A transformação digital deu início a uma nova era em toda a sociedade, com o potencial de transformar os mais diversos mercados. Na área da saúde não seria diferente, uma vez que a tecnologia na Medicina trouxe uma série de facilidades e descobertas, que ajudam a otimizar os diagnósticos e os tratamentos.

A rotina médica se tornou muito mais prática com a implementação de ferramentas tecnológicas estratégicas. Até mesmo nas pesquisas e nos estudos de novas técnicas, a digitalização está ajudando, tornando ainda mais modernas as práticas na área da saúde.

Com mais eficácia, precisão e estratégia, a tecnologia na Medicina é um grande ganho para os profissionais e os pacientes. Neste artigo, confira 6 exemplos de ferramentas inovadoras que estão transformando a realidade na área da saúde!

1. Internet das Coisas

A Internet das Coisas, também chamada de Internet of Things (IoT), é uma tendência de aumento da conectividade entre dispositivos que estão conectados a uma mesma rede. Assim, é possível compartilhar informações, fazer monitoramento em tempo real com análise contínua de dados e integrar sistemas de modo que atuem em conjunto para uma determinada finalidade.

O que tudo isso tem a ver com a área da saúde? Muito mais do que você imagina! Já ouviu falar em wearables? Essas são tecnologias que podem ser vestidas ou usadas como acessórios pelos pacientes no dia a dia. O famoso relógio inteligente, ou smartwatch, é um exemplo disso.

Os wearables podem monitorar sinais de saúde, como nível de glicemia, batimentos cardíacos e demais dados vitais, enviando-os automaticamente e em tempo real para os sistemas de prontuário médico. Isso possibilita o acompanhamento do estado do paciente por um especialista e o envio de sinais de emergência, em casos de mudanças drásticas.

Diversas notícias surgem diariamente sobre pacientes que foram salvos de paradas cardíacas, coágulos nos pulmões, infarto do miocárdio e demais complicações de saúde por conta dos smartwatches.

2. Cirurgia computadorizada

A tecnologia também está presente nas salas de cirurgia e pode aumentar consideravelmente o sucesso de diversas operações. O segredo está na união de técnicas avançadas de robótica com a famosa Inteligência Artificial.

O pareamento de dados e o processamento da IA, quando se integram a sistemas robóticos, podem trazer mais precisão para os aparelhos. Desse modo, os procedimentos podem se tornar mais seguros e até mesmo automatizados.

Existem estudos e algumas aplicações de robôs que realizam cirurgias em pacientes. No entanto, a cirurgia computadorizada ajuda ainda mais os profissionais na detecção da localização estratégica de pontos de operação, precisão manual e monitoramento do estado de saúde dos pacientes.

Com um grande volume de dados relacionados ao estado do paciente sendo processados automaticamente, é possível prevenir casos de choque, perda excessiva de sangue, paradas cardíacas e demais problemas que podem surgir em uma cirurgia. Além disso, os cirurgiões conseguem atingir o objetivo com mais acurácia e elevar o sucesso do procedimento.

3. Impressão 3D

Outra inovação muito relevante para a maioria das áreas de atuação, inclusive na saúde, é a impressão 3D. Essa tecnologia permite produzir peças e estruturas, com materiais seguros, de forma rápida, como uma impressora de papel. No entanto, usa outros recursos para isso.

A impressão 3D permite a produção de próteses ainda mais personalizadas, com base nas necessidades dos pacientes, por exemplo. Com a melhoria também das técnicas de diagnóstico por imagem, é possível reunir dados suficientes para identificar as demandas de cada pessoa e fazer uma simulação da reposição necessária.

A partir da simulação, programas computacionais conseguem modelar as próteses ideais para cada paciente e, com isso, enviar para impressão 3D. Esse é um recurso que contribui muito para a medicina personalizada.

4. Plataformas de telemedicina

Uma modalidade que ganhou força, principalmente, após o período da pandemia foi a telemedicina no Brasil. Antes de 2020, essa inovação estava em desenvolvimento, mas a necessidade de distanciamento social e de atendimento médico fez com que o processo de implementação nos sistemas de saúde brasileiros, tanto públicos quanto privados, fosse acelerado.

A telemedicina permite o atendimento e o acompanhamento de pacientes de forma remota. As plataformas atuais contam com uma infinidade de funções para monitorar o prontuário, realizar atualizações ágeis sobre o estado de saúde da pessoa, principalmente com a IoT, e permitir diagnósticos e tratamentos mais precisos.

As plataformas de telemedicina também agilizam diversos processos e tornam o atendimento à saúde mais acessível para muitas pessoas, principalmente aquelas que vivem em lugares mais remotos. O acesso a especialistas é facilitado e a entrega de exames, prescrições e laudos pode ser feita digitalmente, com assinatura eletrônica confiável.

5. Aplicativos médicos

Não são apenas as plataformas de telemedicina que favoreceram a digitalização na área da saúde. Atualmente, é possível encontrar também diversos aplicativos médicos, utilizados pelos profissionais, pelas instituições de saúde e pelos pacientes, que permitem aprimorar a comunicação, a integração das informações e a personalização do atendimento.

Esses aplicativos podem ser utilizados para atender, monitorar e orientar os pacientes. Além disso, podem ser aplicados na organização diária dos profissionais de saúde, como na organização de agenda, priorização de demandas e comunicação com colegas de trabalho.

Esses apps também contam com a vantagem de serem acessíveis, contarem com baixas taxas de manutenção e otimizarem a gestão do atendimento médico. Conhecer as necessidades dos profissionais de Medicina auxilia muito no desenvolvimento de novos aplicativos e funcionalidades digitais.

6. Medicina de Precisão

A Medicina de Precisão é uma versão ainda mais personalizada dos atendimentos à saúde. O foco desse conceito é identificar as necessidades individuais de cada paciente, investigar suas peculiaridades e oferecer uma solução customizada para os problemas e condições que apresenta.

A Medicina de Precisão está diretamente conectada com a Biomedicina e a Biotecnologia. Afinal, investiga questões genéticas, biológicas e ambientais de cada paciente, para identificar o que influencia as características do quadro apresentado.

Com isso, a Medicina de Precisão ajuda a melhorar a humanização do atendimento e modernizar as soluções em saúde. Afinal, combinam as técnicas tradicionais com a inovação da análise do perfil genético do paciente, a fim de encontrar os tratamentos com maior probabilidade de resposta.

Tudo isso, é claro, integra tecnologias avançadas de análise de dados, processamento e interpretação de resultados, conhecimento dos tratamentos mais modernos e atenção individualizada.

Se você pensa em estudar Medicina, saiba que está entrando em uma área de amplo desenvolvimento e com muitas oportunidades de crescimento. Nesse caso, contar com uma instituição de ensino de qualidade pode abrir portas para uma carreira de ainda mais sucesso.

A UniCesumar está totalmente conectada com a tecnologia e os métodos inovadores no ensino e na saúde. Atualmente, conta com laboratórios e campus com infraestrutura moderna, tecnológica e alinhada com a realidade do mercado.

Com isso, desde o período da graduação, você pode aprender mais sobre as variadas aplicações da tecnologia na Medicina e entrar no mercado com uma maior preparação. Assim, além de ingressar em uma das profissões com melhores salários, pode contribuir para o desenvolvimento do setor e a melhora contínua do atendimento aos pacientes.

Gostou da ideia? Conheça tudo o que a UniCesumar oferece e conte com a melhor estrutura de ensino para estudar Medicina!

Avalie este post

Comentários

Comentários