Você tem facilidade para se comunicar, se considera uma pessoa criativa, gosta de lidar com o público e tem disposição para enfrentar um dia a dia de trabalho com desafios? Então saiba que o curso de Publicidade e Propaganda EAD é uma ótima alternativa!

Muita gente tem interesse na área mas não sabe muito bem o que faz um publicitário em sua rotina de atuação. Existem diversos campos nos quais os profissionais podem atuar, ou seja, há oportunidades para pessoas de vários perfis — maravilha, não é mesmo?

E aí, interessou-se pelo assunto e quer saber como é a rotina do profissional de Publicidade? Então confira este post!

Quais são as principais responsabilidades de um publicitário?

Muitas pessoas acreditam que os publicitários são responsáveis apenas por elaborar anúncios de rádio, televisão e revistas. Bem, essa percepção não está totalmente errada, mas existem outras funções atribuídas a quem opta por seguir carreira nesse ramo.

Na verdade, os anúncios vistos nas revistas são apenas uma das etapas de um trabalho longo, que envolve diferentes profissionais. Para a criação de uma peça publicitária, por exemplo, é importante realizar reuniões com os clientes para descobrir qual é o tipo de negócio e os seus objetivos, fazer um estudo de caso e compreender bem sobre o público-alvo.

Logo, é função dos publicitários realizar pesquisas de mercado, bem como indicar e selecionar as mídias para determinada proposta. Portanto, é uma atuação que envolve elaboração de estratégias, planejamento e atendimento ao cliente.

Desse modo, quem escolhe essa área deve investir na qualificação profissional e ter bastante criatividade.

Como é o dia a dia da profissão?

As agências de Publicidade são locais bem descontraídos e dinâmicos. O publicitário geralmente é um profissional mais flexível, irreverente e criativo do que pessoas de outras áreas. Mas isso não significa que o seu dia a dia de trabalho é moleza, viu?

Alguns dos grandes desafios enfrentados é conhecer o público, saber lidar com os clientes e cumprir prazos, dependendo do campo de atuação desse profissional. Dentro de agências, as principais especialidades são:

  • social media — é o indivíduo que cria conteúdos e realiza a gestão de redes sociais;
  • planejamento — nesse caso, é essencial ficar por dentro do mercado do cliente e do público para definir ações e estratégias para o restante do time executar;
  • criação — aqui, trabalham os diretores de arte e os redatores, com o objetivo de criar peças que fazem parte da campanha;
  • mídia — são os publicitários que definem os canais de comunicação em que as campanhas serão veiculadas, negociam espaços publicitários e cuidam dos orçamentos;
  • atendimento — o publicitário deve fazer a ponte entre a agência e o cliente — ele representa o consumidor dentro da empresa, faz briefings e coleta informações.

Além de atuar em agências, que é uma das ocupações mais tradicionais dessa profissão, também é possível ocupar um cargo de comunicação empresarial em grandes corporações, trabalhar no setor público ou empreender.

Qual é o perfil ideal do publicitário?

Os publicitários devem saber utilizar as ferramentas de marketing e comunicação para agregar valor às marcas do cliente. Portanto, desenvolver algumas habilidades do futuro e as famosas soft skills e hard skills é fundamental para conseguir se dar bem nessa profissão concorrida.

A criatividade, por exemplo, é importante e bastante valorizada no mercado. Contudo, em um mundo tão dinâmico como o que vivemos, com os meios digitais crescendo cada vez mais, apenas essa característica não consegue alcançar os objetivos.

Assim, é necessário ter habilidades de empatia, comunicação e abstração bem fortes, assim como disposição para lidar com dinâmicas e mudanças aceleradas da profissão. Veja outras características importantes:

  • versatilidade;
  • boa capacidade de interpretação;
  • flexibilidade;
  • inovação;
  • sentidos apurados.

Pensa que não tem essas aptidões e já quer desistir da profissão? Tenha calma! Durante o curso de Publicidade e Propaganda EAD UniCesumar você será capaz de desenvolver essas e outras habilidades com um corpo docente experiente e preparado.

Quais são as possibilidades de colocação profissional?

Apostar em possibilidades promissoras é uma maneira que o profissional tem de se destacar no mercado. O campo da mídia, por exemplo, é uma das mais promissoras. A facilidade de se trabalhar com dados e a popularização da internet permite que as agências criem anúncios segmentados, rendendo um bom resultado para a empresa.

Além de negociar espaços publicitários, os especialistas em mídia também configuram anúncios digitais, em locais como Facebook e Google, além de atuar com mídia programática.

Em anos eleitorais, a campanha política também é promissora para o publicitário. Candidatos aos vários cargos públicos contratam equipes para gerir a sua campanha. Por ser uma atividade que exige dedicação, o ganho costuma ser elevado.

Quanto é a remuneração média de um publicitário formado?

Uma das vantagens de optar por seguir carreira em Publicidade e Propaganda é a remuneração bastante atrativa: a média é de R$ 3.455,03 e o teto pode chegar a R$ 8.727,14 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais. Contudo, saiba que esses valores podem mudar de acordo com a experiência profissional, a região de atuação e o tipo de empresa em que trabalha.

Confira o salário médio do publicitário nas principais cidades brasileiras:

  • São Paulo: R$ 4.918,95;
  • Rio de Janeiro: R$ 3.828,09;
  • Porto Alegre: R$ 2.698,31;
  • Curitiba: R$ 2.681,81.

Agora, veja alguns ótimos salários por tipo de empresa:

  • agências de publicidade: R$ 4.938,87;
  • consultoria em publicidade: R$ 4.510,88;
  • atividades de consultoria em gestão empresarial: R$ 3.547,11;
  • locação de mão de obra temporária: R$ 3.112,84;
  • serviços combinados de escritório e apoio administrativo: R$ 2.635,33.

Para conquistar ótimas remunerações e bons cargos, lembre-se de que é fundamental fazer a graduação de Publicidade e Propaganda em uma faculdade renomada.

A EAD UniCesumar tem uma metodologia intuitiva, e você terá acesso a várias ferramentas fundamentais para o seu aprendizado. As aulas EAD ocorrem no Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) e é possível encontrar videoaulas, materiais didáticos e-books etc.

Agora que você já sabe o que faz um publicitário, saiba que o dia a dia do profissional é bem variado e, portanto, é importante ter algumas características para se dar bem na área. Para aumentar as chances de conquistar bons empregos, lembre-se de estudar em uma faculdade de qualidade e reconhecida pelo MEC.

Gostou do conteúdo sobre a rotina de um publicitário e quer expandir o seu conhecimento? Então confira algumas dicas úteis para aprender a organizar a rotina de uma vez por todas!

Comentários

Comentários