A vida da gente é cada dia mais corrida — trabalho, estudo, ajudar os pais em casa. Muita coisa, não é mesmo? Por isso, cursar uma graduação pede força de vontade e dedicação. Mas que tal estudar em casa, no conforto do seu quarto? Afinal, o ensino remoto e EAD é uma possibilidade em boa parte das faculdades.

Ao optar pela graduação EAD, você tem mais autonomia e passa a garantir um maior controle do seu tempo. Sem contar que o diploma de Ensino Superior permite algumas vantagens bem interessantes.

Neste texto, vamos falar sobre tudo isso e ainda apresentar os benefícios e os desafios de estudar em casa. Siga com a leitura para entender suas oportunidades!

Por que você precisa seguir estudando

Se você já terminou o Ensino Médio e acredita que está ótimo de estudos por enquanto, engana-se. Pessoas que têm objetivos, sonhos e não querem ficar estagnadas devem seguir estudando! Primeiro, por uma questão salarial: pesquisas indicam que quem faz Ensino Superior ganha cerca do dobro de quem para no Ensino Médio, sabia?

Ter um salário mais alto é imprescindível para um padrão de vida que permita a você viajar, ter alguns luxos e ainda criar uma família — se for um dos seus sonhos. Outro ponto é que você vai conquistando cargos mais altos e ganha perspectiva de crescimento na carreira.

Além disso, é preciso seguir se aperfeiçoando e estudando mesmo após a faculdade. Isso porque, hoje, o mercado de trabalho é muito concorrido. As pessoas que se dão bem são aquelas que trabalham a fim de manter diferenciais — seja com uma pós-graduação, cursos livres ou outras especializações.

https://www.youtube.com/watch?v=IlLLkl2T2Oo&t&feature=youtu.be

As vantagens de estudar em casa

Estudar em casa trouxe muitas facilidades à rotina dos estudantes. Quem faz faculdade EAD consegue gerenciar melhor o tempo e, muitas vezes, não sente a menor falta das idas à faculdade. A seguir, falamos das principais vantagens que vale ter em mente!

Você faz seu horário

Uma faculdade presencial exige que o aluno esteja, todo dia, das 19h às 22h na instituição, por exemplo. Então, você já sabe que, nesse período, sua agenda estará comprometida. Muitas vezes, é preciso sair correndo do trabalho e mal dá tempo de ficar em casa direito!

Com o ensino EAD, o estudante escolhe os horários que vai assistir às videoaulas, ler os conteúdos e fazer as atividades. Pode ser no intervalo do trabalho, na hora do almoço, logo pela manhã etc. Dessa maneira, a rotina também fica menos cansativa e monótona.

Pode fugir do trânsito

São raras as pessoas que podem estudar, trabalhar e viver no mesmo bairro, fugindo do trânsito. E nada mais chato do que perder longos minutos ou horas se locomovendo, não é? Ao optar por estudar em casa, você tem um trajeto a menos no dia e ganha tempo para estudar e curtir a família.

Desenvolve autonomia

Ao optar pelo ensino EAD, você vai precisar de proatividade no dia a dia para estudar e fazer as atividades, sem depender tanto de grupos. Isso permite o desenvolvimento de autonomia, uma característica imprescindível e muito bem-vista pelos líderes no mercado de trabalho.

Faz economia

Cursos EAD já tendem a custar menos que o ensino presencial, fato. Fora isso, você deixa de gastar com os deslocamentos e possíveis consumos na faculdade, como lanches, cafés, cópias, impressões etc.

Consegue rever os conteúdos

Todas as aulas EAD estão gravadas. As instituições as disponibilizam no AVA, que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Assim, é possível assisti-las mais de uma vez, caso tenha ficado com alguma dúvida.

Os desafios de estudar em casa

Apesar de todas as vantagens que você viu acima, todo estudo tem seus desafios e não é diferente do que acontece com quem opta por estudar em casa. Veja quais são na sequência e prepare-se para driblá-los!

Ter foco ao cumprir as tarefas

Notificações do celular. Alguém chamando você em casa. A televisão ligada. O cachorro do vizinho latindo. Existem muitas distrações para quem estuda em casa, mas elas também se fazem presentes no ensino tradicional — como aquele amigo que ama tirar seu foco, certo?

Então, cabe a você ter disciplina e determinação de modo a entender que a hora de estudar deve ser apenas para isso. Peça a colaboração da família, deixe seu celular no silencioso e ouça músicas que melhorem a concentração, como as clássicas e os ruídos da natureza.

Sanar as dúvidas

É comum ter dúvida em uma explicação ou na execução de um exercício. Quando você está na sala de aula, basta levantar a mão e chamar o professor. Mas, e no EAD? Simples também: use fóruns, mande e-mails e peça ajuda. O que não vale é ir acumulando interrogações na sua cabeça, que vão atrapalhar o aprendizado de uma matéria ou de um conceito.

Contar com bom acesso à internet

Apesar de internet em casa ser bem comum, um em cada quatro brasileiros ainda não tem acesso residencial. Por isso, esse ponto ainda é um desafio para muitos. Se é o seu caso, você pode contar com a ajuda de vizinhos ou parentes e não deixar seu sonho de obter um diploma para depois.

Ter dispositivos tecnológicos

Notebook, desktop ou tablet são equipamentos essenciais a quem vai estudar em casa. Apenas um deles já vai resolver! Além disso, um smartphone facilita ao checar mensagens e e-mails, assim como permite ver aulas no trajeto do trabalho ou durante seu almoço.

Vencer o preconceito

Uma faculdade EAD ainda sofre alguns preconceitos, nem do mercado de trabalho em si, mas dos estudantes. Se você faz parte desse time, saiba que é um ensino que mantém a qualidade e cujo diploma é aceito como de um curso presencial. Ou seja, desapegue dessa ideia!

Como escolher o melhor curso a distância

Para entender sobre as melhores faculdades EAD, você deve levar em conta as plataformas de ensino, a atualização da grade curricular, o nível dos professores, a satisfação dos estudantes e ex-estudantes e a avaliação do Ministério da Educação (MEC). Com isso em mente, fica mais fácil acertar na instituição.

A UniCesumar, por exemplo, nos cursos de Engenharia EAD, disponibiliza aos alunos laboratórios modernos, fruto de um investimento de mais de R$ 7 milhões! Moral da história? Tenha atenção nos extras que a graduação oferece.

Estudar em casa é uma ótima forma de conquistar seu diploma de Ensino Superior, conseguir bons cargos de trabalho e contar com aumentos salariais. Por isso, planeje seu futuro com a certeza de que a graduação EAD tem qualidade, sim, além de várias vantagens, como você viu.

Já que chegou até aqui, aproveite para ver nosso guia completo sobre formação EAD e ter mais informações ao escolher sua área sem nenhuma dúvida!

Avalie este post

Comentários

Comentários