Volta às aulas: 8 dicas para começar a faculdade com o pé direito

Você está há um bom tempo sem estudar e fica nervoso ao pensar na volta às aulas? Bate aquela dúvida se vai conseguir conciliar a rotina agitada com a faculdade a distância?

Fique tranquilo porque você não está sozinho! Essa é uma preocupação muito comum de quem está voltando a estudar após anos no mercado de trabalho. O importante é saber que com organização e disciplina a volta às aulas não vai ser sofrida!.

E foi pensando nisso que preparamos este post! Vem com a gente para conferir 8 dicas que vão ajudar você a voltar a estudar e ter sucesso durante o curso.

cta1-ambiente

1. Consulte o calendário acadêmico antes da volta às aulas

Verificar todas as datas importantes do semestre é o primeiro passo para garantir uma volta às aulas tranquila. Ao consultar o calendário acadêmico, você vai ter uma visão geral de todo o período e vai poder organizar melhor a sua rotina e as suas folgas.

Nesse documento, você vai encontrar as principais datas para o aluno de ensino a distância. A data da volta às aulas, das avaliações, das entregas de trabalhos que valem nota, dos feriados e do período de recuperação, por exemplo.

Com essas informações valiosas em mãos, você vai poder estabelecer uma rotina de estudos eficiente.

2. Estabeleça uma rotina de estudos

Ter uma rotina estabelecida é o segredo para se dar bem na volta às aulas e aproveitar ao máximo a faculdade EAD. Ao definir dias e horários de estudo e seguir essa rotina, estudar vai se tornar um hábito e você não vai perder prazos importantes.

Além disso, também vai habituar todos os envolvidos na sua rotina a essa novidade. Isso é importantíssimo para não perder o foco e não prejudicar sua vida pessoal e acadêmica.

Sem essa prática, as necessidades familiares podem tomar um tempo maior dos seus estudos. E quando você menos esperar, perderá prazos ou estará em cima da hora para fazer as tarefas.

3. Prepare o seu local de estudos antes da volta às aulas

Mesmo com a flexibilidade oferecida pela EAD, é essencial ter um local de estudos fixo na volta às aulas. Isso vai ajudar a manter a sua rotina e a mostrar a seus familiares que você precisa se concentrar.

Por isso, procure ter um canto de estudos em um cômodo tranquilo da sua casa. Se não for possível, combine com a sua família um momento de silêncio. Enquanto eles diminuem o volume das atividades, você assiste aos conteúdos das disciplinas sem interrupções.

4. Cumpra os prazos estabelecidos

Entregar todas as tarefas dentro do prazo e não perder data de prova é fundamental para não prejudicar o seu desempenho e encarar uma reprovação.

Se você é uma pessoa que deixa tudo para última hora, trabalhe para mudar esse hábito antes da volta às aulas! Portanto, não deixe para amanhã o que pode fazer hoje! Tenha sempre o calendário acadêmico a poucos cliques de distância e cumpra os prazos para conseguir tirar de letra a graduação EAD.

Desde a volta às aulas, é importante ficar atento aos prazos das atividades

5. Não sobrecarregue sua grade de disciplinas

Apesar da tentação ser grande em alguns casos, não se inscreva em mais disciplinas do que a sua grade curricular indica. Ao fazer isso, pode ficar sobrecarregado e reduzir consideravelmente seu rendimento.

Lembre-se de que a grade foi pensada para você adquirir novos conhecimentos sem sofrimento. Tentar abraçar a faculdade com as pernas vai afetar também sua vida pessoal e profissional.

Afinal, você provavelmente vai ficar estressado com o alto volume de informação, tarefas e prazos a cumprir gerados pelas disciplinas extras.

Portanto, tome muito cuidado ao definir a quantidade de disciplinas que vai cursar durante o semestre.

6. Lembre-se das vantagens de estudar

Se bater um desânimo ou medo em relação à volta às aulas, lembre-se dos benefícios que o estudo gera para a sua vida pessoal e profissional.

Com um diploma de nível superior você vai ter acesso a melhores oportunidades de trabalho e a sua remuneração pode aumentar consideravelmente. Como resultado, vai poder tirar do papel sonhos antigos, como trabalhar em uma empresa específica ou dar entrada em um carro ou apartamento.

Além disso, o desenvolvimento pessoal também merece destaque. Ao fazer uma graduação, você vai lidar com eventos e situações que possibilitam o desenvolvimento do autoconhecimento.

Ao se conhecer melhor, se torna ainda mais responsável, maduro, independente e com decisões mais adequadas à sua realidade e objetivos.

7. Busque conhecimento fora da sala de aula on-line

O aprendizado durante a faculdade EAD também acontece fora dos ambientes virtuais de aprendizagem. Amplie seu conhecimento ao consultar livros, sites e vídeos indicados por professores e colegas de classe.

Além disso, desenvolva habilidades em uma língua estrangeira importante para o seu curso. Se você vai estudar Gestão da Tecnologia da Informação, por exemplo, ter conhecimento da língua inglesa é fundamental para potencializar seus estudos e acessar conteúdos inovadores sobre a área.

Mas não concentre todo o saber! Compartilhe suas descobertas com os colegas de classes e professores. Ao fazer isso você enriquece a discussão, faz networking e auxilia os demais estudantes a ficarem atualizados.

8. Recompense seus esforços

Por fim, estabeleça recompensas para as atividades finalizadas com sucesso. Isso é essencial para se manter motivado e não se sentir sobrecarregado com os estudos.

Após entregar um trabalho importante dentro do prazo, retire sua recompensa e aproveite esse momento de descanso. Você pode escolher algo que gostaria de fazer ou uma guloseima para comer, por exemplo.

Além disso, não esqueça de recompensar sua família também.

Afinal, eles colaboram para você estudar com calma e sem interrupções. Essa importante ajuda deve ser valorizada sempre!

Pronto! Agora você já sabe o que fazer para ter uma volta às aulas muito mais tranquila. Siga essas dicas, dedique-se aos estudos e aproveite todas as oportunidades para ampliar o seu conhecimento.

Que tal conferir os cursos de graduação a distância que você pode fazer e se inscrever no curso de seu interesse?

cta2-ambiente

Comentários

Comentários

Deixe o seu comentário

Recomendado para você