Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

RECOMENDE:

Capacitação Discente

Cursos, mini-cursos, oficinas, palestras entre outras atividades ofertadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, durante o ano vigente, para os acadêmicos da instituição.

O curso tem como objetivo capacitar acadêmicos dos cursos de graduação presencial e da Educação a Distância (EAD) da UNICESUMAR, a elaborar o projeto de iniciação científica para participação no Processo de Seleção dos Programas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC8, PIBIC/PIBITI12 e PIBICMED.

Carga horária: 15 horas (10 horas aula + 5 horas de atividades obrigatórias)
Aula remota com transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube. Não será disponibilizada a gravação das aulas e a participação na aula é obrigatória.

Investimento: R$ 50,00 (cinquenta reais)

Vagas: 150 (cento e cinquenta) por turma
O curso somente será ofertado com a confirmação de, no mínimo, 140 inscritos

Formato: Remoto, transmissão ao vivo via Canal Youtube da Pró-Reitoria de Pesquisa

- Haverá mediador para fazer a interação com os participantes durante a aula
- O link para acesso será enviado por e-mail, após confirmação da inscrição, no dia do curso

Certificado: será emitido certificado de participação no curso somente para os participantes com frequência nas aulas e que realizarem as atividades (on line) extras

NOVIDADE NAS INSCRIÇÕES

Na edição de 2022 o curso será ofertado por área:

- Ciências da Vida, para os cursos das áreas das agrárias, biológicas e saúde
- Engenharias e Exatas, para os cursos de engenharias, informática
- Humanidades: para os cursos das áreas de humanas, sociais aplicadas, letras

A metodologia da pesquisa será focada especificamente nas áreas mencionadas acima, por isso, você deverá atentar-se para fazer sua inscrição na área correta.

OBSERVAÇÕES:

• Inscrições realizadas na área errada serão canceladas e a vaga disponibilizada;
  • Caso tenha dúvida em qual área está vinculado seu curso, entre em contato com a Pró-Reitoria de Pesquisa;
  • Não serão disponibilizadas a gravações das aulas posteriormente, elas devem ser assistidas remotamente (ao vivo) no dia e horário da turma escolhida;
  • Em cada aula haverá o registro da presença
  • Após o vencimento do boleto, não será mais possível o pagamento e a inscrição será cancelada e disponibilizada
  • Os links das aulas serão enviados, por e-mail, um dia antes do início da aula da turma

CLIQUE NA ÁREA E VEJA AS TURMAS DISPONÍVEIS PARA SUA INSCRIÇÃO

Ciências da Vida - áreas das agrárias, biológicas e saúde
Engenharias e Exatas - áreas das engenharias e computação/informática
Humanidades - áreas de humanas, sociais aplicadas, letras

TURMA HÍBRIDA

Devido a grande procura, será ofertada mais uma turma híbrida (todas as áreas juntas), como uma opção de datas para aqueles alunos que não conseguiram se inscrever nas turmas já disponíveis.

Verifique as datas e horários da TURMA HÍBRIDA (Turma8), acessando o curso da sua área.

MicrosoftTeams-image (1)  Editais dos Programas PIBIC Acesse aqui!

CURSO DE ANÁLISE DE DADOS EM PESQUISA QUALITATIVAS COM USO DO SOFTWARE IRAMUTEQ: TEÓRICO-PRÁTICO

Objetivo
Capacitar acadêmicos de graduação e profissionais das diferentes áreas do conhecimento para o uso do software IRAMUTEQ na análise de dados qualitativos.

Público Alvo
Docentes, acadêmico de graduação e pesquisadores interessados em conhecer a metodologia qualitativa e o uso de softwares de processamento de análises.

24 horas (aulas práticas e teóricas).

Frequência
100% nas aulas presenciais e 60% de acerto das atividades complementares.

Número de Vagas por Turma
30 (trinta)

• Tipos de análise: quantitativa e qualitativa (teórico)
  • Análise qualitativa nas áreas do conhecimento (teórico)
  • Uso de software de processamento de análises (teórico-prático)
  • Software IRAMUTEQ (teórico-prático)
  • Processamento de análise com software IRAMUTEQ (prático)

• Bolsistas PIBIC e de Pós-Graduação da UniCesumar: R$ 100,00 (cem reais)
  • Docente e Alunos UniCesumar: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais)
  • Profissionais R$ 200,00 (duzentos reais)

Será realizado em abril/2020, data a definir.

INSCRIÇÕES EM BREVE