Você sabia que o setor cervejeiro é um dos que mais empregam no Brasil? São mais de 2,7 milhões de postos de trabalho diretos, indiretos e induzidos ao longo de todo o processo de produção cervejeira.
E você pode fazer parte desse ramo em crescimento acelerado! Se pretende seguir carreira em grandes produtores ou ter o seu próprio rótulo artesanal, você precisa ficar por dentro do curso de Produção Cervejeira.
Venha descobrir como é a graduação, quais são os principais cargos que pode ocupar e como está o mercado para ganhar dinheiro produzindo e vendendo cerveja.
Como é o curso de Produção Cervejeira
Com 2 anos de duração, essa graduação tecnológica a distância capacita o aluno para assumir o processo de produção da cerveja em fábricas, bares que fabricam e comercializam a bebida no mesmo local (brewpubs) e microcervejarias.
O curso é dividido em grandes grupos que abordam todas as questões sobre como gerenciar o negócio cervejeiro e realizar o processo de fabricação da bebida.
Gestão Empresarial e Novos Negócios
Nas disciplinas deste grupo, você mergulha no mundo do empreendedorismo e do mercado cervejeiro para aprender sobre:
- História da cerveja e os mercados cervejeiros europeu, americano e brasileiro;
- Atual cenário da indústria cervejeira, tendências de mercado e oportunidades na área;
- Microcervejaria, cervejaria cigana, brewpubs, eventos e beertrucks;
- Empreendedorismo, características comportamentais do empreendedor e transformação de uma ideia em realidade;
- Setor financeiro e as micro, pequenas e médias empresas (PMEs);
- Monitoramento de fluxo de caixa, captação de recursos e gestão de finanças para PMEs;
- Plano de negócios e exploração de oportunidades para cervejarias;
- Etapas para liberação da fabricação de bebidas alcoólicas.
Com todos os conhecimentos adquiridos nas disciplinas, você sentirá mais confiança e segurança para abrir e gerenciar seu próprio negócio cervejeiro. Se pretende ser colaborador em fábricas de médio ou grande porte, será capaz de identificar e aproveitar oportunidades no mercado de cervejas.
Ciência e Tecnologia
Nas matérias desse grupo, você acaba com diversas dúvidas e curiosidades sobre o processo de fabricação da cerveja:
- “Devo oxigenar ou não oxigenar mosto cervejeiro?”
- “Como resfriar o mosto rapidamente?”
- “Como corrigir a densidade do mosto?”
- “É preciso fazer várias rampas de temperatura?”
- “Como saber se a receita está dando certo?”
- “Como agilizar o processo de brassagem?”
- “Como fazer o teste do iodo?”
- “Por que fazer a lavagem dos grãos?”
- “Como fazer uma boa moagem?”
- “Como escolher os lúpulos?”
- “Como limpar e sanitizar os equipamentos corretamente?”
- “A maturação é imprescindível?”
- “Quais cuidados ter durante a carbonatação?”
- “Quais são as técnicas de lupulagem?”
É estudando química, bioquímica, microbiologia e tecnologia ambiental cervejeira, fermentação, metodologias e processos de produção cervejeira, gestão sensorial, malte e malteação, água, lúpulo e adjuntos e tecnologia industrial que você será capaz de produzir cervejas de qualidade.
Produção e Controle
Você também aprende a organizar o processo produtivo e as instalações, definindo a forma mais adequada de posicionar equipamentos e funcionários para melhorar o tempo da produção cervejeira.
Além disso, você estuda engenharia de produção da indústria de cerveja. Os conhecimentos adquiridos nessa disciplina ajudam a melhorar a qualidade em cervejarias e brewpubs, atuando com certificação e boas práticas de fabricação de bebidas alcoólicas.
Carreiras em Produção Cervejeira
Agora que você já sabe como é a graduação tecnológica em Produção Cervejeira, veja, a seguir, quais profissões poderá exercer.
Mestre-Cervejeiro
Como mestre-cervejeiro, você será responsável por todo o processo de produção da bebida em indústrias de todos os portes.
É uma profissão que une gestão, tecnologia e apreço pela cerveja. O mestre-cervejeiro gerencia equipes, supervisiona a produção, controla a qualidade do produto e desenvolve novas receitas.
Em outras palavras, é o profissional que produz a cerveja. Ele trabalha desde o momento de seleção da matéria-prima, passando pelo cozimento, fermentação, maturação e degustação para assegurar a qualidade até o estágio de engarrafamento.
Sommelier de Cervejas
Já o sommelier é o profissional da comunicação da cerveja. É a ponte que conecta o consumidor com a bebida mais adequada ao gosto do cliente, alimento ou evento.
Por exemplo, um bom sommelier é capaz de sugerir uma cerveja refrescante e saborosa que substitui com eficácia o vinho em vernissages. Ou indicar a cerveja perfeita para harmonizar com uma sobremesa de chocolate.
Seguindo essa carreira, você será um especialista na bebida e poderá trabalhar em restaurantes, bares, cruzeiros, importadoras, distribuidoras, cervejarias e adegas.
As atividades do sommelier vão muito além da degustação de cervejas. Esse profissional também tem várias outras atribuições, como:
- conhecer e entender a história da cerveja;
- estocar e armazenar corretamente os diferentes tipos de cerveja;
- elaborar a carta de bebidas de restaurantes, bares e hotéis;
- treinar profissionais para atendimento e vendas no mercado cervejeiro;
- encantar o consumidor, convencendo-o a sair da zona de conforto para experimentar novas cervejas artesanais;
- organizar eventos de degustação e harmonização de cervejas.
Administrador de Negócios Cervejeiros
Você também pode seguir carreira administrando empresas do ramo, como cervejarias, lojas e até mesmo consultorias.
Como administrador, você mergulha no mercado cervejeiro e no empreendedorismo para identificar e analisar oportunidades e tendências, além de desenvolver estratégias para melhorar a produtividade, alcançar mais consumidores e aumentar as vendas.
Mercado de trabalho cervejeiro
Profissões e locais de trabalhos explicados, você deve estar se perguntando como está setor cervejeiro. Está crescendo? Há oportunidades?
As respostas trazem boas notícias. Primeiro, você já deve saber que o Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja no mundo.
Segundo, com o fenômeno das cervejas artesanais, o número de cervejarias praticamente dobrou de 2014 a 2017 e voltou a gerar empregos.
Está preocupado achando que esse consumo de cerveja artesanal é mais uma moda passageira? Fique tranquilo, pois não é!
A cerveja artesanal veio para ficar: esse crescimento é resultado de uma tendência que conquistou consumidores do mundo todo e encantou brasileiros.
Ou seja, o mercado está gerando oportunidades para profissionais de produção cervejeira.
Se você tem interesse na área, deseja colaborar com o crescimento de uma cervejaria que admira ou abrir o seu próprio negócio, busque uma boa formação de nível superior para entrar no ramo com confiança.
Que tal conhecer todos os detalhes da graduação em Produção Cervejeira a distância e conquistar seu diploma em apenas 2 anos?
Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!