Unicesumar
Unicesumar

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

RECOMENDE:

RDU Repositório Digital Unicesumar

O Repositório Digital UniCesumar (RDU) constitui-se uma coleção digital produzida e utilizada na Unicesumar para a democratização do acesso à informação por meio da coleta, preservação, disseminação e organização de conteúdos científicos e intelectuais gerados pelo “universo do conhecimento” UniCesumar.

Por meio do RDU, acadêmicos, alunos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, docentes, pesquisadores e colaboradores conectam os resultados de suas pesquisas, de modo a:

• Difundir o conteúdo da produção intelectual, científica e paradidática da instituição em um único banco digital, preservando as produções eletronicamente;
• Divulgar e preservar toda e qualquer produção intelectual, científica e paradidática da UniCesumar, ressalvados os casos de obras protegidas por contrato de direito de propriedade intelectual ou que contenha invenções ou modelos de utilidade passíveis de patenteamento, nos termos da legislação aplicável;
• Garantir, facilitar e ampliar o acesso à produção intelectual, científica e paradidática otimizando o uso do espaço físico das bibliotecas UniCesumar.

Compõem os documentos depositados no RDU: Trabalhos de Conclusão de Curso, Monografias; Dissertações e teses; e-books paradidáticos, artigos e resumos apresentados em eventos científicos realizados na instituição.

O RDU está organizado em torno de comunidades que correspondem as unidades/campus da UniCesumar, Modalidade EaD e subcomunidades que representam os formatos e tipos de documentos aceitos. Cada comunidade e subcomunidade podem reunir os seus documentos em diferentes coleções.

O depósito dos documentos no RDU é efetuado pela equipe da Biblioteca de Maringá (PR) conforme cumpre o disposto no Regulamento para Trabalho de Conclusão de Curso da UniCesumar, Instruções Normativas para o Encaminhamento do TCC, Regimento da Pós-Graduação Stricto sensu e Regulamento do Repositório Digital UniCesumar.

O conteúdo intelectual da obra é de responsabilidade do autor e o seu teor, bem como a sua originalidade. O RDU obedece à legislação vigente sobre Direitos Autorias, Lei 9.160 de 19/02/1998, bem como os embargos interpostos por editoras nas publicações de documentos científicos.