Fazer faculdade sem precisar sair do conforto de casa. Poder estudar nos horários mais convenientes e ter total liberdade para organizar a rotina. Esses são alguns dos benefícios que só a graduação a distância oferece.

Realmente, não se pode negar que é bastante tentador não precisar sair de casa para estudar. Além de não ter que enfrentar o trânsito, você pode assistir às aulas em seu próprio computador e consultar novamente quantas vezes quiser.

No entanto, ao mesmo tempo em que estudar em casa é uma experiência muito cômoda, também pode ser perigosa. É muito mais fácil perder o foco em um ambiente familiar do que em uma sala de aula. A ausência de colegas e de um professor dividindo o mesmo espaço fisicamente pode ser um convite para a distração, por isso você precisa aprender a manter o foco nos estudos.

Então, a pergunta é: como se concentrar nos estudos em casa e garantir um bom desempenho? Existem algumas técnicas que você pode colocar em prática e potencializar os seus conhecimentos na graduação a distância!

cta1-ambiente

Escolha um local apropriado

Planeje um local para o seu momento de estudos. Podendo ser em seu quarto mesmo, em um escritório, sala, onde achar que a sua concentração será melhor. O importante é que seja um espaço bem iluminado e arejado. Manter uma boa postura vai ajudar bastante. Além disso, prepare o espaço para que tenha a seu alcance todos os materiais de que pode precisar durante a aula.

Manter um “cantinho de estudos” sempre organizado e “limpo” também ajuda muito na concentração para as aulas do curso de graduação a distância.

lugar-para-estudar-graduacao-a-distancia
Separe um lugar tranquilo para estudar para o seu curso de graduação a distância

Estabeleça uma rotina

Tudo bem que uma das maiores vantagens da educação a distância é a possibilidade de flexibilizar as horas de estudo. No entanto, se possível, procure estipular um horário todos os dias para você se dedicar às aulas e atividades. Você pode estudar onde quiser e quando achar melhor, porém é preciso se organizar para estudar todos os dias e acompanhar as atividades.

Criar um hábito é muito importante. É claro que nos dias em que não for possível cumprir aquele horário, você tem a liberdade de alterá-lo, mas evite fazer isso.

Inclusive, vale lembrar que faz parte da cultura de muitos deixar as coisas para a última hora e assim não assumem essa rotina de estudos. Muitas pessoas acabam ficando vários dias sem estudar e deixando muito conteúdo acumulado. Isso certamente não é viável para o seu desempenho acadêmico.

Anote!

Especialmente nas aulas mais longas, fazer anotações ajuda para não esquecer o conteúdo e os pontos mais importantes. Por isso, pegue um caderno ou bloco de anotações e vá escrevendo os tópicos que você achar mais importantes.

Essa dica, na verdade, traz dois benefícios. Ajuda você a se manter concentrado na aula e colabora muito com a memorização do conteúdo. Escrever ativa várias outras áreas do cérebro. Não apenas as que são responsáveis pela visualização do vídeo. Assim, a tendência é que o conteúdo seja absorvido com mais eficiência.

Organização e planejamento

No início de cada semestre, é interessante montar um calendário organizando suas próximas atividades. Isso inclui as disciplinas que serão estudadas ao longo dos meses e também as datas de avaliações e outros trabalhos.

Esse planejamento é muito importante para você conseguir conciliar os seus estudos com os demais compromissos. Além disso, também evita um problema muito comum: o esquecimento!

Alunos de graduação a distância não precisam frequentar o campus todos os dias, apenas em datas de prova. Por isso, é comum esquecer as datas em que é preciso comparecer ao polo presencial. Então, melhor manter tudo organizado para não esquecer das datas e prazos.

como-interagir-na-plataforma-de-graduacao-a-distancia
Interaja com colegas e professores na plataforma de graduação a distância

Interaja sempre que possível

Não é porque você optou pela graduação a distância que vai estudar sozinho e não terá colegas da faculdade. Aproveite o convívio virtual para trocar ideias, informações e discutir os conteúdos com os colegas.

Participe de chats, fóruns, organize grupos de estudos. Lembre-se: estudar em conjunto pode garantir um ânimo extra, especialmente nas disciplinas em que você tem maior dificuldade.

Os professores também estão à disposição! Não deixe de tirar todas as suas dúvidas, trazer exemplos do cotidiano que se apliquem à teoria estudada. Procure deixar o estudo mais dinâmico, isso torna a experiência mais interessante. Por consequência, você tende a se concentrar com mais facilidade.

Estude com antecedência

Assista às aulas, leia os conteúdos e faça as atividades sempre com antecedência. Se você deixar a matéria se acumular, terá muitas coisas para ler e fazer ao mesmo tempo. Dessa forma, se concentrar acaba ficando bem mais difícil.

Evite ao máximo passar algum dia sem estudar durante a semana, para não sobrecarregar você mesmo.

Desligue o celular

Uma das maiores fontes de distração para quase qualquer pessoa é o celular! As mensagens que chegam a todo instante sempre parecem mais interessantes. Por isso, enquanto estiver estudando, o melhor é desligar o aparelho. Você pode até ligar novamente durante o intervalo, mas cuidado para não perder a noção do tempo.

Impossível desligar também o computador, visto que estamos falando de graduação a distância e você precisa da internet e, quando quiser realmente desconectar, poderá estudar com seus livros e materiais didáticos impressos. Também é importante ficar longe das redes sociais enquanto está estudando, porque elas também podem lhe fazer perder o foco.

desligue-celular-graduacao-a-distancia
Não esqueça de desligar o celular antes de começar a estudar para a sua graduação a distância

Comece aos poucos

Chegou a hora de estudar? Ao invés de parar tudo que você está fazendo e ir assistir à aula imediatamente, crie alguns hábitos de introdução. Vá buscar um copo de água, faça um alongamento. Quando isso se tornar um hábito, o seu cérebro vai entender que está chegando o momento de se concentrar.

Lembre-se: na EaD, o aluno é muito mais ativo em seu processo de aprendizagem. A instituição cria métodos para deixar as aulas mais dinâmicas. Cabe a você ser disciplinado e estabelecer metas para o futuro. Só assim será possível alcançar o sucesso desejado em sua graduação a distância.

Quando o cansaço bater, concentre-se nos planos que você tem para o futuro, para recordar que o esforço será recompensado.

Quer conhecer mais sobre nossos cursos de graduação a distância? Acesse nosso site!

cta2-ambiente

Comentários

Comentários