Unicesumar
Unicesumar

Departamento de Cultura e Artes

RECOMENDE:

Como a OFUC começou?

Na data de 17 janeiro de 2003, uma equipe de músicos de Belo Horizonte/MG estava em Maringá/PR para participar de um lançamento de CD e DVD de música Gospel na 1º Igreja Presbiteriana Independente. Na ocasião estava presente o Reitor da UniCesumar, Prof. Wilson de Matos Silva, que no final da apresentação procurou o Maestro Davi Oliveira para conversar: -“O grupo estava de mochilas nas costas andando pela calçada de nossa igreja, sem rumo definido; tinham acabado de terminar a apresentação. Assim, fiz o convite para que no dia seguinte conhecessem a nossa instituição e eles prontamente aceitaram”, afirma o Reitor.

comeco-ofuc-1

(da esquerda: Ariadne Meller - madrinha da OFUC e o Maestro Davi Oliveira)

Em meio à visita, em um almoço com o Reitor, este fez o convite ao Maestro Davi Oliveira e aos demais músicos para virem residir em Maringá e a partir daí trabalharem na montagem da Orquestra Filarmônica UniCesumar. Logo tudo fora acertado e os testes para a OFUC começaram. Ressaltamos aqui, também, a importante participação da Sra Ariadne Meller, prima do Reitor, a qual foi e é uma grande parceira da filarmônica.

Assim, com empenho e trabalho árduo, a OFUC realizou sua primeira apresentação no dia 17 de março de 2003 no auditório Joaquim Lauer, bloco 6 da UniCesumar, como mostra a foto abaixo. É a partir daí que a história da orquestra se fundamenta de maneira latente até os dias de hoje.

comeco-ofuc-2

(17 de março de 2003 – primeiro concerto da OFUC)

comeco-ofuc-3

(17 de março de 2003 – primeiro concerto da OFUC)

comeco-ofuc-4

(da esquerda: o Spalla Bruno Correa; o Maestro Davi Oliveira; o Reitor, prof. Wilson de Matos Silva; o chefe de naipe dos violoncelos, Wilfredo Rios; o chefe de naipe dos contrabaixos, Alisson Barros) – Foto tirada no ano de 2003 com a equipe que organizou a OFUC.