Unicesumar - Nova marca

- Sistemas

28/07/2014
"Poeira e Batom - A mulher Pioneira"

Notícia(s) Relacionada(s)
O sugestivo nome refere-se a uma exposição promovida pelo Museu Unicesumar que visa homenagear as mulheres pioneiras de Maringá. Aberta no último dia 18, a exposição prossegue até o dia 30 de setembro, estando aberta à visitação de estudantes e a comunidade em geral gratuitamente.

Segundo a historiadora e diretora do Museu, Loide Caetano, as pioneiras de Maringá eram mulheres fortes e guerreiras que geralmente vinham acompanhando o marido ou o pai, mas aqui chegando não se acomodavam, passando a exercer funções decisivas e fundamentais para o desenvolvimento da cidade.

"as mulheres retratadas em "Poeira e Batom" são pioneiras sem identidade. São milhares de anônimas em seu ofício, as quais de alguma maneira, precisamos não apenas homenagear, mas reconhecer e divulgar sua extrema importância na construção da cidade", comenta Tatiane Caparróz, coordenadora do Museu.

Painéis e peças interessantes podem ser encontrados na exposição, como o documento que autorizava uma pioneira da cidade a viajar de calça comprida. Toda a exposição foi montada com base em pesquisas desenvolvidas pelas historiadoras Loide Caetano e Tatiane Caparróz.

O museu é aberto de segunda a sexta em horário comercial (fecha na hora do almoço) e aos sábados, das 10 às 16 horas. Visitas de escolas devem ser agendadas pelo telefone 3027-6360, ramal 1384.