Está inscrito para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio, mas ainda não pensou em como arrumar suas coisas para fazer a prova? Não se preocupe! Preparamos algumas listas para você saber o que precisa levar para o Enem.

Assim, você se prepara e fica concentrado no que interessa: estudar para mandar bem na prova.

Preparamos um checklist com os itens obrigatórios para fazer a prova e mais algumas dicas para chegar preparado no exame.

Confira!

cta-tempo-enem-1

Saiba o que precisa levar para o Enem

Segundo a organização da prova, poucas coisas estão na lista do o que precisa levar para o Enem. É obrigatório portar:

1. Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente;
  2. Documento oficial de identificação original com foto.

Ou seja, nem adianta levar aquele monte de canetas coloridas que você usa pra estudar. Na prova do Enem, só vale escrever com caneta de tinta preta e esferográfica, com o corpo feito de material transparente. Isso porque outra cor de tinta impossibilita a leitura automática dos cartões de resposta e o tubo transparente inibe as tentativas de colar na prova.

Quanto ao documento com foto, são várias opções:

• Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Identificação que, por lei, tenha validade como documento de identidade, fornecida por ordens ou conselhos de classes;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação com fotografia;
  • Identidade funcional.

Outros documentos que a organização da prova passou a solicitar:

• Protocolo Provisório de Solicitação de Refúgio emitido pelo Departamento de Polícia Federal;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório.

É aconselhável levar também

Apesar de não figurarem na lista oficial, alguns outros itens vão ser úteis para você.

Veja só:

• Cartão de Confirmação de Inscrição;
  • Declaração de Comparecimento impressa para assinatura do Chefe de Sala (caso precise do documento).

Como você vai passar horas fazendo uma prova paradinho no mesmo lugar, é bem provável que você fique com fome e sede durante essa maratona. Por isso, vá preparado com mantimentos!

Aconselhamos que você leve:

o que precisa levar para o Enem - lanches

O que você não pode levar para o Enem

Bom, agora que você sabe o que precisa levar para o Enem, também é importante ter em mente que alguns objetos são proibidos, como:

• Borracha;
  • Caneta de material não transparente;
  • Corretivo;
  • Dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes);
  • Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
  • Impressos e anotações;
  • Lápis;
  • Lapiseira;
  • Livros;
  • Manuais.

Mais do que saber o que precisa levar para o Enem e o que é proibido, é fundamental ficar atento a alguns comportamentos que podem resultar na sua eliminação.

Entre essas atitudes, estão:

• Deixar de marcar o tipo de prova e não escrever a frase ou marcar mais de um tipo de prova e não escrever a frase;
  • Ausentar-se das sala de provas sem o acompanhamento de um aplicador ou entregar a prova antes de completar duas horas de exame;
  • Portar, após ingressar na sala de provas, qualquer tipo de equipamento eletrônico ou de comunicação;
  • Não cumprir as instruções contidas na capa do caderno de questões;
  • Deixar de atender as orientações da equipe de aplicação;
  • Não manter a embalagem porta-objetos embaixo da carteira durante a realização das provas
  • Prestar, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata.

O que fazer antes da prova

Além de saber o que precisa levar para o Enem, é importante observar algumas outras coisas práticas antes de fazer a prova. Confira mais essa listinha para te ajudar nos preparativos do que fazer e o que levar para o Enem:

• Se puder, vá ao local da prova alguns dias antes. Assim, você se familiariza com o caminho, o local, os meios de transporte e garante que vai dar tudo certo para chegar lá;
  • No dia antes da prova, não faça nenhuma atividade física muito pesada e nem coma nada que você não está acostumado. Evite o risco de qualquer mal-estar;
  • Também na véspera do Enem, deixe organizado tudo o que você precisa levar para fazer a prova: documentos, cartão de inscrição, caneta, lanche, água;
  • Escolha roupa e calçado confortável para fazer a prova. Lembre-se de que você está indo para uma prova longa e não um desfile de moda. Então escolha roupas de tecidos naturais (algodão ou linho) e nada que pinique ou aperte;
  • E, por favor, chegue na hora! Você não quer virar um meme, certo? Lembre que muita gente vai ir para o mesmo lugar que você e calcule o tempo de deslocamento para chegar ao local de prova pelo menos 20 minutos antes dos portões se abrirem. Chegar ao local com calma vai eliminar grande parte da correria e tensão da prova.

Agora que você está preparado e já sabe o que precisa levar para o Enem, que tal conferir para quais cursos de graduação você pode se inscrever com o resultado da prova?

Na Unicesumar, a nota do Enem serve para você se inscrever em muitos cursos, inclusive nas graduações da modalidade EAD. Confira aqui quais são as opções disponíveis!

cta-tempo-enem-2

Avalie este post