Existem diversas formas de ingressar no ensino superior, e uma delas é por meio do Prouni. Esse programa traz a oportunidade de estudar em uma faculdade de ensino superior particular por meio de bolsas de estudo, facilitando o acesso a uma educação de qualidade.
No entanto, para concorrer a uma vaga, é preciso preencher diferentes critérios. Eles envolvem, por exemplo, a renda familiar, a nota no Enem e o modo como a pessoa cursou e concluiu o ensino médio. Por isso, é preciso conferir se você também atende a esses requisitos para fazer a inscrição.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo porque neste conteúdo explicamos o que é o Prouni e como ele funciona. Também apresentamos os critérios para participar, mostramos como fazer a inscrição e o que vem depois da aprovação no programa. Confira!
O que é o Prouni?
A sigla Prouni se refere ao Programa de Universidade para Todos. Ele foi criado no ano de 2004 pelo Ministério da Educação com o objetivo de selecionar pessoas interessadas em ocupar uma vaga nas universidades e faculdades particulares brasileiras.
Todos os anos, o Prouni é realizado em duas edições, que acontecem uma no primeiro semestre e a outra no segundo. Quem se inscreve no programa pode receber uma bolsa de estudos com 50% de desconto na mensalidade do curso ou 100% de desconto. Ou seja, é possível ter uma bolsa integral e estudar em uma faculdade particular de graça.
Quem faz o pagamento do curso é o próprio governo. Por isso, a quantidade de vagas é limitada, e é preciso preencher alguns critérios para concorrer, mas vamos falar sobre isso um pouco mais adiante neste mesmo artigo.
Como o Prouni funciona?
Como dito, atualmente são feitas duas edições do Prouni, e quem tem interesse em concorrer a uma vaga pode se inscrever em qualquer uma delas. Geralmente, as inscrições acontecem no final do mês de janeiro e no início do mês de julho.
Ela é feita pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. É necessário entrar com a conta gov.br. O prazo para fazer a inscrição costuma ser de quatro dias.
Ao se cadastrar na página do Prouni o sistema automaticamente insere a nota do Exame Nacional do Ensino Médio, considerando as duas edições anteriores. Portanto, para participar do programa e concorrer a uma bolsa é necessário realizar o Enem.
Na página do Prouni, é preciso preencher diversas informações, inclusive, escolher a faculdade e o curso desejado. As instituições de ensino que disponibilizam o Prouni como forma de ingresso liberam no sistema as graduações e a quantidade de vagas que serão ofertadas, além do tipo de bolsa.
Com base na nota do Enem de cada participante, o próprio sistema faz a seleção daqueles com uma pontuação mais alta em cada curso. Então, as vagas são preenchidas tendo como base esse critério. Aqueles que tiverem nota mais alta é que serão contemplados com as bolsas de estudos.
Quem pode concorrer às bolsas?
Ao longo deste artigo, repetimos que para participar do Prouni é necessário preencher alguns critérios. Ou seja, não são todas as pessoas que podem se inscrever no programa, uma vez que ele é destinado, em especial, àquelas com uma renda familiar mais baixa que desejam estudar em uma instituição de ensino superior privada.
Portanto, para participar no programa é preciso atender a estes requisitos:
- ter cursado o ensino médio completo em uma escola pública ou privada, mas na condição de bolsista;
- ou ter cursado parte do ensino médio na escola pública e parte em uma escola particular como bolsista integral;
- ou ter cursado parte do ensino médio na rede pública e parte em instituição particular como bolsista parcial ou sem bolsa;
- alcançar pelo menos 450 pontos em uma das duas últimas edições do Enem e não zerar a redação;
- não ter diploma de nível superior;
- comprovar a baixa renda, de acordo com as regras divulgadas no edital de cada de cada edição do Prouni;
- ser uma pessoa com deficiência;
- ser professor da rede pública de ensino (sem a necessidade de comprovar renda).
No último caso, é permitido somente a inscrição em um curso de pedagogia ou de licenciatura.
Por que é interessante participar do Prouni?
Participar do Prouni é interessante porque traz mais uma oportunidade para ingressar no ensino superior. Como você viu, são oferecidas bolsas de 50% ou 100%, assim, é possível cursar uma graduação de qualidade até mesmo de graça em uma faculdade com credibilidade no mercado.
Dependendo do curso desejado e da renda familiar, o valor da mensalidade pode apertar o orçamento. Logo, fazer a inscrição no Prouni é uma ótima opção para ingressar no ensino superior sem ter que se preocupar com questões financeiras.
Além disso, a inscrição no Prouni não impede a participação em outros processos seletivos. Sendo assim, é possível tentar uma vaga no programa e, ao mesmo tempo, fazer o vestibular das faculdades, concorrer aos descontos e às bolsas de programas particulares que elas oferecem e até mesmo fazer a inscrição no Sisu.
Como fazer a inscrição no Prouni?
Explicamos que para fazer a inscrição no Prouni é preciso acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Porém, como você viu, as inscrições são abertas em momentos específicos do ano. Então, é preciso ficar de olho no calendário divulgado pelo MEC para não perder o prazo, também para conferir no edital quais são os critérios para participar e as datas.
Para fazer a inscrição, siga o passo a passo:
- entre na página do Prouni e faça o login utilizando a conta gov.br;
- preencha os campos com seus dados particulares e clique em “minha inscrição”;
- na página que abrirá, escolha até duas opções de curso do seu interesse;
- pesquise as vagas disponíveis procurando pelo nome da graduação, da instituição de ensino ou do município de interesse;
- depois de encontrar o curso desejado, selecione a opção “ampla concorrência” ou “cotas”, dependendo do perfil de cada pessoa;
- para finalizar, confirme a inscrição.
Perceba que você tem duas chances de conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni, já que pode selecionar até dois cursos. Em caso de aprovação em ambos, é preciso escolher aquele de sua preferência e deixar a vaga do outro para os demais candidatos.
O que acontece em caso de aprovação no Prouni?
A cada edição do Prouni será informado aos candidatos a data prevista para sair o resultado da primeira chamada. Ele é divulgado no mesmo portal em que é feita a inscrição. As pessoas aprovadas devem comparecer à instituição de ensino dentro do prazo para realizar a sua matrícula e garantir a vaga no programa.
Caso isso não aconteça, será feita uma nova chamada e ainda existe uma lista de espera. É muito importante comparecer à faculdade portando os documentos para se matricular, do contrário, a vaga será perdida.
Geralmente, é solicitada a mesma documentação utilizada para fazer a inscrição no programa, o que inclui, por exemplo:
- documento de identificação do candidato e dos membros da família;
- comprovante de residência;
- comprovante de rendimentos ou renda familiar.
A faculdade poderá solicitar ainda outras documentações, conforme julgar necessário, para comprovar que a pessoa preenche todos os critérios para receber a bolsa.
Vale ressaltar que o Prouni é uma das opções de ingresso nos cursos da UniCesumar. A instituição oferece estrutura, acolhimento e suporte em todas as etapas do processo seletivo para garantir que você também tenha a oportunidade de acesso a um ensino de qualidade. É por isso que estudar na Uni faz toda a diferença para ter uma excelente trajetória acadêmica e receber o melhor preparo para entrar no mercado de trabalho.
O que você acha dessa oportunidade oferecida pelo Prouni? Já pensou em participar desse programa também? Deixe seu comentário e conte para a gente.