Por conta da pandemia do novo Coronavírus e do distanciamento social, vários estudantes passaram a estudar em casa com mais frequência. Contudo, muitas vezes é difícil ter o silêncio e a tranquilidade desejada, não é mesmo? Portanto, é essencial ficar de olho em algumas estratégias para se concentrar nas disciplinas.

Nesse caso, é importante manter a organização e deixar as distrações de lado. Com isso, é possível render nos exercícios, nas leituras e se dar bem nas provas. Pensando nisso, preparamos este post para apresentar algumas dicas de como estudar EAD sem passar sufoco. Confira!

Por que é tão difícil estudar em casa?

O ensino a distância tem ganhado bastante destaque nos últimos anos, principalmente pelos benefícios que a modalidade proporciona ao estudante, como economia, otimização do tempo e flexibilização da rotina. Apesar de todas as vantagens, também existem desafios de estudar em casa.

Um deles é o convívio com os familiares. Apesar de viver próximo à família ser um privilégio, as outras pessoas da casa também têm suas tarefas, que podem ser barulhentas, enquanto você tenta estudar matemática ou alguma outra matéria que exija bastante atenção, por exemplo.

Outro problema é a distração. Afinal, quando estamos em casa, costumamos parar para dar uma olhadinha nas redes sociais enquanto relaxamos no sofá, não é mesmo? Contudo, saiba que é essencial levar os estudos a sério e se afastar das possíveis distrações enquanto estuda.

Qual é a importância da organização nesse sentido?

Manter uma rotina de estudos organizada é fundamental para a gestão de tempo e a manutenção do foco. Quando se estuda em um ambiente desorganizado e sobrecarregado de informações, o nosso cérebro é bombardeado com estímulos, sendo obrigado a trabalhar mais rápido para selecionar aquelas que, de fato, são importantes.

Assim, isso causa uma redução do rendimento em tarefas que exigem de mais atenção, como é o caso dos estudos. Por isso, a organização do ambiente é uma condição essencial para uma aprendizagem satisfatória, diminuindo as distrações causadas pelo excesso de estímulos.

Quais hábitos atrapalham os estudos em casa?

Sabia que existem vários hábitos que podem prejudicar a sua rotina de estudos em casa? Em muitos casos, sem que você perceba, eles podem contribuir para uma autossabotagem que pode ser difícil de lidar.

Veja, abaixo, quais são as práticas que atrapalham os seus estudos:

  • interrupções: isso ocorre quando você para de estudar a todo momento para acessar à internet, mexer no celular ou beber água;
  • estudar em um espaço inadequado: quando o estudante estuda em um ambiente desorganizado, provavelmente encontrará dificuldades para localizar alguns materiais, interferindo no rendimento;
  • não descansar: sabemos que não adianta estudar durante todo o dia, pois a absorção dos conteúdos será prejudicada — por isso, é importante fazer pequenas pausas para ir ao banheiro, se alimentar e descansar a mente.

Como ter um estudo mais produtivo?

Agora que você já conhece a importância de manter a organização nos estudos e os principais hábitos que atrapalham essa rotina, chegou a hora de ficar por dentro de algumas dicas de como estudar em casa sem distrações. Confira!

1. Crie um cronograma de estudos

Uma das diferenças de estudar em casa ou ir à faculdade é que você precisa montar o seu próprio cronograma de estudos e escolher quais são as matérias que serão estudadas em dias específicos. Esse método é essencial para a sua disciplina e, para isso, é importante selecionar quais assuntos revisar durante a semana e dividi-los pelo seu cronograma.

Coloque todas essas informações numa planilha para seguir no dia a dia e faça algumas anotações a respeito de quais disciplinas você está bem e para quais é preciso dedicar um tempinho a mais para entender a fundo o conteúdo.

2. Utilize o método pomodoro

O método pomodoro é uma ótima maneira de gerenciar o tempo de estudos em casa. A técnica divide o período que você passa estudando em blocos de concentração intensa. A ideia é estimular o foco e melhorar a agilidade cerebral.

Para colocar em prática, tente dividir as tarefas que precisa fazer no dia e separe-as em pequenos blocos de 25 minutos. Assim, use esse período para revisar disciplinas, ler algum conteúdo, fazer exercícios etc.

Quando esse tempo acabar, faça um intervalo de 5 minutos e recomece os estudos. Lembre-se de que, a cada uma hora, o período de descanso deve ser maior, entre 20 e 30 minutos.

3. Tenha um espaço adequado

Você costuma estudar cada hora em um lugar diferente? Se sim, saiba que isso não é adequado, pois é difícil manter os materiais organizados, o que compromete o seu rendimento. Logo, escolha um bom cantinho de estudos em casa.

Mas você não precisa ter um cômodo reservado só para isso, basta organizar uma cadeira e uma mesa no seu quarto. O importante é que esse seja o seu lugar para acompanhar as disciplinas e onde será possível deixar as canetas, os cadernos, os livros, o notebook e outros materiais.

Desse modo, o local fica mais confortável para estudar e também sinaliza para os outros membros da casa que, enquanto estiver ali, não pode ser incomodado.

4. Registre todas as suas obrigações

O nosso cérebro foi feito para raciocinar, e não armazenar várias informações durante os dias. Para isso, é importante ter um papel ou uma ferramenta digital para manter o registro das suas obrigações diárias.

Com isso, será possível realizar outras tarefas ao longo do dia sem que nenhuma atividade importante dos seus estudos seja deixada de lado.

5. Anote todas as suas dúvidas

Mesmo que você não esteja em um local que tenha contato direto com os professores, não quer dizer que não seja possível tirar as dúvidas. Esse é um processo essencial para otimizar o seu aprendizado.

Logo, ao assistir às aulas, resolver atividades e fazer leituras, anote todas as perguntas que surgiram ou temas que trouxeram dúvidas. Após isso, encaminhe pela ferramenta de contato indicado pela faculdade, que pode ser um espaço específico no site onde a aula é disponibilizada, por aplicativos de mensagem ou por e-mail.

As anotações ainda podem ser utilizadas para complementar o seu cronograma se você destinar horários para o aprofundamento de assuntos mais complexos.

Agora que já sabe como estudar em casa e deixar as distrações de lado, lembre-se de que é fundamental colocar as nossas dicas em prática para ter um melhor resultado. Por isso, faça um cronograma de estudos, tenha um ambiente adequado e anote as suas dúvidas.

Gostou de conhecer algumas dicas de como estudar em casa? Então não deixe de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro!

Avalie este post

Comentários

Comentários