Aquele profissional que está sempre buscando mais conhecimento e não se contenta com o que já sabe, está à frente dos demais. É para ele que vão aparecer as melhores oportunidades de trabalho, as promoções, aumento de salário e desafios novos que irão alavancar a sua carreira.

Se você quer fazer parte desse time de sucesso, é muito importante não parar de estudar. Não dê a sua carreira acadêmica por encerrada quando você obtiver o diploma da graduação. Pelo contrário! É nesse momento que você deve se perguntar: e agora, qual é o meu próximo passo?

Para algumas pessoas, a segunda graduação na modalidade de Ensino a Distância (EAD) é a melhor aposta para continuar os estudos. Mas em quais casos é válido investir em outra faculdade? Quando isso pode ser melhor do que partir para a especialização? Isso não significa que o primeiro curso superior foi um desperdício de tempo e dinheiro? As respostas para essas e outras perguntas relacionadas ao tema você confere aqui:

segunda-graducao

Quando fazer uma segunda graduação?

Existem diversas circunstâncias que podem motivar alguém a investir na segunda graduação EAD. No entanto, se você está no início da sua carreira e não dispõe de muito tempo ou dinheiro para investir nesse novo projeto, pondere se as suas razões são válidas nesse momento.

Em geral, o maior motivo para fazer uma segunda graduação EAD ao invés de buscar uma especialização é o desejo de mudar de carreira. Pense na seguinte situação: você ingressou em sua primeira faculdade, concluiu o curso, mas no fim das contas, não foi como esperava.

Ao entrar no mercado de trabalho, você não se identificou profissionalmente com aquela carreira e percebeu que ela não lhe traz uma real satisfação. Esse é um bom indício de que o melhor que você tem a fazer é apostar em uma segunda graduação EAD.

Infelizmente, a sociedade ainda coloca muita pressão sobre o curso superior. Talvez, quando você entrou em sua primeira faculdade, ouviu alguém dizer que estava decidindo todo o seu futuro.

Mas não precisa ser assim. A grande beleza da vida é a capacidade e a possibilidade que o ser humano tem de mudar. Se você não está satisfeito com a sua carreira, procure formas de mudar.

Pense em quanto tempo da sua vida é dedicado ao seu trabalho. Será que vale mesmo à pena passar todo esse tempo se sentindo preso em algo que você não gosta? Reflita! Uma profissão que não lhe faz feliz acaba se tornando um fardo muito pesado para ser carregado.

No entanto, investir em uma segunda graduação EAD e, por consequência, em uma segunda carreira, é algo que exige planejamento. Um simples dia ruim no trabalho não pode ser o suficiente para tomar uma decisão tão importante quanto essa.

O que pesar antes de decidir fazer a segunda graduação EAD

Antes de se matricular, baseie a sua ponderação em alguns aspectos:

  • Você está em uma fase ruim do trabalho?

Muitas vezes, um momento de crise é capaz de lhe confundir sobre a forma como você se sente enquanto profissional. Tente identificar a quanto tempo você tem essa sensação de insatisfação.

Em algum momento você já foi feliz exercendo a sua função? Se sim, o que você fazia? É possível retomar isso?

 

  • Você já terminou a faculdade?

Acredite que muitas pessoas têm vontade de desistir ou mudar de área nos primeiros anos da faculdade. Na maioria das grades curriculares, as primeiras disciplinas são mais teóricas e “pesadas”. Além disso, a faculdade coloca a vida em um ritmo acelerado, que pode te deixar cansado.

Se você ainda está cursando a sua primeira graduação, é importante avaliar se realmente está insatisfeito com a carreira escolhida ou se apenas está com um receio (que é natural) daquilo que está por vir.

  • A sua insatisfação é geral?

Você chegou à conclusão de que quer mudar de carreira, mas tem certeza de que não existe nenhum ramo da sua profissão que lhe agrade?

Dificilmente alguém gosta de absolutamente tudo que faz parte da sua profissão, as pessoas acabam se interessando mais por algumas áreas específicas e é aí que entra a especialização.

  • Lápis e papel na mão

Se a dúvida ainda paira em sua mente, é hora de colocar no papel os prós e contras da profissão relacionada à sua primeira graduação. Escreva tudo o que você gosta nessa carreira e quais são os aspectos que lhe incomodam.

Esse exercício vai lhe ajudar a visualizar melhor qual é a sua atual situação. Também vai ser uma forma de complementar o questionamento anterior e entender se não existe nenhuma área na qual valha à pena se especializar.

Como escolher a segunda graduação?

Se depois de considerar todos esses aspectos, você decidir que a segunda graduação EAD é, de fato, o melhor caminho, chegou o momento da escolha. Atente-se para uma coisa: se você não sabe qual é a segunda faculdade que deseja cursar, tem certeza de que tomou a decisão certa?

Normalmente, quando uma pessoa está insatisfeita com o seu trabalho, ela já se imagina fazendo outra coisa. Se você não está feliz em sua profissão atual e não faz a menor ideia do que gostaria de fazer, pense em procurar uma orientação vocacional.

Todo mundo precisa se encontrar profissionalmente e academicamente. Muita gente tem dificuldade de fazer isso sozinho e é por isso que existem profissionais especializados que podem ajudar.

Para aqueles que, apesar de insatisfeitos, querem aproveitar os conhecimentos adquiridos na primeira graduação, é possível procurar um curso complementar.

Por exemplo: se você estudou história, um curso de ciências sociais vai lhe trazer novas perspectivas. Entretanto, será possível utilizar profissionalmente os conhecimentos da sua primeira faculdade. É tudo uma questão de planejamento de carreira.

Sabe aquela frase: “para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”? Ela se aplica perfeitamente nessa questão. Saber aonde você quer chegar é a base para definir quais passos serão necessários para isso. Tenha metas e objetivos bem definidos e faça com que as suas escolhas sejam consequências disso.
Quer saber quais cursos temos na Unicesumar? Acesse aqui a lista completa!

cta2

Avalie este post

Comentários

Comentários