Aluno de Medicina de Unicesumar participa de publicação de dois livros no exterior

Volumes são parte de uma das coletâneas mais completas já publicadas sobre nanomedicina

O aluno do 5º ano do curso de Medicina da Unicesumar, Gabriel Henrique Hawthorne acaba de publicar dois capítulos em dois livros da editora internacional Elsevier. Os volumes são parte de uma das coletâneas mais completas já publicadas sobre nanomedicina até o momento, reunindo pesquisadores de todo o mundo.

Os capítulos são fruto de pesquisas teóricas realizadas durante a experiência como bolsista no Mestrado de Promoção da Saúde da Unicesumar sob orientação do professor Marcelo Picinin Bernuci, e os resultados obtidos permitiram delinear o estado da arte da aplicação clínica. “A Nanomedicina é um campo muito novo e com um universo de possibilidades, mas é complicado pensar em impacto apenas com estudos laboratoriais. Muitas abordagens extremamente promissoras não são investigadas clinicamente. Tudo isso é muito novo, mas revisamos os campos, levantamos questionamentos, expusemos limitações e apresentamos o que existe de atual. Esperamos que o que foi relatado possa, de alguma forma, ajudar neste processo de transição”, ressalta o acadêmico Gabriel Henrique Hawthorne.

O artigo que iniciou esta linha de pesquisa, “Nanomedicine to Overcome Current Parkinson's Treatment Liabilities: A Systematic Review”, foi publicado na revista internacional Neurotoxicity Reseach, em 2016.

O sucesso da publicação no exterior é um indicativo dos esforços do incentivo à iniciação científica e da parceria do curso de Medicina com o Programa de Mestrado em Promoção da Saúde. “Ficamos realizados com o reconhecimento da comunidade científica; é um claro indicativo de que nosso trabalho possui relevância, seja para a ciência nacional ou internacional. Isso promove um ambiente propício para a consolidação dos princípios éticos pertinentes à carreira acadêmica”, explica o professor Marcelo Picinin Bernuci.

Gabriel Henrique Hawthorne ainda destaca a importância dos resultados da pesquisa para o campo acadêmico. “Os estudos direcionados a aplicação clínica da nanotecnologia são caros e requerem muita infraestrutura, por isso a dificuldade em realizá-los, mas espero que em um futuro poder colocar em prática a bagagem teórica que adquiri. Acho que o principal é mostrar que é possível se aproximar da ciência na graduação. Temos consciência de que as nossas conquistas são pequenas, mas elas valem muito se inspirarem alguém. Desejo que a ciência dentro da nossa instituição continue crescendo e que este universo científico seja apresentado com mais realidade”.