Buscar diferenciais para ganhar pontos com os gestores e recrutadores é fundamental para o desenvolvimento profissional ao longo dos anos. E uma das melhores maneiras de acrescentar conhecimentos ao currículo é fazer cursos extracurriculares.
Embora a formação acadêmica seja indispensável para ganhar espaço e crescer no trabalho, os cursos extracurriculares permitem desenvolver competências e habilidades específicas, contando pontos nos processos seletivos e na definição dos melhores candidatos para uma vaga.
A seguir, confira o que são os cursos extracurriculares e as melhores dicas para escolher entre as opções disponíveis.
O que são cursos extracurriculares?
Cursos extracurriculares são formações complementares à educação acadêmica, desenvolvidas para diversificar e ampliar os conhecimentos. Embora não sejam obrigatórios, esses cursos desempenham um papel importante no fortalecimento da carreira e aumento das oportunidades no mercado de trabalho.
Diversas instituições oferecem esses cursos, incluindo empresas, universidades e plataformas online. Eles possuem uma duração menor em comparação aos cursos de graduação e pós-graduação, podendo variar de algumas horas a vários meses, dependendo do conteúdo e da metodologia adotada.
Por serem mais curtos, os cursos extracurriculares são focados no desenvolvimento de habilidades e competências específicas, ou em áreas que complementam a formação acadêmica. Geralmente, eles têm um formato mais prático, abordando temas específicos de forma objetiva, o que permite aos estudantes consolidar e aplicar conhecimentos atualizados e métodos avançados.
Como os cursos extracurriculares funcionam?
Os cursos extracurriculares são soluções educativas ministradas tanto no ambiente digital quanto em encontros presenciais. Graças a sua versatilidade, eles podem ser frequentados por estudantes com diferentes estilos de vida e necessidades.
A estrutura varia consideravelmente dependendo do tema e da instituição de ensino, no entanto, costuma ser bem dinâmica, flexível e adaptada à realidade do público.
Já o período de duração também costuma variar, sendo que alguns cursos podem ser concluídos em questão de dias, enquanto outros demandam uma carga horaria maior, em torno de alguns meses, por exemplo.
É importante ressaltar que muitos cursos extracurriculares oferecem certificados para atestar a aprovação do estudante e comprovar o aprendizado adquirido, demonstrando o comprometimento em matéria de qualificação.
Qual a importância dos cursos extracurriculares?
A seguir, apresentamos alguns dos principais pontos positivos de investir em cursos extracurriculares:
- potencializam os conhecimentos e as habilidades: ao fazer esses cursos, o estudante consegue aprender mais sobre uma determinada temática, obtendo novos conhecimentos ou habilidades;
- oferecem um diferencial competitivo: as certificações extras demonstram que o estudante gosta de aprender e está comprometido com o seu desenvolvimento, sendo um ótimo sinal para quem pretende contratá-lo;
- promovem a atualização constante: permitem que o profissional se mantenha atualizado sobre as últimas tendências e inovações, o que contribui para o alcance de uma posição melhor frente aos outros candidatos.
Ao fazer cursos extracurriculares, os empregadores percebem que o profissional tem um perfil mais completo e capacitado para lidar com diferentes demanda. Dessa forma, você potencializa as chances de achar oportunidades de trabalho mais condizentes com as suas pretensões.
Quais os cursos extracurriculares mais indicados?
Agora que você já sabe o que é e a importância de um curso extracurricular, é hora de conhecer quais são as opções mais indicadas para quem quer enriquecer o seu currículo e melhorar as chances de contratação. Veja:
- idiomas: dominar uma segunda língua facilita a comunicação durante as viagens de negócio e amplia as possibilidades de networking, bem como abre portas para as oportunidades em multinacionais;
- liderança: potencializar essa soft skill ajuda a desenvolver outras competências como gestão de conflitos e tomada de decisão, aspectos essenciais para quem busca cargos de liderança;
- tecnologia e informática: a transformação digital exige que os profissionais saibam lidar com ferramentas úteis para o dia a dia. Esses cursos proporcionam conhecimentos técnicos, inclusive em programação e design;
- inteligência emocional e autoconhecimento: além de ajudar a lidar com as próprias emoções, esses cursos aprimoram a capacidade de lidar com as outras pessoas e reforçam as competências para quem deseja alcançar um cargo de liderança;
- marketing: os cursos extracurriculares permitem que os profissionais da área atualizem os seus conhecimentos e possam desempenhar as suas funções com mais clareza e objetividade;
- gestão de projetos: os cursos que ensinam a lidar com metodologias e ferramentas como Power Bi, Scrum e PMI estão conquistando cada vez mais alunos, em virtude das exigências de especialização impostas pelos recrutadores.
Como os cursos extracurriculares potencializam o currículo?
Considerando todos os aspectos mencionados até o momento, fica claro que os cursos extracurriculares são fundamentais para aprimorar o currículo, encantando os gestores e recrutadores. Além disso, aumentam as chances de você conseguir ótimas oportunidades no mercado de trabalho.
Mas, afinal, quais qualidades é possível obter ao realizar este tipo de curso Conheça as principais:
- proatividade: os cursos extras permitem alcançar um lugar de destaque porque as organizações entendem que você não espera pelas oportunidades, mas se empenha para conseguir um lugar ao sol;
- versatilidade: ao diversificar, complementar ou reforçar as suas habilidades e competências, você consegue se tornar um profissional mais versátil, de olho nas tendências e mudanças no mercado;
- produtividade: como ampliam os conhecimentos, os cursos extras permitem que os profissionais cumpram as suas funções de forma mais assertiva;
- remuneração diferenciada: ao potencializar as suas competências, essa pode ser uma justificativa para a solicitação de um aumento salarial ou promoção.
Como escolher cursos extracurriculares para fazer?
Agora é hora de aprender a selecionar e adicionar os melhores cursos na sua vida de universitário ou de profissional comprometido com o trabalho. Vamos lá!
1. Defina os seus objetivos
Antes de se inscrever em um curso, considere os seus objetivos a curto, médio e longo prazos. Priorize aqueles que, efetivamente, ajudarão a conquistar mais espaço no seu ramo e gerar autoridade.
2. Considere as demandas do mercado
É importante conhecer quais habilidades estão em alta no mercado dentro do seu ramo ou do nicho ao qual você pretende migrar. Considere as opções que mencionamos, como gestão de projetos e idiomas, pois esses cursos são sempre bem-vistos e requisitados.
3. Priorize os seus interesses pessoais
Além de procurar cursos interessantes baseados nas demandas do mercado laboral, recomendamos que você se inscreva em um curso que realmente goste e seja prazeroso.
4. Pondere o seu estilo de aprendizado
Cada pessoa tem um estilo de aprendizado, seja auditivo, visual ou cinestésico. Por isso, é fundamental que analise o formato que melhor se adapta a você, escolhendo a alternativa que ofereça mais ganhos em termos de entendimento e produtividade. Tenha em mente que essa escolha vai impactar de maneira profunda a qualidade do seu aprendizado.
5. Verifique a credibilidade do curso e da instituição
Geralmente, os cursos extracurriculares de instituições renomadas são bem avaliados e oferecem um conteúdo de maior qualidade, mais atualizado e reconhecido no mercado de trabalho. Prefira cursos ministrados por universidades ou plataformas de ensino digital com uma reputação consolidada no mercado.
Cursos Extracurriculares e Atividades Complementares: qual a relação?
Além de enriquecer o currículo e ampliar as oportunidades no mercado de trabalho, os cursos extracurriculares também podem ser utilizados como atividades complementares exigidas por muitas instituições de ensino superior. Essas atividades são parte fundamental da formação acadêmica, ajudando os estudantes a desenvolver habilidades práticas e ampliar seus conhecimentos além da sala de aula.
Muitas universidades permitem que cursos livres, workshops e certificações sejam contabilizados como carga horária complementar, tornando a busca por cursos extracurriculares uma excelente estratégia para cumprir esse requisito de forma produtiva. Dessa maneira, além de agregar valor ao currículo, o estudante otimiza seu tempo, adquirindo novas competências que serão úteis tanto no meio acadêmico quanto na futura trajetória profissional.
Quer impulsionar sua carreira com as melhores dicas sobre cursos, mercado de trabalho e desenvolvimento profissional? Acompanhe nosso blog e tenha acesso a conteúdos exclusivos que vão ajudar você a se destacar na sua área!