O mercado de trabalho tem se mostrado cada vez mais exigente e competitivo. Garantir uma boa qualificação é fundamental para conseguir as melhores posições.

No artigo de hoje, você vai esclarecer todas as suas dúvidas sobre como escolher a melhor universidade a distância.

Ou seja, como selecionar uma instituição que ofereça tudo que você precisa e que ainda garanta a possibilidade de conciliar os estudos com o seu trabalho.

Não pense que só por optar por uma universidade a distância a escolha será mais fácil. Não se trata apenas de jogar o nome da instituição no Google e fazer a matrícula. Existe uma série de aspectos que devem ser considerados. Vamos lá:

universidade-a-distancia
Garanta que a universidade a distância seja aprovada pelo MEC

Reconhecimento da universidade a distância

Para que o seu diploma seja reconhecido e bem visto pelos empregadores, o primeiro critério a ser avaliado na escolha da universidade a distância é se ela é credenciada junto ao Ministério da Educação.

Você pode fazer a consulta pelo site E-mec. O interessante é que a página mostra também se o curso que você pretende fazer naquela determinada entidade está sob processo judicial sem parecer definido, se já está autorizado ou reconhecido, entre outras informações pertinentes.

A distância ou semipresencial?

Esse é um questionamento que poucos se fazem: será que o curso ideal para mim é a distância ou semipresencial?

Para responder, é necessário compreender bem as diferenças existentes entre essas duas modalidades de ensino. Nos cursos de educação a distância, todas as aulas são feitas virtualmente, apenas as avaliações exigem a presença do aluno no polo presencial.

Já um curso semipresencial é aquele no qual apenas uma parte das aulas são substituídas por atividades a distância, por meio da internet ou de videoconferência.

Se você já está no mercado de trabalho e, portanto, já tem uma rotina mais preenchida por atividades cotidianas, provavelmente a modalidade a distância é a melhor escolha.

Na EaD, o aluno tem total flexibilidade de horários e pode se organizar como preferir para assistir às aulas.

Polo presencial da universidade a distância

Mesmo escolhendo uma universidade a distância, não bata o martelo antes de conhecer o polo presencial e avaliar a estrutura que ele oferece.

É uma boa forma de analisar o compromisso que a instituição tem com os serviços ofertados ao aluno. Invariavelmente, você vai utilizar o polo presencial em algumas ocasiões, para fazer determinadas provas, por exemplo.

Além disso, se o polo for bem estruturado, ele pode ter sala de estudos, biblioteca, laboratório de informática e outros espaços para que os alunos possam utilizar quando julgarem necessário.

Assim, se você quiser focar mais nos estudos algum dia e precisar de um local tranquilo e apropriado para isso, poderá recorrer a esse espaço. O mesmo vale para a realização de pesquisas e trabalhos.

E não é só isso: um bom polo presencial também representa uma segurança a mais para o estudante.

Supondo que você tenha qualquer problema no decorrer do curso, como por exemplo, ficar sem acesso à internet, pode ir resolver isso pessoalmente.

Portanto, mesmo que você não esteja planejando sair de casa para fazer qualquer coisa relacionada à faculdade, não ignore a importância do polo presencial.

Capacitação dos professores

Um dos fatores que determina a qualidade de uma graduação, seja ela a distância ou não, é a formação e qualificação dos docentes. Portanto, é outro ponto que você deve levar em consideração antes de definir sua escolha.

Os professores que lecionam no curso que você pretende fazer são formados nessa área? Possuem especialização ou mestrado? A bagagem dos docentes é essencial para que os conteúdos sejam bem explicados.

Preste atenção também se eles possuem alguma formação voltada para o trabalho na universidade a distância, ou seja, se procuraram se capacitar para a EaD.

Ministrar aulas a distância é diferente de estar fisicamente com a turma, de modo que os profissionais devem se preocupar com isso.

material-universidade-a-distancia
Pesquise sobre o material de apoio da universidade a distância

Qualidade do material e da plataforma

Procure saber em detalhes tudo o que a universidade a distância escolhida vai oferecer para os seus estudos. E-books, videoaulas, videoconferência, materiais encaminhados pelo correio e fóruns de discussão.

Avalie a qualidade da plataforma e qual é o nível de conhecimento em informática que ela vai exigir de você enquanto aluno.

Os materiais são dinâmicos, atraentes e atualizados? Você terá acesso aos professores quando precisar tirar dúvidas? E quando quiser compartilhar experiências com outros alunos, isso será possível?

Lembre-se de que o material e a plataforma irão lhe acompanhar pelos próximos anos. Por isso, escolha algo que realmente lhe atraia e passe credibilidade.

O que a universidade oferece a mais?

Quando for conhecer a universidade a distância em que você pretende ingressar, informe-se sobre atividades extras que ela oferece.

Workshops, palestras e cursos de extensão, por exemplo, são excelentes alternativas para contribuir com o seu conhecimento e também incrementar o currículo.

Uma entidade que se preocupe em formar o aluno além das aulas regulares, certamente deve sair na frente daquelas que não o fazem.

Nota do MEC

Também vale a pena priorizar as universidades que tenham as melhores notas junto ao MEC. Um bom resultado indica que ela atende a uma série de requisitos. Isso inclui desde a estrutura até a formação dos professores, passando pelo rendimento dos alunos e outros critérios. O MEC é bastante rigoroso nessa avaliação e atribui uma nota chamada de de IGC – Índice Geral de Cursos. A escala vai de 1 a 5, onde 5 é a nota máxima da instituição de ensino superior.

Biblioteca

Mesmo estudando a distância, você terá trabalhos e pesquisas para fazer. Nem sempre o material de consulta pode ser encontrado em sites da internet de acesso geral.

Por isso, é interessante que a sua universidade a distância tenha uma biblioteca a disposição dos alunos. Ela pode ser física, no polo presencial ou digital, desde que contenha um bom acervo para as suas consultas.

Qualidade da comunicação

Não faça a sua matrícula sem antes se certificar de tudo. Há um canal de comunicação eficiente entre os alunos e a instituição?

Ele deve funcionar tanto para tirar dúvidas com os professores, quanto para resolver problemas de caráter administrativo.

Quando for conhecer a entidade, pergunte quais são os meios disponibilizados para esse diálogo e avalie a eficácia deles. Isso certamente irá pesar desde o início do curso até você conquistar o tão sonhado diploma.

Quer saber mais sobre a estrutura da Unicesumar? Confira no nosso site!

cta1

Avalie este post

Comentários

Comentários