Subir na carreira faz parte do plano de qualquer pessoa que deseje chegar ao sucesso no mercado de trabalho. Para ocupar cargos melhores, saber como ser promovido torna-se essencial. Ao mesmo tempo, não dá para negar que o ambiente é cada vez mais competitivo. Com bons profissionais por todos os lados, é preciso saber se destacar e ganhar a preferência para ocupar uma nova posição. Com as ações adequadas, é possível consolidar ótimos resultados ao longo da sua atuação.

Mas, afinal, como ser promovido? A seguir, conheça 9 dicas para ter sucesso na tarefa!

Curso de Empreendedorismo - CTA2

Dicas para ser promovido no trabalho

1. Esteja preparado para a mudança

Se você deseja estar em um cargo diferente, como isso acontecerá ao fazer as mesmas coisas de sempre? É inviável subir um degrau sem deixar o anterior para trás. Portanto, chegou a hora de se preparar para a mudança.

Você tem que estar disposto a modificar suas práticas e atitudes, de modo que sejam condizentes com a promoção. O processo não é automático — nenhuma evolução é! —, mas vale a pena para alcançar os objetivos. Ao assumir essa mentalidade, será mais fácil vencer os obstáculos pelo caminho.

2. Inspire-se em quem está acima

Quem é promovido recebe novas responsabilidades e passa a usar outras habilidades. Muitas vezes, é preciso se reinventar para conseguir se encaixar na nova posição. A princípio, a etapa pode parecer assustadora ou quase impossível de ser vencida.

Contudo, dá para se preparar desde já. Ao selecionar pessoas que estão acima como a sua inspiração, é viável entender como realizar essa transformação. Se for o caso, pode até ter um mentor com mais experiência. O profissional poderá dizer como é essa evolução e o que esperar do processo.

3. Converse com quem já foi promovido

Para ter uma visão ainda mais clara sobre como realizar esse movimento, vale a pena trocar ideias com quem recebeu a promoção. Mesmo que não seja na sua área, pergunte qual foi a experiência de pessoas que subiram de cargo na empresa.

Ainda que você não possa seguir caminho idêntico ao que foi traçado por elas, é possível ter uma boa ideia de como foi toda a etapa. Ao identificar quais modificações foram necessárias e como cada um se preparou, surge a chance de delimitar o próprio caminho com mais segurança.

4. Comunique as suas expectativas

Depois de entender esses pontos de mudança, é recomendado solicitar um feedback ao seu gestor direto. Explique que você deseja ser promovido e peça que ele aponte quais melhorias deveria fazer.

Isso é muito importante porque, em algumas situações, os funcionários não são considerados para novos cargos porque não manifestaram interesse. Demonstre que o crescimento na carreira é um dos seus objetivos e use o feedback para começar a se preparar de forma concreta.

5. Trace um plano de ação

Agora que já recolheu todo o conhecimento sobre a progressão na carreira, trace um planejamento para chegar ao objetivo tão desejado. É a hora de prever todas as mudanças que serão necessárias.

Pense, por exemplo, em quais habilidades têm que ser desenvolvidas e quais serão as possíveis mudanças no seu cotidiano. Trace um cronograma, com as atividades que devem ser feitas e prazos adequados. Ao estabelecer uma sequência de eventos, você cria um verdadeiro mapa rumo ao desenvolvimento profissional.

Ser promovido - resultado

6. Entregue resultados diferenciados

A progressão de carreira não acontece para todos. Os cargos mais altos são limitados, então é preciso se destacar de verdade para ser promovido. Uma das formas de consolidar isso é ao estabelecer resultados acima da média.

Ajudar a organização a conquistar os seus objetivos estratégicos faz com que você passe a chamar a atenção. Com uma performance elevada, é mais fácil ser lembrado quando uma posição de destaque surgir. Além disso, os números serão os seus advogados na hora de negociar uma promoção.

7. Continue a se capacitar

Além de otimizar a entrega de resultados, a capacitação é indispensável. É essencial se manter sempre por dentro das novidades e desenvolver habilidades continuamente. Ao rechear o currículo, fica fácil se consolidar como a melhor opção para ocupar o novo cargo.

Quem tem formação no nível técnico, por exemplo, pode recorrer a um bacharelado para se destacar. Quem já for graduado pode optar por uma pós-graduação. Para conciliar os estudos com o trabalho, uma ótima alternativa é modalidade a distância (EAD).

Aproveite e se mantenha sempre atualizado com as novidades e notícias do mercado. Tudo isso vai ajudá-lo a se transformar em um profissional completo e que merece ser promovido.

8. Tenha bons argumentos

Após consolidar todas essas mudanças, é o momento de solicitar a sua progressão de carreira. Veja se existe alguma vaga aberta ou um processo seletivo interno. Se não houver, converse com o seu gestor e reforce o desejo de crescer.

Neste momento, não basta apenas manifestar a intenção. Você deve apresentar motivos consistentes, como suas avaliações de desempenho, os números obtidos e as habilidades que possui. Quanto mais embasada for a argumentação, maiores são as chances de conseguir o resultado desejado.

9. Tome cuidado com os erros no processo

Para não arruinar as suas probabilidades de ser promovido, é fundamental evitar alguns erros. Segundo a consultoria Robert Half, o mérito é o principal elemento para a promoção. Então, não basta querer ser promovido e não fazer nada rumo ao seu desejo. Sem uma boa justificativa, a negativa é inevitável.

Também é preciso demonstrar comprometimento, ser positivo e se manter sempre profissional. Segundo a CareerBuilder, os opostos desses três comportamentos são os principais responsáveis por minar as chances de alcançar um cargo melhor. Ainda mais importante, nunca aja de forma antiética.

Caso a promoção não venha no momento em que deseja, não cometa o erro de relaxar na entrega de resultados. Com esse tipo de retaliação, você provavelmente não será chamado quando outra oportunidade surgir. A dica é ter paciência e consistência para, enfim, conquistar o resultado que tanto deseja.

Entendeu o caminho para ser promovido?

Ser promovido exige dedicação e orientação com as atitudes certas. Com essas dicas, você terá todas as chances de obter o destaque necessário para se desenvolver no mercado de trabalho.

Já que estar por dentro das novidades é sempre tão importante, acompanhe o Facebook e o Instagram da Unicesumar EAD e se mantenha atualizado!

cta4

Avalie este post

Comentários

Comentários