No dia 22 de abril, comemoramos o Descobrimento do Brasil. Para celebrar a data, a equipe do curso de Licenciatura em História a distância da Unicesumar preparou algumas curiosidades sobre a história do Brasil. Vamos conferir?

1) De acordo com o antropólogo Antônio Risério, “o Brasil nasceu dançando”, e não à toa; quando os portugueses chegaram no local que se tornaria o Brasil futuramente, os índios, ao invés de atacarem, recepcionaram os desbravadores com uma dança.

2) A viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil demorou mais de um mês – ele saiu de Lisboa ao meio-dia, em 9 de março de 1.500, com 1,5 mil pessoas acomodadas em 10 navios de grande porte e três caravelas. Uma dessas embarcações, com 150 homens, desapareceu no fim daquele mês e nunca mais foi encontrado.

3) Duas nações indígenas ocupavam o litoral baiano quando os portugueses chegaram ao Brasil: os tupiniquins e os tupinambás. Enquanto os tupiniquins apoiavam os portugueses durante a colonização, os tupinambás davam apoio aos franceses, que tentaram tomar o território algumas vezes.

4) Mais de 1.000 línguas eram faladas no Brasil antes do descobrimento. Hoje, apenas 180 ainda sobrevivem e apenas 11 são faladas, por mais de 5.000 pessoas.

5) A primeira missa foi realizada no Brasil no dia 26 de abril de 1.500.

6) A primeira capital do Brasil foi a cidade de Salvador. Posteriormente, passou a ser o Rio de Janeiro – no século XVIII. Só no século XX, a capital se tornou a cidade de Brasília.

7) O navegador português Pedro Alvares Cabral, em 22 de abril de 1.500, nomeou as terras por ele “descobertas”, inicialmente, como Terra de Vera Cruz, em grande parte devido à cruz da Ordem de Cristo, que as caravelas capitaneadas por Cabral ostentavam em suas velas.

8) Os nativos – chamados de índios pelos portugueses – denominavam aquela terra como Pindorama, que em tupi significa “terra das palmeiras”.

9) Sabe onde fica e qual é a primeira rua do Brasil? Localizada em Salvador, a Rua Chile, que no passado chamava-se Rua Direita dos Mercadores, foi criada em 1.549 por Tomé de Souza. Com 400m de comprimento e 466 anos, a via está sendo revitalizada e será transformada num complexo turístico.

10) A Carta que o escrivão Pero Vaz de Caminha escreveu em 1500 ao Rei lusitano D. Manuel I, em forma de diário é considerado o primeiro documento escrito da História do Brasil e o primeiro texto literário redigido na América Portuguesa. O documento original, intitulado oficialmente como Carta de Pero Vaz de Caminha a El-Rei D. Manuel sobre o Achamento do Brasil e comumente conhecido como Carta de Pero Vaz de Caminha está guardado no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa – Portugal. O texto original é composto por sete folhas de papel manuscrito, cada uma em quatro páginas, totalizando vinte e sete páginas de texto somada a uma de endereço; medindo aproximadamente 299 por 296 milímetros – dimensões correntes da época. Por mais de três séculos, a carta permaneceu nos arquivos portugueses, só tendo sido publicada em 1817, pelo historiador Manuel Aires do Casal. Teve sua importância apontada pela primeira vez em Fevereiro de 1773.

Faça uma viagem no nosso passado colonial. Boa viagem!

Licenciatura em História na Unicesumar

Conheça o nosso curso de licenciatura em História a distância da Unicesumar.

historia

Avalie este post

Comentários

Comentários