A opção pelo curso superior a distância, na maioria das vezes, já está atrelada com a necessidade de conciliar os estudos com uma série de outros compromissos. Se você já está no mercado de trabalho e, principalmente, se tem família e filhos para cuidar, pode ser um pouco difícil organizar essa agenda.

Difícil, mas não impossível! Mesmo com diversos afazeres para tomar conta, você pode ser um aluno dedicado, especialmente se contar com a praticidade da educação a distância.

Leia a seguir algumas dicas para quem precisa conciliar uma rotina agitada com o curso superior a distância.

Entenda como seu tempo é gasto

Não desista de fazer um curso superior a distância por ter medo de não conseguir se organizar. O segredo é conhecer sua rotina bem para poder acomodar um tempo para as aulas.

Para melhorar qualquer aspecto da sua vida, primeiro você precisa entendê-lo de forma profunda. Durante uma semana comum, anote tudo o que você fez e quanto tempo gastou em cada atividade. Tudo mesmo: banhos, refeições, sono.

Você pode usar a ferramenta que esteja mais ao seu alcance. Pode ser uma planilha do Excel, o bloco de anotações do celular ou uma agenda física. Você vai se surpreender com a quantidade de tempo que é desperdiçado.

Avalie os dados. Separe todo o tempo que você costuma gastar fazendo coisas importantes e aquilo que pode ser alterado. Considere também que em alguns períodos seu corpo pode estar cansado e por isso demora mais nas atividades.

Agora que você viu como é possível economizar tempo, separe um pouco dele para o seu curso superior a distância. Procure escolher o mesmo horário todos os dias. Assim, você cria uma rotina para não demorar tanto em outras tarefas e não atrasar na hora de estudar.

estudando-para-curso-de-graduacao-a-distancia

Otimize seu tempo de estudo

Uma marca de quem vive muito atarefado é sofrer de ansiedade e stress. As atividades se acumulam e o medo de tudo atrasar nos paralisa. Mas existe uma técnica que pode ajudar a superar esse padrão e ainda conciliar os estudos de um curso a distância na sua rotina.

Pode parecer complicado, mas o ponto chave é descobrir qual é o seu estilo de aprendizagem. Você pode aprender de forma visual, auditiva, com leitura e escrita ou de forma cinestésica (prática). Compreender qual desses tipos é o seu, podendo ser mais de um ao mesmo tempo, vai economizar muito tempo de estudo.

Aprender de um jeito mais fácil para você facilita a assimilação da matéria do curso a distância, além de prender sua atenção por mais tempo. Se o seu estilo é auditivo, por exemplo, procure ouvir todas as aulas e ainda procure podcasts na internet que complementem a matéria. Audiobooks também vão ajudar nessa tarefa.

Preencha seu tempo de estudo com o formato que mais lhe agrada. Assim, sem querer, vai deixando de procrastinar. Existem testes na internet que ajudam a descobrir qual é seu estilo, como este do Terra. Mas logo de cara você já deve ter se identificado com algum!

Elimine distrações

O que mais traz distrações na hora dos estudos é a nossa divisão entre prestar atenção no computador e no celular. Procure lembrar-se o tempo todo de que a aula é na tela principal, com as aulas do curso superior a distância, e esqueça o resto. Coloque o celular no modo silencioso.

Isso também vale para aquelas notificações que aparecem no canto e desviam seu olhar. Também não vale abrir uma aba com a plataforma EaD e na outra deixar o Facebook ligado. Pode ter certeza de que você vai checar a rede social a todo momento.

A distração também pode vir em meio aos próprios estudos. Uma matéria que você gosta mais pode tomar mais tempo e a que é um pouco mais maçante pode ficar para trás. Com isso, os prazos podem se acumular. Procure colocar suas prioridades em ordem.

Eliminando as distrações, você ganha mais tempo e pode conciliar suas atividades rotineiras com o curso superior a distância mais tranquilamente.

Utilize a técnica Pomodoro

Essa é uma técnica que visa ao aumento da produtividade do indivíduo em uma determinada tarefa. Como você faz um curso superior a distância e controla o seu próprio tempo, pode colocá-la em prática sem maiores problemas.

A técnica Pomodoro consiste no seguinte: a cada 25 minutos de concentração total nos estudos, você pode fazer uma pausa rápida. Nessa pausa, você não deve ultrapassar os 3 minutos. É o momento de beber água, se alongar e relaxar um pouco ou até dar uma olhadinha no celular.

Depois de 4 repetições de 25 minutos, você pode fazer uma pausa maior, de 15 a 30 minutos. Se quiser, pode fazer um lanchinho leve ou apenas sair da frente do computador para tomar um ar fresco.

Com essa técnica, fica muito mais fácil manter a concentração enquanto você estiver estudando. A consequência é que seu tempo será otimizado.

Estabeleça metas e recompensas

Tendo tantas responsabilidades para se preocupar; como trabalho e filhos, é natural que você se sinta cansado e prestes a desanimar dos estudos em algum momento. Para não deixar isso acontecer, uma sugestão é estabelecer pequenas metas ao longo do curso e recompensar a si mesmo por elas.

Por exemplo: a sua meta pode ser tirar mais de 8.0 em uma prova específica. Quando conseguir, permita-se fazer algo que você queira como tirar um dia de descanso, saborear aquela guloseima deliciosa ou comprar um presente. A ideia da recompensa funciona como um estímulo positivo para você manter o foco.

Escreva seus objetivos no papel

Se você já está fazendo um curso superior a distância ou prestes a começar, pegue uma folha de papel e escreva quais são os seus objetivos pessoais e profissionais.  Escreva, por exemplo, que essa formação pode lhe ajudar a conseguir um emprego melhor, com um salário maior para garantir a estabilidade e o futuro da sua família.

Deixe essa folha sempre à mão e, todos os dias, antes de começar a estudar pra valer, dê uma olhada nela e relembre os motivos que estão levando você a assumir esse compromisso consigo mesmo.

Seja firme

Por fim, saiba que a  aprender é um grande desafio. Ao conseguir seguir todas essas dicas, você vai ver como é capaz de estudar apesar de todos os outros afazeres e se sentir responsável pela aquisição de novos conhecimentos.

Muitos momentos de dificuldade vão surgir pelo caminho, mas lembre-se de que eles fazem parte do processo e ajudarão você a se tornar um profissional competente e apto a desempenhar a sua função com maestria. Não desista!

curso superior a distância - cta1

Avalie este post

Comentários

Comentários