não há limite de espaços publicitários, comparadas aos meios impressos e audiovisuais.

3) O site pode ser visitado por qualquer pessoal, em qualquer lugar do mundo e a qualquer hora, o que significa maior visibilidade.

4) As compras podem ser feitas com rapidez e privacidade.

Conclusão

Um dos principais desafios de um profissional dessa área é o de atrair o público consumidor para um produto ou serviço oferecido pela empresa a qual esse profissional faz parte. Para isso, esse profissional deverá usar os seus conhecimentos e suas habilidades para criar estratégias a fim de chamar a atenção dos consumidores ao seu produto, consolidando, assim, sua marca no mercado.

Para isso, o profissional deve estudar o mercado, interpretar o que o consumidor deseja e o que os concorrentes oferecem.

O profissional dessa área deve estar antenado às novidades do mercado e às novas tecnologias. Seu perfil deve ser dinâmico, comunicativo, ter o espírito de liderança e o espírito empreendedor.

Desta forma, podemos concluir que é notória a importância desse profissional dentro das organizações, em um mercado cada vez mais competitivo e global. As organizações precisam de um profissional com esse perfil, ferramentas e estratégias que as coloque à frente da concorrência e na preferência dos consumidores. É por meio do Marketing que as empresas são capazes de se tornar marcas fortes e seguirem competitivas e em pleno crescimento.

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Comentários

Comentários

2 Comentários

  • irinete moura bezerra

    maio th, 2017 9:33 PM Reply

    concordo com o Wilian Silva,eu acho a Unicesumar uma ótima escola,com profissionais bem conceituados e sempre dispostos a nos ajudar.

  • Adriano Carvalho

    maio th, 2017 8:14 PM Reply

    Agradeço aos professores (as) pelo empenho dedicado!!!
    Este curso tem mais valor porque vcs dão o melhor de si por nós!!!
    Parabéns a todos (as)!!!!

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