Você tem interesse na área de negócios imobiliários, mas tem dúvidas? A professora Marcia Zanata Maio descreve alguns pontos da pós-graduação em Gestão de Negócios Imobiliários da EAD Unicesumar. Vamos lá?

O que é Gestão em Negócios Imobiliários?

A gestão imobiliária é um conjunto de técnicas, práticas e ferramentas que possibilita aos gestores de imóveis manter bons clientes e captar novos interessados, aumentar a carteira de produtos e melhorar o atendimento final. Transações de compra e venda de imóveis costumam envolver quantias elevadas de dinheiro. Por isso, é importante contar com a ajuda de um especialista que avalie os pontos negativos e positivos do negócio. Além disso, que leve em conta possíveis imprevistos que possam ocorrer durante a transação.

O profissional em Negócios Imobiliários é especializado no mercado imobiliário. Ele é capaz de avaliar um imóvel de acordo com seu estado de conservação, os materiais utilizados nos acabamentos e sua localização para determinar seu valor de mercado.

Qual é a importância deste tema?

Quem deseja aprofundar seus conhecimentos na área de Negócios Imobiliários pode optar por cursos técnicos nesta área (como o de Transações Imobiliárias). Para aumentar ainda mais sua competitividade no mercado, é melhor fazer um curso superior, que pode ser tecnológico ou bacharelado. Também é importantíssimo a uma pós-graduação para especializar-se ainda mais.

Dependendo da área em que esse profissional deseja atuar, é preciso obter um registro junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Para conseguir, é preciso ter feito um curso técnico ou superior na área.

O que se espera de um profissional dessa área?

O corretor de imóveis é a pessoa que faz a intermediação comercial entre donos de imóveis e clientes. Ele reúne e avalia toda a documentação necessária para os processos de compra, venda e aluguel de imóveis. Além de saber avaliar um imóvel, o profissional de Negócios Imobiliários também é procurado por seus conhecimentos nas questões burocráticas e contratuais dessas transações.

O que essa pós-graduação contribui na vida profissional?

Este é o caminho mais comum e o mais desejado entre profissionais de Negócios Imobiliários. Apesar da instabilidade da profissão (em geral, corretores não trabalham com carteira assinada, apenas com comissão sobre as vendas), ela pode oferecer ganhos maiores do que um salário fixo.

Um dos grandes atrativos da profissão é a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar e com horários flexíveis. Isso permite que muitos profissionais de outras áreas trabalhem como corretores de imóveis, por exemplo, para aumentar a renda familiar sem abandonar sua carreira original.

Quais são as possíveis áreas de atuação para esse especialista?

As diferentes áreas de atuação do profissional especializado em Negócios Imobiliários são:

  • Corretagem de Imóveis;
  • Consultoria Imobiliária;
  • Administração de Condomínios;
  • Construção Civil.

Pra quem é direcionado a pós em Gestão em Negócios Imobiliários?

Profissionais na indústria de construção civil, em empresas imobiliárias, administradoras de imóveis, condomínios, escritórios de corretagem e de advocacia na área imobiliária e incorporadoras.

Minha graduação não é nessa área, eu posso cursar?

Se o profissional tem a formação em Direito, por exemplo, o estudo fornece conhecimentos básicos e fundamentais para o exercício da atividade profissional e os documentos necessários para formalizar um negócio imobiliário. Além disso, pode conhecer os principais contratos e formas de transmissão utilizadas no Direito Imobiliário e por meio do Direito de Família:

  • Escritura pública, tabelionato e registro de imóveis;
  • Compromisso de venda e compra irretratável e irrevogável;
  • O contrato de venda e compra;
  • Permuta;
  • Doação;
  • Promessa de compra e venda.

Se o profissional for um engenheiro civil:

  • Vai analisar os conteúdos pertinentes aos relatórios de impactos ambientais;
  • Discutir a importância das características locacionais para empreendimentos imobiliários;
  • Definir as principais características fisiográficas a serem consideradas para a implantação de empreendimentos imobiliários;
  • Apresentar os principais conceitos sobre impacto ambiental, impactos ambientais antrópicos de maior prevalência em áreas urbanas e sua influência sobre a implantação de empreendimentos;
  • Compreender as etapas que compõem os estudos de impactos ambientais;
  • Analisar os conteúdos pertinentes aos relatórios de impactos ambientais (EIA, AIA e RIMA);
  • Compreender as principais características, usos e funções dos instrumentos de controle selecionados: plano diretor, zoneamento de uso do solo e parcelamento do solo urbano.

Faça pós-graduação em Negócios Imobiliários

Visite o site e conheça o curso na plataforma Universo EAD.

Avalie este post

Comentários

Comentários