Unicesumar
Unicesumar

Diretoria de Pesquisa

RECOMENDE:

Editais de Fomento

CAPES:

Chamadas abertas:

Período de inscrições: 01/06/2018 até 30/11/2018

Objetivo: conceder bolsas para pesquisadores altamente qualificados, que possuam vínculo, empregatício ou não, em Instituições de Ensino ou Pesquisa do Brasil em todas as áreas do conhecimento. A parceria visa à internacionalização de forma mais consistente, o aprimoramento da produção e qualificação científicas e o desenvolvimento de métodos e teorias em conjunto com pesquisadores, de reconhecido mérito científico, alemães ou estrangeiros residentes na Alemanha.

Período de inscrições: até 15/10/2018

Objetivo: Selecionar pesquisadores, com vínculo empregatício ou não, para desenvolvimento de atividades de pesquisa no Instituto Internacional para Análise de Sistemas Aplicados (IIASA), proporcionando oportunidades nas áreas de ciência e tecnologia, agricultura, meio-ambiente, ciências naturais e análise de energia e recursos de sistemas.

CNPq:

Período de inscrições: 27/08/2018 a 23/11/2018

Objetivo: Apoiar projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País no âmbito da colaboração científico-tecnológica entre grupos brasileiros e suíços, nas áreas priorizadas para colaboração.

Período de inscrições: 31/08/2018 a 15/10/2018

Objetivo: Selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na parte II - Regulamento, anexo a esta chamada pública, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo para execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.

Fundação Araucária:

Período de inscrições: até 29/10/2018

Objetivo: O Programa de Bolsas de Pós-Doutorado visa financiar, por meio da concessão de bolsas, docentes e pesquisadores que atuam na pós-graduação Stricto Sensu em Instituições de Ensino Superior Púbicas, Instituições de Ensino Superior Privadas, Institutos de Pesquisa de natureza pública, Institutos de Pesquisa de natureza privadas, sem fins lucrativos, todos com sede e CNPJ no Estado do Paraná, bem como profissionais com a titulação de doutor, sem vínculo empregatício. Também tem como objetivo apoiar o fortalecimento e o avanço da pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, incentivando atividades de desenvolvimento que apresentem perspectivas de promover avanços tecnológicos ou que sejam de alta relevância social e estratégica para o Estado do Paraná.