O curso de Segurança no Trabalho a distância da Unicesumar tem duração de 3 anos. O curso é dividido em 12 (doze) módulos e contém disciplinas ligadas à saúde, segurança e ao bem-estar no ambiente de trabalho. O profissional dessa área é de extrema importância para o planejamento e implantação de ações que gerem condições mais adequadas para garantir a saúde e a segurança do trabalhador.

Atualmente, as empresas buscam profissionais de Segurança no Trabalho que possam atuar verdadeiramente como gestores da área, extrapolando as funções técnicas e exercendo atividades de planejamento e coordenação junto às equipes, garantindo a saúde e a segurança em toda atividade laboral. Onde houver pessoas trabalhando, haverá a necessidade de profissionais da área zelando pelo adequado andamento dos trabalhos.

A graduação capacita o aluno e futuro profissional para atuar em nível de gestão na área de Segurança no Trabalho. O curso oferece uma formação diferenciada, voltada ao planejamento e à gestão, indo ao encontro das expectativas e necessidades do mercado de trabalho.

Áreas de atuação

A área de Segurança no Trabalho vem ganhando cada vez mais importância no ambiente empresarial. O profissional desta área tem um amplo campo de atuação, podendo trabalhar nos diversos setores econômicos; em organizações públicas e privadas de pequeno, médio e grande porte, como indústrias, comércio, serviços, construção civil, transportes, escolas, hospitais, mineradoras, empresas agroindustriais, na área rural, entre outros.
O profissional dessa área pode empreender em seu próprio negócio ou ainda participar de atividades de consultoria e auditoria, bem como coordenar equipes e projetos de saúde e segurança no trabalho.

Esse profissional pode atuar em diversas áreas, como:
• Planejamento e gerenciamento do sistema de segurança no trabalho;
• Implantação de programas de prevenção a acidentes de trabalho e riscos ambientais;
• Diagnóstico e determinação de procedimentos de segurança para os diferentes postos de trabalho;
• Avaliação das condições ergonômicas, definindo procedimentos e equipamentos de proteção individual e coletiva a serem utilizados;
• Planejamento e execução de programas de treinamento e capacitação em segurança no trabalho;
• Coordenação e elaboração de documentações específicas;
• Aplicação da legislação do trabalho, bem como as normas regulamentadoras;
• Coordenação das atividades e equipes multidisciplinares do sistema de saúde e segurança no trabalho;
• Assessoria e orientação para as organizações, visando promover melhorias nas condições de trabalho e na qualidade de vida dos trabalhadores.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para essa área tem se apresentado aquecido. Toda empresa necessita cuidar da segurança e da qualidade de vida de seus profissionais, tornando-se, assim, uma preocupação cada vez maior no ambiente das organizações, além de ter seus pressupostos legais.

A Segurança no Trabalho é uma das áreas de maior destaque no cenário do desenvolvimento das atividades humanas. Ela aborda, principalmente, as estratégias de antecipação, reconhecimento e controle de riscos ocupacionais, os quais todos os trabalhadores, de todos os segmentos, estão sujeitos.
A grande preocupação com a sustentabilidade e responsabilidade social das empresas faz com que as mesmas adotem todos os princípios e diretrizes ligadas à Segurança no Trabalho.

A ação de um Tecnólogo em Segurança no Trabalho que possua conhecimentos técnicos e de gestão nesta área torna-se fundamental.

Segurança no trabalho e Abril Verde

O curso de Segurança no Trabalho está totalmente ligado ao “Movimento Abril Verde”. O mês de abril é um período de reflexão sobre os cuidados com a vida dos trabalhadores. Falar em segurança no trabalho vai além de cuidados com situações de perigo. A área envolve postura, higiene, orientação e informação. Sendo assim, a matriz curricular compõe disciplinas como ergonomia, doenças ocupacionais, gestão de emergência e primeiros socorros, higiene do trabalho, gerenciamento de riscos e prevenção de acidentes, entre outras, o que justifica a importância desses profissionais para a criação de uma cultura de prevenção nas organizações.

Neste período, há uma mobilização grandiosa para reflexão sobre o tema. Por isso, o coordenador do curso, Luciano Santana, conversou com o professor Edinei Furquim sobre a importância do Abril Verde. Confira o vídeo aqui!

Estude a distância na Unicesumar!

Conheça o curso de Segurança no Trabalho a distância da Unicesumar.

Avalie este post