As instituições públicas afetam nosso cotidiano de diversas maneiras. Seja por meio de um serviço público realizado lentamente, seja por meio de um projeto que trouxe melhorias para a região em que vivemos, a Gestão Pública está presente em nossas vidas.

No entanto, é bem provável que nunca tenhamos parado para pensar como essas instituições são administradas. Quais os problemas e desafios que os gestores de setores públicos enfrentam diariamente?

Assim como as empresas privadas, que possuem organismos complexos e bem definidos, a Gestão Pública também dispõe de processos e estratégias específicas.

Que tal aprendermos um pouco mais sobre essa forma de gestão, suas características básicas, diretrizes, princípios e objetivos?

Não se deixe levar pela aparência, combinado? Alguns termos e áreas da Gestão Pública podem até parecer complicados, mas é só impressão!

Atuando como gestor público, você pode impactar positivamente a vida de muitas pessoas da sua região.

Aproveite a oportunidade para conhecer este mercado de trabalho interessante e expandir suas possibilidades de crescimento profissional!

cta2-gp

O que é Gestão Pública?

A Gestão Pública é a forma como são aplicados os processos de planejamento e as práticas gerenciais no setor público. Seu foco é o bem comum, ou seja, o desenvolvimento econômico e social da população.

Mas como as atividades da Gestão Pública impactam positivamente a vida dos brasileiros?

Por meio das políticas públicas — ações desenvolvidas direta ou indiretamente pelo Estado, com a participação de entidades públicas ou privadas que visam impactar de alguma forma a realidade social, cultural, política ou econômica.

E tem mais alguma coisa que orienta tudo isso?

Sim, a Constituição Federal!

Esse conjunto de leis, normas e regras estabelece cinco princípios que orientam a administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Esses princípios traçam as diretrizes da Gestão Pública atual, que tem sido conduzida a uma reforma gradativa de suas práticas por diversos desafios vividos no campo institucional:

  • a necessidade de redução dos gastos públicos;
  • a busca por políticas públicas mais efetivas;
  • a infinidade de demandas criadas por cidadãos mais esclarecidos;
  • a evolução tecnológica, especialmente no potencial da divulgação da informação;
  • a mudança de valores, que questionam a administração pública interna e externamente;
  • a crescente pressão de grupos empresariais e da indústria pela flexibilização e desburocratização das instituições públicas;
  • gestão por resultado.

https://www.youtube.com/watch?v=nx7fnkzvi1s&feature=youtu.be

Quais os objetivos da Gestão Pública?

Nesse cenário de mudanças, torna-se essencial para a Gestão Pública:

  • melhorar a eficiência, a qualidade e a transparência dos gastos públicos a curto e longo prazo;
  • ampliar a capacidade de governança na implementação de políticas públicas;
  • criar instrumentos para a participação social na atividade pública;
  • realizar investimentos para acelerar a competitividade nacional;
  • melhorar a qualidade dos serviços públicos disponibilizados aos cidadão;
  • aumentar a produtividade sem desrespeitar as leis que regem a atuação de empresas públicas;
  • promover a inovação, a gestão e o compartilhamento do conhecimento entre as esferas públicas, a sociedade e o mercado;
  • aprimorar a gestão orçamentária;
  • adotar sistemas de planejamento, monitoramento e avaliação;
  • lançar mão de práticas mais comuns no setor privado, como a implementação do sistema de gestão de pessoas baseado no gerenciamento de competências e na meritocracia;
  • investir continuamente na formação e capacitação dos gestores públicos, dos quais serão exigidas novas habilidades.

Em outras palavras, o objetivo é profissionalizar o modo como as organizações são gerenciadas.

Para isso, a preparação e formação dos servidores são cada vez mais requisitadas. É preciso contar com servidores capacitados e prontos para gerarem resultados positivos nas organizações públicas e na sua região de atuação.

Somente com profissionais gabaritados, produtivos, éticos, compromissados e com pleno conhecimento do funcionamento das organizações será possível mudar a Gestão Pública e colaborar para o desenvolvimento do país.

Qual seria o campo de estudo da Gestão Pública?

Seu campo de estudo abrange áreas tradicionais como Recursos Humanos, Finanças Públicas, Administração de Materiais, Contabilidade, Orçamento, Prestação de Serviços, Atendimento ao Público, Tecnologia da Informação, Políticas Públicas, entre outros.

Entretanto, o foco da Gestão Pública é próprio gestor.

Afinal, para conduzir uma organização pública são necessárias algumas competências gerenciais.

Mas qual seria o perfil do profissional mais adequado a esse novo conceito de Gestão Pública?

O gestor público precisa desenvolver suas habilidades humanas, profissionais e públicas. Confira algumas delas:

  • Habilidades humanas: comunicação, pró-atividade, liderança, negociação, empreendedorismo, administração e solução de conflitos e enfrentamento de crises;
  • Habilidades profissionais: visão estratégica, monitoramento de contratos, conhecimento em tecnologia da informação, incentivo à criatividade e inovação, capacidade de criar indicadores e mensurar desempenhos;
  • Habilidades públicas: manter-se motivado e consciente de sua responsabilidade social, ser ético, conhecer os conceitos de cidadania e democracia, compreender o contexto sócio-político e cultural da administração pública e comprometer-se com a excelência dos serviços prestados à sociedade.

O profissional de gestão pública precisa contar com uma série de habilidades

Quais as diferenças entre Gestão Pública e administração privada?

A diferença principal entre a Gestão Pública e a administração privada está na própria finalidade de cada uma.

Em oposição à Gestão Pública, cujo foco é o bem comum; a administração privada volta-se para o lucro ou para o consumo.

As ações visam o próprio desenvolvimento e crescimento do negócio, além do benefício dos proprietários e gestores.

Existem mais diferenças entre a Gestão Pública e a administração privada: o modo como as organizações são criadas e captam recursos, modelo de planejamento, entre outras particularidades.

Confira quais são elas:

Concepção ou extinção da pessoa jurídica

As organizações públicas são criadas ou autorizadas por determinações legais. Já as privadas são formadas através de contratos entre sócios.

Público-alvo

Na Gestão Pública, o cidadão e o interesse coletivo. Na administração privada, o cliente e o interesse individual.

Forma de captação de recursos

Na Gestão Pública, pela arrecadação compulsória de impostos, taxas e contribuições destinadas aos cofres públicos. Na administração privada, pelos pagamentos realizados espontaneamente pelos clientes na compra de produtos ou serviços.

Controle de desempenho

As organizações públicas têm um controle político do Estado por meio de eleições. Já nas empresas privadas, o controle é exercido pelo mercado por meio da concorrência entre as companhias.

Modelo de planejamento

Como o prazo de cada gestão é curto, o plano plurianual é um modelo de planejamento usado para definir as políticas públicas e respectivas metas para um período de 4 anos.

Na administração privada, é possível desenvolver um plano de negócios e planejamento estratégico a curto, médio e longo prazo.

Qualificação da gestão

Na Gestão Pública, a eficiência se mede pelo alcance de metas públicas. Já no setor privado, pelo aumento das receitas, crescimento da empresa e redução de custos.

Área de abrangência

As fronteiras demográficas são bem definidas na Gestão Pública. Já a administração privada não tem uma área específica, visto que as empresas podem atuar a nível local, regional, nacional ou mundial.

Garantia de sobrevivência

O tempo de existência das organizações públicas é indeterminado, pois o Estado não abre falência.

Já as empresas privadas dependem de uma boa gestão, pois o mercado é competitivo e o negócio pode acabar caso não acompanhe as tendências e mudanças no comportamento do consumidor.

Os conceitos de Gestão Pública e administração privada estão mudando atualmente. Os princípios dessas diferentes formas de administração estão se aproximando naturalmente.

A administração privada vem sendo alterada pela sustentabilidade e preocupação com questões sociais importantes. Ao mesmo tempo, a Gestão Pública está recebendo influência de conceitos de eficiência e qualidade, capacitação e valorização por meritocracia.   

Um exemplo do dessa transformação é o sucesso das iniciativas de PPP (Parcerias Público-Privadas).

Por meio delas, o Estado e empresas privadas viabilizam a realização de projetos em conjunto. Um exemplo de uma PPP que recebeu destaque nacional foi a revitalização da região portuária do Rio de Janeiro.

A área foi “repaginada”, recebeu um grande fluxo de turistas durante as Olimpíadas de 2016 e foi eleita o melhor local turístico da cidade.

O principal desafio do gestor é tornar o desempenho de sua organização mais eficaz. Para isso, ele deve utilizar todos os recursos e competências disponíveis.

O sucesso da gestão, seja ela pública, seja privada, está diretamente ligado a sua eficiência. A capacidade de formar e liderar equipes, coordenar e monitorar todas as ações são requisitos fundamentais para um bom gestor.

Tanto no ambiente público como no privado, nos deparamos com a falta de profissionais devidamente qualificados. A preparação e aprimoramento das habilidades do gestor são fundamentais para o crescimento profissional.

Que tal conhecer em detalhes o curso Tecnólogo em Gestão Pública que recebeu a nota mais alta na avaliação do Ministério da Educação?

Investir em uma formação acadêmica de qualidade é o primeiro passo para impulsionar sua carreira!

cta1-gp

Avalie este post

Comentários

Comentários