O mercado de TI é um dos que não pararam de crescer no Brasil, mesmo diante da crise econômica que está instalada no país. Isso significa que que o curso de Gestão de TI também está em crescimento e os profissionais estão sendo cada vez mais valorizados.

Para você ter ideia, o Brasil lidera o ranking de investimento no setor de TI na América Latina. Segundo estudo realizado, 45% dos investimentos da região são realizados em solo tupiniquim, gerando uma soma de cerca de 59,9 bilhões de dólares.

Quer saber como funciona o curso de Gestão de TI e quais são as principais matérias? Então, vamos lá!

curso de gestão de TI - cta_1

No geral, o que se aprende no curso de Gestão de TI?

Basicamente, o curso tem um objetivo: fazer com que os alunos compreendam e pratiquem as metodologias, ferramentas, políticas e procedimentos relacionados à tecnologia da informação.

Um dos grandes benefícios deste curso é que o aluno aprende muito mais a parte prática do que a teórica. Assim, sai capacitado para gerenciar a Tecnologia da Informação de grandes empresas.

Além disso, quando formado o gestor de TI tem como objetivo otimizar os processos da área, reduzir os custos na e sempre buscar soluções para as empresas.

Quais são as principais matérias deste curso?

O curso de Gestão de TI é separado em vários módulos e matérias. Conheça algumas das principais disciplinas:

Marketing

A matéria de marketing no curso de Gestão de TI é voltada à parte administrava. Ela é importante para que o profissional esteja alinhado com as tendências da área de Tecnologia da Informação.

Além disso, essa matéria é bem importante para ajudar o gestor de TI a prever erros e aproveitar as oportunidades de mercado sempre que surgirem.

Isso significa que o profissional do ramo também terá conhecimento de assuntos gerais. Isso vai ajudar muito na sua rotina profissional.

Comércio eletrônico

O comércio eletrônico está em grande expansão no país. Com isso, os empresários estão tendo essa percepção e investindo cada vez mais neste nicho.

Segundo dados divulgados pelo Ebit, o faturamento deste segmento ficou em cerca de 41 bilhões de reais em 2015. Isso que significou um crescimento de 15%, se comparado com o ano anterior.

Então, no curso de Gestão de TI os alunos têm experiências teóricas e práticas sobre esse nicho de mercado, que já virou tendência no país.

Matemática financeira

Podemos procurar, mas será extremamente difícil encontrar um gestor no mundo inteiro que não entenda o mínimo de matemática financeira.

Tenha uma certeza: os números farão parte da sua vida por muito tempo! Por isso, você terá uma matéria específica sobre a matemática financeira.

Gestão de TI
Gestão de projetos e equipe

Não podemos chamar de gestor uma pessoa que não sabe gerenciar projetos e equipes, isso é fato. O básico para você se tornar um bom gestor de TI é tornar as equipes sejam participativas e eficientes.

Sabemos que gerenciar pessoas não é a coisa mais fácil do mundo. Porém, no curso de Gestão de TI, você terá uma disciplina específica sobre esse assunto, que com certeza ajudará muito no seu aprendizado.

Empreendedorismo

A matéria de empreendedorismo é uma forma de inspirar os alunos a pensar diferente e buscar construir o seu próprio negócio.

Quer ser o gestor de TI da sua própria empresa?

Saiba que essa cadeira pode abrir a sua mente para novas ideias e tendências do mercado do empreendedorismo.

Nessa matéria você aprenderá algumas questões práticas, que são elas:

• o cliente não pode ser o dono da razão;
  • tempo é dinheiro;
  • trabalhar com o que gosta é essencial;
  • sempre busque o que é melhor para o seu cliente;
  • nunca fique parado;
  • saiba gerenciar projetos e equipes.

Engenharia de software

Outra disciplina importante é a Engenharia de Software. Nessa matéria, você vai ver a aplicação das teorias, modelos, técnicas e ferramentas da ciência da computação.

Isso significa que você precisa de conhecimento em diversas áreas para conseguir ser um bom gestor de TI – mas, pode ter certeza que os resultados finais serão compensatórios.

Libras

Essa é uma das matérias que são obrigatórias em diversos cursos, mas não deixa de ser muito importante para a formação dos alunos de Gestão de TI.

Fazendo uma matéria de libras você não sairá sabendo conversar fluentemente com deficientes auditivos, mas, no mínimo, o básico você aprenderá.

Além disso, caso for do seu interesse, você poderá seguir estudando e fazendo cursos para aprender mais sobre essa língua de sinais.

Em qual universidade cursar Gestão de TI?

“Quero fazer uma graduação em Gestão de TI, porém tenho família, filhos e trabalho, e me sobra muito pouco tempo diariamente, o que posso fazer?”.

Se o tempo é o seu problema, pode ficar tranquilo. Sabe por quê?

Na Unicesumar, você faz a graduação em Gestão de TI a distância e tem flexibilidade de dias e horários para participar das aulas e provas.

Gostou? Então, conheça mais sobre este curso clicando aqui!

curso de gestão de TI - cta_2

Avalie este post