O momento dos estudos deve ser pautado pelo foco, tranquilidade e determinação, seja ele para entrar em uma faculdade ou passar em um concurso público. Se você unir essas três palavras, dificilmente não teremos a motivação necessária para se concentrar e conseguir alcançar os objetivos.

Então, se o seu objetivo é frequentar ambientes de estudo perfeitos, saiba que está no lugar certo. Neste conteúdo, apresentamos 7 exemplos de lugares que podem facilitar os seus estudos.

Gostou? Então, vamos lá!

1) Bibliotecas

As bibliotecas são lugares bastante frequentadas por quem busca estudar com tranquilidade. Sabe por quê?

Esses ambientes costumam ser climatizados, iluminados, silenciosos e normalmente contam com materiais de todos os tipos – você pode pesquisar em livros, revistas, jornais e internet, por exemplo.

2) Cafeterias

Se seu objetivo é variar o local e buscar ambientes de estudo mais tradicionais, as cafeterias são uma ótima escolha.

Além de tomar um café e ficar mais ligado no momento de debruçar sobre os livros, você pode conhecer novas pessoas, que talvez estejam em busca do mesmo objetivo que você. Essa é uma boa oportunidade para trocar experiências e conversar sobre assuntos à vida de estudante.

Nada melhor que ir em lugar propício para o estudo e, ainda por cima, fazer novas amizades, não é mesmo?

3) Livrarias

As livrarias, assim como as bibliotecas, são bons lugares para pessoas que não conseguem se concentrar com barulho e buscam ambientes mais silenciosos.

Ainda não são todas que permitem esse acesso, mas várias delas já estão disponibilizando seu espaço para essa atividade, que está ficando comum entre os estudantes brasileiros.

Gostou da ideia? Então, faça uma pesquisa das livrarias da sua cidade, entre em contato e pergunte se é possível estudar e consultar materiais da loja.

4) Trabalho

Sabemos que a vida é muito corrida e, muitas vezes, o único tempo que sobra são as horas vagas no trabalho.

Então, se você quer estudar mesmo sem muito tempo disponível, saiba que o ambiente do trabalho pode ser uma boa alternativa.

Procure separar uma parte do horário de almoço ou chegar antes do início do expediente, para que você consiga se desligar de tudo o que acontece no ambiente do trabalho.

5) Parques

Geralmente, os parques são locais tranquilos e que te permitem um contato com a natureza e a luz do sol – fonte da vitamina D, que evita o estresse, ajuda a manter a concentração e previne diversos tipos de câncer.

Além de ser uma experiência relaxante e que pode se tornar muito produtiva, estudar em um parque pode fazer muito bem para sua saúde!

6) Trânsito

Ir e voltar do trabalho consome muito tempo de quem vive nas grandes cidades. Então, nada mais justo do que transformar um contratempo em oportunidade, não é mesmo?

Aproveite o tempo que você está parado em um engarrafamento para ler seus materiais e fazer exercícios de revisão.

Essa estratégia pode ser complicada para quem está no volante, mas a tecnologia pode ajudar você nessa hora. Podcasts e videoaulas são ferramentas muito úteis e que não vão tirar sua atenção do trânsito.

Local de estudo

7) Quarto

Não poderíamos, em hipótese alguma, deixar o quarto de fora da lista dos ambientes de estudo perfeitos, não é mesmo?

Algumas pessoas rendem mais na parte da manhã, outras à tarde e algumas à noite. Se você transformar seu quarto em um local em que consiga estudar com silêncio e privacidade, seus estudos podem ser produtivos a qualquer hora do dia!

Sua casa pode ser a maior aliada para que você consiga alcançar seus objetivos. Quer saber como transformá-la em um ambiente de estudo perfeito? Então, confira alguma dicas que separamos para você:

Afaste todas as distrações

O primeiro passo para tornar sua casa um local próprio para os estudos, é afastar tudo que pode tirar seu foco.

O ideal é se desconectar do universo digital – smartphones, tablets, notebooks etc. Além disso, tente não conversar com quem mora com você no momento dos estudos.

Preze pelo conforto

O ideal é que você se sente em uma boa cadeira e tenha uma mesa organizada, que comporte todo seu material. Seu mobiliário deve ser adaptado para que você estude com uma postura corporal correta.

Crie uma rotina fixa de estudos

Se você está certo de um objetivo, é preciso fazer um planejamento e agir com inteligência. Quando o assunto são os estudos, é preciso ter organização e criar uma rotina fixa de estudos.

Para isso, o ideal é conseguir planejar os dias e horários para vai estudar. Uma boa tática é estabelecer punições para você mesmo caso a rotina não for cumprida – por exemplo, estudar no final de semana se falhar um dia do planejamento.

E aí, gostou dos exemplos e dicas para conseguir ambientes de estudo perfeitos? Então, conheça mais sobre a Unicesumar e escolha o melhor curso para você!

cta1-ambiente

Avalie este post