Unicesumar
Unicesumar

4ª Semana de Serviço Social debate trabalho e seguridade


A abertura da semana recebeu convidados renomados que discutiram a Constituição e a situação da Seguridade Social no Brasil
 
Ontem (14) aconteceu a abertura da 4ª Semana Acadêmica de Serviço Social do Cesumar com a declamação do poema Îstatutos do Homem", de Thiago de Mello, pela Assistente Social Graciele Flores.

O evento tem como tema geral Îstado e Políticas de Seguridade Social". Na primeira noite foi debatida a temática "Trabalho e Seguridade Social" , por meio de uma mesa redonda que contou com a participação de dois convidados, o professor da Faculdade de Educação, Ciência e Letras de Paranavaí, Giovaldo Alves da Silva e o professor da Faculdade Noroeste de Minas, Nello Nochi.

A coordenadora e professora do curso de Serviço Social, Marília Gonçalves Dal Bello diz que a escolha da temática vem atender as necessidades dos alunos quanto ao mercado de trabalho no vasto campo nas políticas sociais. "Os temas vem abordar também assuntos que deverão fazer parte do concurso da Previdência Social, previsto, o mais tardar, para o início do próximo ano", explicou a professora.

De acordo com a coordenadora, o objetivo do evento é proporcionar um espaço de crescimento intelectual e profissional para o aluno, com palestras que, além de enriquecer os conhecimentos, são temas não aprofundados em sala de aula.

O professor Giovaldo retomou a história da Revolução Industrial e Revolução Francesa com o objetivo de inserir os alunos no contexto histórico sobre o trabalho. Para o professor, a contribuição da palestra é importante para a formação dos alunos e reflexão dos próprios professores. Quanto às políticas sociais no Brasil, ele afirmou que "tem boas políticas sociais de contenção da miséria, a exemplo do Bolsa Família e Bolsa Escola, mas, em contraponto, também tem um recuo das políticas previdenciárias, quanto ao investimento em habitação e saúde, que são obrigações do estado".

O professor Nello Nochi defendeu a tese que os alunos devem se conscientizar e fazer valer a Constituição quanto ao artigo  "Todos são iguais perante a Lei", já que o mesma não é posto em prática. Para Nochi, a situação do Brasil é péssima justamente pela falta de conscientização das pessoas e profissionais, tendo em vista que a Constituição é boa e só precisa ser efetivada.

O debate prosseguiu estimulando os futuros profissionais de Serviço Social a terem uma postura crítica para efetivamente exigir do Estado os direitos sociais. Quanto à profissão, os debatedores apoiaram a tese de que o curso precisa de uma reestruturação da função, para assim servir a sociedade.

Comparecerem ao evento cerca de 150 alunos da Instituição, mais visitantes e alunos de Paranavaí e de Nova Esperança, professores do curso, convidados para o debate e o pró-reitor acadêmico do Cesumar, professor Cláudio Ferdinandi. A programação acontece até o dia 17, no auditório bloco 6.

Últimas notícias

Categorias