Escola de Fábrica forma 503 jovens para o mercado de trabalho

Aconteceu sábado (15), no Ginásio de Esportes do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), a formatura de 503 jovens que freqüentaram o projeto Escola de Fábrica, coordenado pelo Cesumar na região. A solenidade foi prestigiada pelo secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Emerson Nerone e oito prefeitos da região.

Também estavam presentes o reitor do Cesumar, Wilson de Matos Silva e a coordenadora do projeto, professora Maria Helena Krüger, além de outros representantes da instituição, de municípios e empresas envolvidos no projeto.

Foi destacada na solenidade a importância social do projeto, que visa a qualificação de jovens de baixa renda, de 16 a 24 anos,  para o mercado de trabalho, de acordo com as necessidades locais. Dos 503 formandos, 120 já estão empregados nas empresas onde realizaram o curso ou outras do mesmo ramo.

Para Alexandre Miranda de Almeida, 19 anos, contratato pela Romagnole, de Mandaguari, após concluir o curso de Produção de Postes e Ferragens, foi uma grande oportunidade ter participado do projeto. Ele acha que tudo o que aprendeu fará diferença em sua vida e está muito feliz por ter conquistado o primeiro emprego. "O mais difícil para o jovem é se inserir no mercado de trabalho, depois eu acho que tudo fica mais fácil", comentou.

Opiniões

O Escola de Fábrica foi instituído pelo Governo Federal em dezembro de 2004 e o Cesumar foi uma das três instituições paranaenses a ter aderido ao projeto, tendo atendido o maior número de jovens. Vinte e três municípios e 43 empresas da região estiveram envolvidos no projeto, que ofereceu um total de 36 cursos tais como Qualidade no Atendimento ao Cliente, Produção Têxtil, Produção Frigorífica, Artesanato, Produção Agropecuária, Estética Pessoal, Programação e Modelagem Têxtil, Produção de Calçados, Produção de Fiação até Produção de Postes e Ferragens.

Segundo o secretário de Trabalho, Emerson Nerone, o projeto atende a necessidade de qualificação de mão-de-obra e oferece aos jovens um grande ganho, o de poder chegar ao mercado de trabalho com um ganho financeiro melhor.

O reitor Wilson Matos também destacou o cunho educativo do projeto, que ofereceu além do ensino prático também aulas teóricas sobre direitos e deveres dos cidadãos, preparando melhor o jovem para o futuro.

Bolsa de estudo

Durante a solenidade, o Cesumar fez o sorteio de uma bolsa de estudo integral entre os beneficiários do projeto. A bolsa saiu para Karem Cristina de Oliveira (17 anos), de Paiçandu. Ela pretende cursar Fisioterapia. Para ela, será uma oportunidade de conquistar o seu sonho, pois não teria condições de pagar o curso.