A faculdade a distância pode oferecer boa estrutura e qualidade de ensino. Mesmo assim, sua dedicação é essencial para os seus estudos.

Organizar os estudos, junto do suporte de bons professores e material didático de qualidade faz toda a diferença nos resultados do curso a distância. Esse é o caminho mais fácil para as melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Pensando nisso, separamos 8 dicas para você se organizar e ter uma boa produtividade no curso a distância. Pode ser difícil manter os estudos em dia quando se tem filhos, trabalho e tantas outras atividades, mas com um pouco de planejamento e seguindo essas dicas, você não terá problemas e será um excelente aluno.

agenda-organizar-estudos-faculdade-a-distancia

Agenda na mão!

O fato de não precisar ir até a faculdade todos os dias é bastante prático e exige disciplina, porque seus compromissos de estudo, trabalho e família podem se misturar. Felizmente, uma agenda com programação de estudos pode resolver esse problema!

Além da agenda eletrônica, que pode ser acessada por aplicativo ou até mesmo dentro da plataforma da faculdade, você também pode usar uma agenda de papel e usar três cores de caneta para preencher. Uma para anotar as demandas da faculdade, outra para os compromissos de trabalho e a terceira para as suas atividades pessoais. Assim, você consegue visualizar como está a distribuição de tarefas no seu dia.

Organize os compromissos com antecedência. Uma vez por semana, preencha a sua agenda pelos próximos sete dias. O domingo é um bom dia para fazer isso.

cta2-ambiente

Planejamento e antecedência

Tem um trabalho para entregar daqui a um mês? Por que deixar para os últimos dias?

Se você já sabe que a sua faculdade a distância divide espaço com a sua família e trabalho, deixar tudo para a última hora pode aumentar o nível de estresse e comprometer o resultado do trabalho. Por isso, comece a fazer a atividade o quanto antes, assim você tem tempo para produzir em etapas, tirar dúvidas com seus professores mediadores e não passar por correria.

Além disso, as chances de fazer um trabalho de qualidade são bem maiores quando você se programa e faz tudo com tempo. Assim, é possível dedicar mais tempo para pesquisas e absorver o conteúdo com calma e no seu tempo, afinal talvez tenha imprevistos no caminho.

Horário de estudo

A ideia de poder estudar a qualquer hora do dia é um dos pontos que atrai muitos alunos para a educação a distância. Mas não se esqueça de estabelecer qual será essa hora!

Leve em conta qual é o período do dia em que você se sente mais disposto. É interessante que seu espaço de estudo seja tranquilo. Determine quantas horas por dia você vai estudar e, nesse momento, a sua dedicação deve ser exclusiva ao curso.

Combine isso com a sua família, explique para todos os familiares o quanto o estudo será importante para o futuro e que você conta com a sua colaboração. Se tiver mais gente em casa quando você for estudar, peça silêncio e tranquilidade. Se você gostar de estudar com música, também vale!

Respeite esse horário de estudo, crie um hábito e faça disso uma rotina. Assim, corpo e mente começam a entender que quando chega aquele momento é hora de se concentrar na leitura ou nos vídeos das aulas.

Local de estudo

Tão importante quanto definir o horário é ter um local que seja apropriado. Uma escrivaninha para apoiar o computador e os seus materiais de estudo (caderno, canetas, apostilas, blocos de anotações…) é mais do que o suficiente.

Nunca é demais lembrar que esse local precisa ser agradável, ou seja, bem arejado, iluminado, limpo e organizado. Tudo isso vai criar um ambiente mais relaxante e confortável, o que interfere positivamente na sua concentração.

Estudar em meio à bagunça é praticamente impossível. Qualquer coisa pode ser uma fonte de distração. Cada um tem um lugar de preferência e um jeito de estudar no qual se sente mais confortável, só cuide para que a concentração nos estudos seja mantida.

casa-para-estudos-a-distancia

Utilize a estrutura da sua faculdade a distância

Embora o curso seja online, não se esqueça de que a instituição conta com um polo de apoio presencial. Lá, você tem acesso à biblioteca, laboratório de informática, salinha de estudos e outros espaços que pode e deve aproveitar.

Você pode frequentar o polo quantas vezes quiser. É o momento de intensificar ainda mais os estudos, variar as pesquisas, emprestar livros para se aprofundar no conteúdo ou apenas buscar um ambiente diferente.

Lembre-se: você tem o direito de utilizar tudo que a faculdade lhe oferece. Não abra mão disso! Aproveite ao máximo o seu período de graduação.

Faça resumos

Não tem muito tempo para estudar antes das provas? Então, no decorrer das aulas, ao invés de apenas ler ou assistir, faça anotações e resumos das informações principais. Assim, quando se aproximar o dia da avaliação, você terá um material muito mais sucinto para ler e se preparar.

Além disso, o hábito de escrever ajuda a manter a concentração e fortalece muito a capacidade de memorização. Aposte nele e você só terá benefícios!

Escolha bem o curso e a instituição

Acredite, vale muito a pena investir o seu tempo procurando uma faculdade a distância de qualidade. Verifique se ela é reconhecida pelo MEC e garante todo o suporte de que você precisa. Estudar a distância não significa estudar sozinho. Uma faculdade a distância de qualidade oferece todo o suporte necessário para o seu aprendizado.

O mesmo vale para a escolha do curso: pesquise as tendências de mercado, identifique os seus gostos e as suas aptidões. Esse é um investimento para todo o seu futuro!

Você já tem experiência estudando em uma faculdade a distância? Conte suas dicas nos comentários!

cta1-ambiente

Avalie este post