Você já decidiu que quer estudar algo na área de Comunicação, mas ainda está na dúvida entre Marketing e Publicidade? Apesar de terem várias semelhanças, os dois cursos não são a mesma coisa.

Não é tudo sobre comunicar para vender um produto? Bom, não exatamente assim. Neste post, explicaremos em que aspectos Marketing e Publicidade se encontram e quais as diferenças entre essas duas carreiras.

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Marketing e Publicidade: uma breve definição

Podemos começar a conversa com uma definição bem clara sobre Marketing e Publicidade. Marketing é uma palavra que vem do inglês, e é utilizada em todo o mundo.

Em inglês, market significa mercado. Por isso, Marketing pode ser traduzido como “mercadologia”,  um estudo das causas, objetivos e resultados que são gerados por meio das diferentes formas como lidamos com o mercado.

Philip Kotler, referência mundial no assunto, propôs a seguinte definição: “é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro”.

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Uma parte do Marketing

Já Publicidade pode fazer parte da estratégia de Marketing de uma empresa. De acordo com Don Draper, o publicitário mais famoso da TV e da Netflix, publicidade funciona baseada apenas em uma coisa: felicidade.

“E você sabe o que é felicidade? Felicidade é cheiro de carro novo. É o medo da liberdade. É o outdoor na rua gritando ao reafirmar que o que você fizer estará ok. Você estará bem”, descreveu o senhor Draper na primeira temporada de Mad Men.

Avançando um pouco na definição do publicitário mais charmoso de todos os tempos, a Publicidade é um dos meios de tornar conhecido um produto ou serviço. É uma ação com o objetivo de despertar na massa consumidora o desejo pelo que está sendo anunciado ou criar prestígio ao anunciante.

Como parte da área de Comunicação Social, a Publicidade deve gerar comunicação espontânea. Isso pode acontecer por meio de assessorias de imprensa e gestores de conteúdo, que divulgam uma marca por meio de mídias sociais, eventos e outros canais.

Além de gerar vendas e aumentar o reconhecimento de uma marca, a Publicidade visa criar o famoso boca a boca. Ou seja, fazer com que as pessoas falem de uma marca ou negócio.

Áreas semelhantes

Marketing e Publicidade têm muitos pontos de intersecção e tarefas que são comuns no exercício diário de ambas atividades. Entenda, a seguir, o que essas duas áreas têm em comum.

O planejamento

Apostar numa estratégia sem um bom planejamento prévio é caminhar no escuro. Ou o equivalente a sair fazendo tudo sem pensar, não é mesmo?

Marketing e Publicidade são áreas que exigem ações calculadas, com planejamento sólido. Assim, além de organizar as ações, é possível avaliar a efetividade de cada iniciativa.  

Por se tratar de algo maior, o Marketing precisa do planejamento como ferramenta para organizar todas as decisões estratégicas. O ato de planejar envolve traçar as melhores estratégias para alcançar os objetivos futuros e é a maior semelhança entre esses dois ramos.

A persona

Outro aspecto semelhante entre Marketing e Publicidade é o desenvolvimento da chamada persona, ou seja, o público específico que a marca pretende alcançar. A tendência é que cada vez mais as pessoas sejam o centro de qualquer estratégia.

Atualmente, qualquer estratégia de venda é voltada para entender o que o potencial cliente precisa e atender a essas necessidades. Isso significa que o público é quem dita as principais tendências de consumo para que as marcas comecem a produzir.

Por isso, tanto em Marketing quanto em Publicidade, é preciso considerar a persona como o ator principal. Somente conhecendo muito bem com quem se deseja falar será possível conquistar a pessoa certa para o seu negócio. Ou seja, investir na criação de personas é essencial para ambos os casos.

Conhecer o público-alvo garante comunicação assertiva e resultados mais significativos.

A análise

Não é porque você escolheu um curso na área de Ciências Sociais Aplicadas que vai fugir dos números. Quem trabalha com Marketing e Publicidade precisa entender as principais métricas que devem ser avaliadas e transformá-las em informações úteis para tomar decisões.  

Marketing e publicidade - equipe

Afinal, quais as diferenças entre Marketing e Publicidade?

Como você já sabe o que estas áreas têm em comum, explicaremos quais as diferenças entre Marketing e Publicidade. Elas podem até parecer sutis, mas são fundamentais para elaboração de estratégias e para os resultados.

Métricas de resultados

Ainda que Marketing e Publicidade necessitem da mensuração de resultados, isso ocorre em velocidades diferentes. Como o Marketing trata da estratégia de longo prazo, os parâmetros e a periodicidade de avaliação de resultados serão outros.

Na Publicidade, a avaliação do retorno acontece de maneira mais imediata. Como as ações costumam durar menos do que uma estratégia de Marketing, é mais fácil alterar um elemento da campanha publicitária.

Por isso, enquanto, a medição de resultados para Publicidade pode ser diária, essa prática não é recomendada em um planejamento de Marketing.

O foco no público externo

Mais que pensar em estratégias para comunicação com o mercado, o Marketing também elabora táticas de comunicação e de engajamento com o público interno de uma empresa. Isso porque os colaboradores são os primeiros embaixadores de uma marca e devem ter clareza sobre valores, ideias, linha de vendas e comunicação.  

No caso da Publicidade, a única preocupação é o público externo. Ou seja, o foco é na criação de anúncios para atrair novos consumidores.

A prática

Outra diferença significativa entre Marketing e Publicidade é no exercício na profissão. O responsável pelo Marketing deve ter um perfil multidisciplinar. Ele deve compreender o mercado, o público-alvo, a concorrência, a jornada do cliente e todas as ferramentas disponíveis para criar estratégias de sucesso.

O profissional de Marketing não é apenas responsável pela criação dos objetivos da campanha. Ele precisa saber, por exemplo, que existe uma jornada de compra na qual o consumidor transita antes de se se tornar um cliente.

Já o publicitário tem uma visão mais restrita do processo. Ele precisa entender todas as mídias disponíveis e suas características, além de ter conhecimento mais profundo sobre as técnicas básicas para obter sucesso com os anúncios.

Ficou clara qual a diferença entre Marketing e Publicidade? Se você sentir que precisa saber mais sobre assunto, pode ler sobre a formação acadêmica em Marketing.

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