No blog de hoje, separamos o tema Gestão do Sistema Único da Assistência Social. A professora Francieli Prado vai falar um pouco sobre a importância desta pós-graduação e sanar as principais dúvidas do tema. Vamos lá?

O que é Gestão do Sistema Único da Assistência Social?

A Gestão do SUAS é a área responsável, dentro das políticas públicas de assistência social, pelo gerenciamento dos serviços, programas e projetos executados na esfera pública. Além disso, pela articulação das estruturas estatais com a sociedade civil no processo de fomento, implementação, execução, avaliação e monitoramento das políticas públicas nesta área. A gestão do SUAS pauta-se nos princípios da eficiência, da eficácia e da efetividade das ações mediante às demandas existentes na sociedade. Além disso, respeitando os princípios constitucionais e as demais normas jurídicas da Assistência Social (LOAS, PNAS, NOB-SUAS, NOB-RH/SUAS, Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais entre outras).

A Gestão do SUAS é composta por equipe multidisciplinar e envolve ações de gerenciamento de recursos humanos, financeiros e de políticas em execução ou a serem executadas. Também pode-se citar o planejamento, monitoramento e avaliação (Vigilância Socioassistencial), Controle Social (Secretaria Executiva de Conselhos) e de gestão da informação.

Em suma, a Gestão do SUAS é a área dentro do sistema que garante operacionalidade para toda a rede de atendimento socioassistencial. É por meio de políticas que se torna capaz de promover o desenvolvimento humano e social, garantindo, deste modo, o efetivo exercício dos direitos fundamentais de cidadania.

Qual é a importância deste tema?

As complexas relações existentes em todos os setores da sociedade e o contínuo desenvolvimento das relações sociais suscitam cada vez mais questões acerca da importância de um gerenciamento satisfatório na área pública e, consequentemente, nas instituições do Terceiro Setor que estabelecem redes de parcerias e colaboração. A importância da Gestão do SUAS está no ponto de articulação que esta área possui dentro das políticas públicas de assistência social.

Uma gestão eficiente significa que as ações planejadas ou implementadas podem alcançar resultados mais satisfatórios, o que ocasiona em melhores resultados para sociedade. Tratar a Gestão do SUAS como prioridade significa, por exemplo, que os serviços, programas e projetos de Gestão Básica ou Especial, pertencentes à área pública ou à sociedade civil, tenham a segurança necessária no campo de ação e atendimento do cidadão. Outrossim, significa pactuar ações com a sociedade pela descentralização do poder, o exercício do Controle Social e a efetividade da transparência pública e do accountability na utilização de recursos financeiros para atendimento das prioridades demandadas, afastando os interesses particularistas e garantindo a função social do Estado de atender a coletividade.

O que se espera de um profissional dessa área?

Um profissional que integra a Gestão do SUAS deve ser dinâmico, comprometido e, sobretudo, altruísta. A necessidade de saber trabalhar em equipe é determinante para aqueles que querem ocupar uma posição nessa área. Ser um profissional da Gestão significa estar em estudo contínuo e estar o tempo todo conectado com as demais áreas do SUAS.

O que essa pós-graduação contribui na vida profissional?

Este curso oferece instrumentos de análise e trabalho para atuar na política de Assistência Social e na Gestão do Sistema Único da Assistência Social – SUAS.

Quais são as possíveis áreas de atuação para este especialista?

A área abarca diferentes setores. O especialista pode trabalhar com sistemas de informações governamentais, elaboração de projetos, vigilância socioassistencial, gerenciamento de recursos humanos e financeiros, secretaria executiva de conselhos, direção e coordenação de serviços, programas e projetos – tanto na área pública quanto na privada -, políticas intersetoriais, tais como crianças e adolescentes, educação, habitação e saúde entre outras.

Pra quem é direcionado este curso?

Para todos os profissionais que gostam de dinamismo profissional e que tenham interesse em compor as políticas públicas de assistência social ou intersetoriais, que vislumbram o desenvolvimento humano e social por meio de ações políticas eficazes em um sistema de redes de cooperação e parceria entre o poder público e a sociedade civil.

Minha graduação não é nesta área, eu posso cursar?

O SUAS é um sistema que comporta uma equipe multidisciplinar em sua estrutura. Por este motivo, vislumbra as potencialidades de todas as áreas de formação para a implementação das políticas públicas de assistência social. Por se tratar de uma política pública, profissionais de todas as áreas possuem seu espaço na gestão do SUAS. Podemos citar profissionais do serviço social, psicologia, economia, pedagogia, sociologia, administração, estatística, ciência da computação, direito, por exemplo, podem exercer funções na Gestão SUAS. Ou seja, desde que preparados para atuar, qualquer profissional pode integrar a Gestão do SUAS.

Faça pós-graduação em Gestão do Sistema Único da Assistência Social

Conheça o curso de pós-graduação em Gestão do Sistema Único da Assistência Social na plataforma Universo EAD.

Avalie este post

Comentários

Comentários