Assessor do CREA discute projeto pedagógico do curso de Agronomia

O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-PR) criou uma nova função na organização, que visa uma maior integração do órgão com as instituições de ensino superior credenciadas no Ministério da Educação (MEC). Como o Cesumar possui o curso de agronomia, e sua primeira turma iniciará o quarto ano em julho, foi uma das instituições visitadas este mês pelo assessor do presidente da entidade, Lineu Krul Guasque, de Curitiba.

A visita do assessor do CREA foi antecipada por um convite do coordenador de Agronomia do Cesumar, Odacir Antônio Zanatta, que já havia distribuído um material para os professores, orientando para a discussão do projeto político pedagógico do curso. O coordenador aproveitou a oportunidade da visita para também discutir as diretrizes curriculares do MEC, que pedem uma definição clara do perfil de profissional que a instituição quer formar.

Para o representante do Crea, há muitos problemas na formação de um engenheiro agrônomo devido à ênfase que as universidades dão hoje na difusão de novas tecnologias, o que, segundo ele, influência o estudante a um foco de consumo e não da produção.

De acordo com Guasque, é preciso discutir um novo modelo que possa atingir diretamente o produtor e a unidade de produção, e a partir daí ensinar os estudantes a utilizarem todos os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de forma integralizada, ligando uma matéria à outra para a obtenção de soluções dos problemas no campo.

Para Odacir Zanatta, a visita do assessor também atendeu à necessidade de mostrar aos professores qual a importância deles no curso, porque a integração das disciplinas é uma proposta antiga, mas que depende muito dos professores para dar certo. "Eles precisam compreender que a matemática e a economia têm uma importância muito grande no curso, mas quando estudadas em conjunto, pois individualmente elas não terão a mesma eficácia", afirmou o coordenador.