Unicesumar
Unicesumar

Departamento de Cultura e Artes

RECOMENDE:

Coral Unicesumar

4296_logo_coral_unicesumar

Foto do Coral - atualizada em 02.2020

O Coral UniCesumar foi fundado em 2000, a partir de um ideal acalentado pelo então Diretor Geral da Instituição e hoje Reitor, Prof. Wilson de Matos Silva. Na condição de educador, empresário e ainda grande incentivador das questões relacionadas à sociedade, sabedor da importância da cultura e das artes no desenvolvimento integral do ser humano, proporcionou as condições necessárias para o engrandecimento do Canto Coral na cidade de Maringá com a criação do Coral UniCesumar.

O objetivo do Coral UniCesumar, por estar ligado a uma instituição de ensino e compartilhar do ambiente acadêmico que abriga outras frentes de trabalho nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão, tem sido - antes de mais nada - a produção de música de coral amparada em procedimentos comprometidos com a formação musical de seus membros, pela pesquisa em música e pelo intercâmbio com a sociedade, partindo dos resultados que obtém a cada projeto que desenvolve.

O que mais caracteriza o trabalho do Coral UniCesumar é um profundo senso de entendimento da música como ciência e arte, tendo lugar junto à academia não apenas para cumprir seu papel de órgão representativo da Instituição, com suas incursões relacionadas ao repertório funcional, mas, prioritariamente, para resgatar o repertório histórico, o conhecimento da arte na cultura ocidental e colaborar com o crescimento da comunidade maringaense.

Com um trabalho de referência, tendo em seu portfólio a gravação de CDs e DVDs, inúmeras apresentações e viagens realizadas dentro e fora do estado do Paraná e do Brasil, integra, juntamente com a Orquestra Filarmônica UniCesumar (OFUC) o DCA – Departamento de Cultura e Artes da Instituição.

Em 2019, marcando o início da comemoração de seus 20 anos de fundação, participou do Festival Internacional Corearte em Barcelona (Espanha) levando a beleza da música coral brasileira ao exterior e dando mais um passo em sua representatividade no cenário coral nacional.

Grupo Vocal do Coral Unicesumar

Grupo Vocal 1

Grupo Vocal 2

O Grupo Vocal UniCesumar foi fundado em 2004, sob a Direção e Regência do Maestro Davi Oliveira, com a finalidade de atender às demandas musicais de eventos religiosos promovidos pela instituição. Mesmo não sendo uma universidade confessional, os valores que norteiam a UniCesumar são fortemente cristãos, motivo pelo qual, o respeito às datas mais importantes do cristianismo sempre teve lugar de destaque em sua agenda de eventos.

Com o passar dos anos essas demandas foram assumidas pelo Coral UniCesumar, de modo que o Grupo Vocal foi desativado. Entretanto, com o crescimento da Orquestra e do Coral, surgiu a necessidade da presença constante de Solistas que, somados aos Monitores do Coral, compuseram uma nova formação do Grupo Vocal do Coral UniCesumar, contando com 16 cantores, agora sob a regência do Maestro Marcus Geandré.

Hoje, em eventos cujo espaço físico ou composição camerística não comportam o efetivo do Coral UniCesumar (em torno de 50 cantores), o Grupo Vocal é convocado a atuar; e para atividades musicais de natureza religiosa foi criado em 2020 o Coral Sacro UniCesumar, sob a regência do Maestro Waldemar de Moura Junior.

São muitos os eventos em que o Grupo Vocal atuou juntamente com a OFUC, com destaque para “O Fantasma da Ópera”, “Temas de Filmes”, “Clássicos Sertanejos”, “Ray Conniff”, concertos do Projeto “OFUC na Estrada”, Colações de Grau. Nos anos de 2020 e 2021, devido à pandemia da COVID-19, não sendo possível manter as atividades do grande coral, o Grupo Vocal assumiu protagonismo, trabalhando em eventos com a OFUC, bem como em atividades individuais e gravação de vídeos corais para participação em eventos “on line”.