A área de tecnologia da informação é uma das que mais cresce atualmente. Um mercado cheio de possibilidades, já que cada vez mais empresas investem em ferramentas de inovação, tecnologia e informação. O profissional de informática é essencial neste processo, pois contribui para elaboração de estratégias, visando eficiência e produtividade.

Segundo o professor Danillo Xavier Saes, o setor de TI, mesmo em momentos de crise, consegue ficar estável e até obter crescimento. Isso se dá, principalmente, pelo fato das empresas buscarem soluções de tecnologia para reduzir seus custos, ganhar produtividade e, consequentemente, se manter no mercado. Com isso, profissionais dessa área, quando qualificados, encontram maiores oportunidades de emprego.

Com uma demanda crescente, algumas áreas estão recebendo muita atenção, que tal conhecer algumas especializações que são tendências para o futuro do setor?

Analista de Segurança da Informação

Este profissional administra ambientes computacionais, analisa e monitora sistemas, procura vulnerabilidades e implementa solução para a segurança destes ambientes. Com aumento de uso de data center e de nuvem, a demanda por este analista nas empresas é cada vez maior.

o-futuro-da-informatica1

Programador Mobile

Desenvolvedores de softwares para aplicativos de celular em sistemas operacionais como o Android e iOS, estão em alta. É importante que este profissional tenha a capacidade de ver o projeto como um todo, desde a concepção até manutenção.

Cientista de Dados

Este profissional faz parte da nova geração de especialistas analíticos. Eles são capacitados com técnicas para resolver problemas complexos. Incrível, né? Não há uma descrição específica de trabalho, pois trabalha de acordo com a demanda da empresa. Sua função é analisar dados de diferentes fontes para então limpar, tratar e organizar toda essa informação. Este novo cientista é muito requisitado nos dias atuais, porém o mercado ainda não possui pessoas suficientemente qualificadas para esse trabalho.

Você gosta das áreas de sistemas, dados, tecnologia e inovação? Este pode ser o ramo ideal para você! O mercado de TI está em expansão e buscando por novos profissionais qualificados. Conheça quais as opções em cursos para esta área oferecidos pela EAD Unicesumar aqui!

 

Avalie este post

Comentários

Comentários