O egresso Cláudio Ricardo Chaves Moraes, do polo de Brasília, conta sua história com a graduação de Pedagogia a distância da Unicesumar. Este é um grande exemplo sobre fazer um curso por amor. Vamos conferir essa história.

Cláudio descreve que o sonho de fazer Pedagogia é antigo, desde 1997, quando iniciou um curso em outra instituição de ensino. No caminho para a faculdade, ele questionou uma amiga sobre qual seria a melhor maneira para ministrar aulas, por ser sua grande paixão. De imediato, ela sugeriu o curso de Pedagogia.

Sua escolha pela Unicesumar estava ligada à flexibilidade da modalidade a distância e à opção de estudar sem sair de casa. Por meio de pesquisas, soube da qualidade do ensino da Unicesumar, onde identificou bons professores, com doutorados e mestrados e um bom material didático.

Nas palavras de Cláudio: “estou plenamente satisfeito com o curso de Pedagogia a distância que fiz na Unicesumar. Saí da instituição feliz e amando minha faculdade. Tem muito valor emocional por ela ser uma faculdade de qualidade”.

professora-e-claudio
Coordenadora Marcia Previato e Cláudio

Experiência com a modalidade a distância

Ao citar sobre a sua experiência com a modalidade a distância, Claudio descreve que de início ficou com medo devido ao uso da tecnologia. Porém, afirma que, com os passar dos dias, era apenas um “medo do novo”. Ele afirma: “a Unicesumar foi uma ‘mãe’. Sempre com tudo muito explicadinho nas atividades a se fazer, ajudando na minha autonomia como estudante. Me tornei um estudante mais responsável pelo que precisava fazer no dia a dia. Reaprendi a estudar e dar valor aos estudos novamente.”

cta1-pedago

Organização nos estudos

Segundo Cláudio, a organização para os estudos na modalidade a distância foi simples, pois a instituição dá todos os meios e formas para quem quer realmente fazer um bom curso de graduação. Ele estudava um dia sim e outro não, descansando quando precisava, sem deixar de lado a firme dedicação. “Aprendi e cresci muito, confesso”, afirma o aluno.

Cláudio faz uma analogia entre a instituição e a profissão do pedagogo: “qual é o grande papel do Pedagogo na educação de crianças? É simples, ele precisa facilitar o processo de aprendizagem dessas crianças. Procurando formas disso acontecer com simplicidade. E a Unicesumar faz isso para seus alunos e alunas. Ela é uma ‘Pedagoga’, simples assim. Ela faz com que algo complicado se torne mais viável pedagogicamente e, assim, mais fácil de aprender.”

Blog e trabalho voluntário

Cláudio possui um blog, que foi criado em abril de 2017. O blog tem como missão difundir o saber educacional e provocar a criticidade em educandos e educadores. Quer conferir o conteúdo? Basta clicar aqui.

Além do blog, Cláudio trabalha de forma voluntária como palhaço. O objetivo é distribuir flores e abraços pela cidade. Este é um projeto em parceria com sua companheira, Rosângela.

claudio
Trabalho voluntário
palhacos
Distribuir carinho pela cidade

O momento da colação de grau

O nosso egresso descreve que a sensação de pegar o diploma na mão foi única: “fiquei bem ansioso dias antes, sem dormir direito na semana, sabe? Senti que foi sonho realizado e, melhor ainda, que estava com a melhor companhia que podia: minha namorada, Rosângela, que desde o início me apoiou em tudo”. Ele afirma que estudou bastante e que todo o esforço e dedicação valeram muito a pena.

diploma
Recebimento do diploma

Mensagem para a professora do estágio supervisionado

Ao ser perguntando sobre o que a área de Pedagogia representa pra ele, com muito carinho, Cláudio apresentou uma carta que escreveu à sua professora Kelly, do Estágio Supervisionado.
“Professora, eu gostaria de agradecer todo o carinho e respeito que você e os meninos e meninas do 4º ano tiveram comigo, na escola, em meu Estágio Supervisionado. Nessas 32 horas de observação de sala, aprendi muito com todos. Descobri como disciplina e organização são necessárias para os alunos. E, tudo isso, mesclado com afetividade em sala de aula, promove uma educação efetiva. Saio da escola acreditando ainda mais nessa educação. Uma educação onde o afeto precisa estar de coração e mãos dadas com o limite e a disciplina. Depois de minha regência, fiquei muito reflexivo a respeito de tudo que aprendi e do que ainda estou aprendendo no curso de Pedagogia. Vi que não tenho dúvida alguma de que é isso que quero em minha vida. Fiquei muito contente com os resultados que obtive nos dias de observação. Agora, estou aqui, elaborando o Relatório de Estágio e vendo que valeu demais essa experiência com vocês.”

Sobre o futuro

Ao falar sobre o futuro, após a conclusão no curso de Pedagogia na modalidade a distância, Cláudio fala sobre o desejo da pós-graduação. Em 2018, ele pretende iniciar o curso em “Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental” na Unicesumar.

Conselho

“Eu aconselho não desistir de seus sonhos. Acredite mais em você, no seu potencial como ser humano. Somos poderosos quando acreditamos que somos. A realização de um sonho, como fazer uma graduação, tarda, mas não falha. Olhe meu caso, o sonho de fazer Licenciatura em Pedagogia vem desde 1997. Ele foi realizado.” Descreve o egresso Cláudio ao ser perguntado sobre um conselho que poderia dar aos alunos que estão iniciando uma graduação.

Quer fazer Licenciatura em Pedagogia?

Veja mais informações sobre o curso no nosso site.

pedagogia

Avalie este post