De 2018 para cá, UniCesumar aprova mais de 2 mil projetos de iniciação científica

Instituição estimula o ingresso dos estudantes nesse segmento por meio de projetos de pesquisa; maior demanda é na área da saúde

A iniciação científica é algo que faz parte da cultura estudantil da UniCesumar. De 2018 para cá, foram mais de 2 mil projetos aprovados – quase 700 deles somente em 2020. Nesse contexto, alunos de graduação e pós-graduação das mais variadas áreas do conhecimento têm a oportunidade de propor projetos de pesquisa a serem desenvolvidos com o apoio da Instituição.

Uma das estudantes que se interessou por essa área é Karolina Torres, que está no último ano do curso de Odontologia da UniCesumar em Maringá. Ela foi uma das aprovadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) em 2020 com o projeto “O conhecimento dos cirurgiões dentistas quanto à biossegurança e a realidade dos consultórios odontológicos durante a pandemia do Covid-19”.

“O assunto é de suma importância perante a pandemia que estamos vivendo. Os cirurgiões dentistas sabem como se preparar pra enfrentar e como tá sendo o dia a dia deles pra nos auxiliar com os protocolos”, explica.

Para Torres, ser aprovada para desenvolver o projeto foi uma grande realização. “Meu sonho é ser uma pesquisadora e me encontro muito na escrita. Ao receber a bolsa, enfatizou que é só o início de uma carreira que pretendo ter. Além de auxiliar no processo de escrita do TCC, nos incentiva a sermos curiosos e ir atrás de assuntos que mais nos identificamos.”

De acordo com, Rejane Sartori, que é membro do Comitê Assessor de Pesquisa da UniCesumar (CAPEC), os alunos que buscam pela iniciação científica tem, geralmente, a intenção de cursarem pós-graduação sticto sensu. “A área de maior demanda na iniciação científica em nossa instituição é a de Saúde, com mais de 50% do total de projetos, seguida da área de Sociais Aplicadas, com aproximadamente 35% de participação”, explica.

Sartoti pontua que a iniciação científica é uma atividade muito relevante para os acadêmicos das mais diversas áreas do conhecimento. “Diversos são os benefícios. Contudo, destacamos o crescimento intelectual, levando os participantes das atividades de pesquisa a se diferenciarem daqueles alunos que somente vivenciam o ensino na instituição. Há também a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, contribuindo para o pensamento crítico e a criatividade, e o aumento das chances de ingresso em programas de pós-graduação stricto sensu, assim como melhor preparação para enfrentar o mercado de trabalho.”

Atualmente, a Instituição está com inscrições abertas para novos projetos. Saiba mais.

INCENTIVO À PESQUISA

Por se tratar de um elemento fundamental para o desenvolvimento de uma instituição de ensino, a Pesquisa recebe atenção especial na UniCesumar. No ano passado, a Instituição lançou um novo site para valorizar essa área, bem como inaugurou quatro novos laboratórios de pesquisa.

Na ocasião, a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da UniCesumar, profa. Me. Ludhiana de Matos Garbugio, ressaltou a importância de estimular a produção científica. “Para tanto, é indispensável a articulação de projetos tecnológicos e de inovação junto a diversos segmentos, como o poder público, a iniciativa privada, as instituições de ensino e as organizações da sociedade civil, nacionais ou internacionais.”