Em épocas de crise, a cobrança por um governo honesto e eficiente aumenta. Afinal, ainda é comum o emprego de pessoas que não são capacitadas para sua função no serviço público. Assim, o curso de Gestão Pública é cada vez mais valorizado.

Você sabia que a profissionalização da Gestão Pública pode ser a mudança que vai trazer melhores resultados para o país?

Isso mesmo! Contar com profissionais graduados nessa área faz a diferença no gerenciamento das organizações públicas de vários setores do governo.

Mas o que exatamente é Gestão Pública? E quais conteúdos são trabalhados ao longo do curso?

Para você conhecer um pouco mais sobre o que é estudado durante a graduação, preparamos este post.

Confira:

cta1-gp

O que é Gestão Pública?

Em um breve resumo, podemos dizer que Gestão Pública é um termo utilizado para indicar um campo de estudo e trabalho no setor público.

A Gestão Pública assegura que os recursos de uma organização sejam usados adequadamente — sejam eles financeiros, humanos ou de outros tipos.

O objetivo é tornar a atuação do setor público mais eficiente para desenvolver o país e melhorar qualidade de vida da população.

Mas as empresas privadas também podem precisar da Gestão Pública. As organizações privadas que executam projetos de interesse público elaborados pelo Estado (como a conhecida Parceria Público-Privada) também contam com o apoio de profissionais e conhecimentos da área.

https://www.youtube.com/watch?v=nx7fnkzvi1s&feature=youtu.be


Quais são as principais matérias do curso de Gestão Pública?

Ao optar pelo curso de Gestão Pública, você vai ser preparado para exercer a profissão em organizações públicas municipais, estaduais e federais. Além disso, vai aprender diversas técnicas de gestão e adquirir noções de áreas importantes para a sua carreira profissional.

Confira quais são as disciplinas essenciais na formação do futuro gestor público:

Finanças Públicas e Legislação

Para você atuar como um bom gestor público, precisa conhecer todo o funcionamento das organizações públicas.

Isso faz total sentido, concorda? Afinal, como gerenciar adequadamente os recursos quando não temos uma visão completa dos aspectos que afetam a organização?

Neste primeiro grupo de matérias, você vai aprender os fundamentos da legislação e saber como funcionam as finanças e o orçamento público. As disciplinas abordam as receitas e despesas públicas, orçamento, conceito e controle dos gastos públicos, além de diversos aspectos legislativos e de Direito Tributário.

Fundamentos de Economia e Responsabilidade Socioambiental

Com as matérias desta área, você vai aprender sobre economia e sociedade brasileira, política internacional e conhecer o funcionamento dos sistemas econômicos.

Lembra da crise de 2008 nos Estados Unidos?

Ela é considerada a maior crise depois da Grande Depressão de 1929 e afetou diversos outros países. Muitos deles entraram em recessão, o número de desempregados disparou e várias empresas tiveram prejuízos consideráveis e/ou faliram.

E o Brasil também foi atingido! É por isso que conhecer bem a economia e ficar de olho no cenário global é importante para a Gestão Pública. Somente assim é possível se preparar para reduzir os impactos de acontecimentos globais e nacionais.

Mas apenas conhecer os aspectos econômicos não basta: é preciso realizar ações sustentáveis em que todos os envolvidos sejam beneficiados — o país, as organizações, a população e o meio ambiente.

Mas qual é o objetivo das disciplinas de sustentabilidade e responsabilidade social?

Elas são importantes para conscientizar o futuro gestor público sobre os impactos que as suas atividades e decisões podem gerar na sociedade. Além disso, a preocupação com ações sustentáveis e responsáveis é estimulada ao longo dessa matéria.

Essas disciplinas são importantíssimas para que você seja um gestor atuante, preocupado e responsável com o bem-estar coletivo.

Com elas, você vai compreender melhor a sociedade e sua relação com os problemas sociais, econômicos e ambientais!

Fundamentos da Administração e de Liderança

Lembra que falamos que é preciso conhecer todos os aspectos da organização pública? Você também deve mergulhar na administração pública brasileira para ser capaz de promover uma gestão pública eficiente e de qualidade.

Neste conjunto de disciplinas do curso de Gestão Pública, você vai compreender como é a complexa rede de relações e decisões administrativas em organizações públicas.

Elas também vão te deixar por dentro dos desafios e dificuldades enfrentados ao liderar equipes no setor público e de como atuar no campo regional.

Além disso, a motivação dos demais profissionais da organização que você trabalhará não pode ser deixada de lado.

Você vai conhecer técnicas eficazes para gerir pessoas e se tornar um líder que motiva e engaja os servidores.

A liderança é uma habilidade trabalhada no curso de Gestão Pública

Licitações e Contabilidade Pública

Já parou para pensar como o governo adquire bens, obras e serviços? Isso é feito por meio das licitações.

As organizações (federal, estadual ou municipal) seguem as regras e leis que guiam esse meio de aquisição.

Ou seja, dependendo do tipo de organização pública, na grande maioria das vezes que você precisar contratar algum serviço, adquirir bens e produtos para o trabalho, uma licitação vai ser realizada.

O fornecimento de alimentos, de materiais de escritório e serviços de manutenção, por exemplo, geralmente passam por uma licitação.

Em relação à contabilidade, você vai conhecer técnicas de registro contábil e desenvolver a sua capacidade reflexiva.

Mas por que é importante conhecer a contabilidade? Não posso deixar isso com os contadores públicos?

Nada disso! Ter noções de contabilidade é importante porque essa área produz informações úteis para a tomada de decisão e transparência nas atividades.

A população está mais consciente em relação às compras, contratações de serviços e investimentos realizados pelas organizações públicas. Afinal, é preciso garantir que os recursos sejam usados adequadamente, concorda?

O conhecimento em contabilidade ajudará você a gerir melhor a organização e a ser mais transparente em relação às decisões e uso dos recursos financeiros.

Para fechar este item, essas matérias do curso de Gestão Pública o ajudarão a desenvolver as competências essenciais para ser ético e proporcionar benefícios para a sociedade por meio dos investimentos e aquisições realizadas.

Administração de Conflitos e Comunicação

Independentemente do tipo de organização — pública ou privada — a comunicação entre os colaboradores é crucial. Afinal, problemas, falhas, prejuízos e muitas outras situações nada agradáveis podem surgir quando a comunicação não funciona corretamente.

Por isso, disciplinas de negociação, gestão de conflitos e relacionamentos, comunicação empresarial e formação ética e sociocultural fazem parte do curso de Gestão Pública.

Você vai  aprender diversas técnicas de comunicação e negociação para melhorar o trabalho da equipe. Isso é essencial, pois sem a colaboração dos servidores, você certamente enfrentará desafios e dificuldades para realizar o seu trabalho.

A gestão de conflito tem um espaço especial. Somos dotados de emoções que nem sempre conseguimos “desligar” no ambiente de trabalho — por mais que a gente tente. Com essa disciplina, você vai saber como conduzir os desentendimentos que surgirem no escritório.

 

Pronto! Essas são algumas das principais disciplinas do curso de Gestão Pública.

Se você fica de olho em tudo o que acontece nas três esferas do governo e preocupa-se com o bem-estar da sociedade, Gestão Pública pode ser o curso ideal para você.

O gestor público é um profissional essencial ao país: pode mudar a face das organizações públicas e melhorar a vida da população.

Agora que você já está por dentro das principais matérias da graduação, que tal conhecer em detalhes o curso de Gestão Pública que ganhou a nota mais alta na avaliação do Ministério da Educação?

cta2-gp

Avalie este post

Comentários

Comentários