Conheça o workshop de Metodologias Ativas que rolou para os professores da Unicesumar! Vamos conferir?

O grande desafio do nosso século é a crescente busca por metodologias inovadoras que criem condições para os estudantes. Pensando assim, para que eles possam aprender por meio de uma prática pedagógica que ultrapasse os limites do treinamento puramente técnico. Além do técnico, para efetivamente alcançar a formação do sujeito como um ser ético, crítico, reflexivo e transformador.

Com o intuito de refletir sobre as demandas da educação do século XXI, nos dias 17 e 18 de agosto, a Diretoria de Graduação e Pós-graduação ofertou um workshop. Este workshop tinha como tema as Metodologias Ativas para os professores do presencial e da educação a distância da Unicesumar.

De acordo com Kátia Solange Coelho, Diretora de Graduação e Pós-Graduação EAD, “ofertar educação de qualidade, séria e responsável perpassa pela formação continuada dos professores. Neste sentido, o workshop ofertado possui muita relevância. Isto acontece pois foi planejado com o intuito de instrumentalizar os profissionais da nossa instituição. Tinha como objetivo garantir um aprendizado significativo aos nossos estudantes.”

Na ocasião também foi entregue o Ateliê de Estratégias Pedagógicas. Um material especialmente produzido aos participantes com a descrição de várias atividades que podem ser adaptadas às especificidades de cada disciplina.

1_

“A entrega do Ateliê de estratégias pedagógicas aos participantes foi fundamental para dar mais sentido e qualificação ao momento formativo e de reflexão do exercício docente” explica Kátia Coelho.

Considerando que as instituições educativas são o local onde o estudante deve adquirir habilidades educacionais, profissionais, analíticas e de trabalho. Ou seja, saiba utilizar o pensamento científico. Esta ação vem ao encontro das necessidades atuais! A autora do Ateliê de Estratégias Pedagógicas e convidada para conduzir o workshop foi a Thuinie Daros, Head de Cursos Híbridos/Metodologias Ativas. Segundo Thuinie, “metodologias ativas são um conjunto de atividades organizadas em que o estudante deixa de ser um agente passivo (que apenas escuta) e passa a ser um membro ativo.

No processo de aprendizagem, os estudantes usam de estratégias pedagógicas que estimulam a apropriação e produção de conhecimento e análise de problemas. Por isso, atende as demandas sociais deste momento histórico. Além disso, nesta abordagem, o aprendizado se dá a partir de problemas e situações reais. As mesmas que os alunos vivenciarão depois na vida profissional, de forma antecipada, durante o curso” finaliza.

2_

O workshop foi aplicado de forma imersiva. Os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar as experiências pedagógicas de forma prática e interativa. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer muitas formas diferenciadas de garantir a aprendizagem dos estudantes.

“Acreditamos que mais que possibilitar o domínio dos conhecimentos científicos, existe a necessidade de formar professores que aprendam a pensar. Que possam correlacionar teoria e prática, que busquem de modo criativo e adequado às necessidades da sociedade, a resolução dos problemas que emergem no dia a dia da instituição e no cotidiano”, explica Thuinie Daros.

BrainStorming e Brainwhinting
Brainstorming e Brainwhinting
Disputa Argumentativa com uso de flashcards
Disputa argumentativa com uso de flashcards
Quizgames com Plickers
Quizgames com plickers

Fellipe Zaremba, Head de Pós-graduação e Extensão, expõe que “encontros entre pessoas com objetivos semelhantes com troca de experiências e realidades sempre são bem-vindos! O engajamento do estudante no processo de aprendizagem é muito importante. Através da compreensão, pela escolha, pelo interesse e, sobretudo, pela curiosidade, é condição essencial para ampliar suas possibilidades. Assim, exercitam a liberdade e a autonomia. Como os desafios são únicos, precisamos aprender de forma conjunta. O workshop de Metodologias Ativas, fonte de prática, contribuiu para o exercício criativo dos grupos envolvidos. Quando se cria uma oportunidade como esta, em que os processos são compartilhados, ocorre uma troca de vivências e divergência de opiniões. Isto melhora as práticas. É uma rotina que torna o pensamento visível e cria um conhecimento colaborativo. Agora é hora de multiplicar!

Conheça os cursos de Engenharias da modalidade a distância.

Visite o site e veja os cursos.

Avalie este post