Você sabia que a educação a distância chegou antes da tecnologia? No começo, as aulas aconteciam por correspondência, depois pelos telecursos e hoje nos ambientes de aprendizagem online. A internet é uma ferramenta essencial para dar escala ao crescimento e fortalecimento da EAD.

cta2-ambiente

O avanço das tecnologias transforma as aulas a distância. Os ambientes se tornam cada vez mais interativos e dinâmicos. Celulares e tablets trazem mais flexibilidade e mobilidade ao ensino, com a inserção de materiais em vídeo, textos com imagens em movimento (ou gifs), animações em 3 dimensões, entre outros.

unicesumar-aplicativo-aulas-a-distancia
A Unicesumar desenvolveu um aplicativo para dar apoio aos estudantes nas aulas a distância

Aplicativo de aulas a distância

Algumas instituições de educação a distância que desenvolveram aplicativos para que seus alunos possam acessar o conteúdo das aulas diretamente do celular. No celular, você pode assistir às aulas ou apenas fazer o download do áudio, se preferir. Também é possível fazer o download dos materiais, realizar solicitações, enviar mensagens para o professor mediador, fazer pagamentos e acessar o boletim.

QR Code

O QR Code é um código que pode ser lido pela câmera do celular. É como um código de barras que pode ser lido por um aplicativo. Basta fazer o download do aplicativo leitor de QR Code. São várias opções gratuitas disponíveis na Play Store, para aparelhos com sistema operacional Android, ou na Apple Store, para os iPhones.

O QR Code direciona para vídeos específicos ou outros conteúdos tornando o acesso do celular mais fácil. Nas aulas a distância, ele funciona muito bem para ilustrar o conteúdo que está em texto, mostrando vídeos com exemplos, animações e outros assuntos da disciplina que está sendo estudada.

qr-code-aulas-a-distancia
O QR Code é utilizado nas aulas a distância

Laboratórios Virtuais

Esta é uma proposta muito interessante possibilitada pelos avanços das tecnologias nas aulas a distância. Para cursos como Engenharia de Produção, por exemplo, há a possibilidade de realizar experiências e simulações através de laboratórios virtuais, onde o aluno pode visualizar os possíveis resultados das misturas de substância, aplicar fórmulas de química ou física e tudo sem correr riscos de se machucar.

Tutoria e suporte para as aulas a distância

A tecnologia também trouxe inovação na comunicação. Na educação a distância, o aluno fica mais próximo dos professores através do contato direto via mensagens online. Assim, em caso de dúvidas sobre o conteúdo ou como realizar uma atividades, conseguir uma dica de estudo e suporte, o aluno pode conversar com o tutor por mensagens instantâneas e ter todo o suporte durante o seu curso a distância.

A todo momento, novas tecnologias são criadas. Por isso, a educação a distância cresce, possibilitando novas formas de aprendizagem e com novas ferramentas. Não está longe o momento de termos realidade virtual e realidade aumentada nas aulas a distância.

Quer saber mais sobre a nossa plataforma? Acesse nosso site e informe-se!

cta1-ambiente

Avalie este post