Empresários de TI conhecem projeto de ensino na Unicesumar

Aproximadamente vinte empresários da área de tecnologia da informação estiveram ontem à noite na Unicesumar para conhecer o projeto "Escola de TI", que tem como propósito preparar melhor os alunos para o mercado de trabalho. A Escola está em seu segundo ano e funciona integrando os estudantes de todos os cursos de tecnologia da informação para desenvolvimento de projetos comuns.

A apresentação da "Escola de TI" aos empresários foi feita pelo diretor de Ciências Exatas e Tecnológicas, Valdecir Bertoncello e, ainda, pelos professores Marcelo Erick Bonfim, Nélson Tenório Júnior e Arthur Cattaneo Zavadski. "Convidamos vocês para que pudessem dar opinião sobre o nosso projeto e saber se estamos no caminho certo", disse Valdecir Bertoncello.

Segundo os professores Nélson Tenório e Marcelo Erick, a proposta dos cursos de TI é trabalhar o mais afinado possível para atender às necessidades do mercado. "Nós sabemos da dificuldade de mão-de-obra qualificada e estamos tentando entender o mercado para ter um foco na formação dentro do que necessitam as empresas", explicou o professor e coordenador de curso, Nélson Tenório.

"A gente ouve dizer que a academia não compartilha das necessidades do mercado e nos preocupamos com isso. Por esse motivo, essa aproximação é importante, pois queremos que nossos alunos sejam bem aceitos no mercado", comentou Marcelo Bonfim, ao falar da possibilidade de novos encontros "para estarmos alinhados".

Entre os empresários presentes estavam César Rael, diretor executivo da Software by Maringá e o coordenador do APL Software Maringá  (Arranjo Produtivo Local de Software de Maringá e Região ), Ademir Faria. Na avaliação de Faria, a proposta é inovadora dentro de uma faculdade e pode se tornar uma referência.

"Achei o projeto fantástico. A Inciativa de aproximação é o que o setor empresarial mais espera e eu acredito que dessa forma a Unicesumar está construindo um profissional com formação diferenciada. No APL de Maringá, as empresas estão avançando, buscando melhorias dos processos e os profissionais são nosso grande recurso. Por isso, vimos com muito bons olhos esse projeto", completou Ademir Faria.

César Rael, da Software By Maringá, aprovou também o projeto e afirmou que a instituição está antecipando um ambiente que os alunos vão encontrar no futuro. "Poder compartilhar experiências, trocar informações com amigos, passear entre os diversos ambientes de aprendizagem é uma oportunidade riquíssima para os alunos e importante para as empresas ao receber profissionais mais bem preparados. Esperamos continuar essa aproximação com a universidade", concluiu.