Muitas pessoas desejam as oportunidades do setor jurídico, mas nem todas querem fazer o bacharelado, cursar 5 anos, advogar etc., não é mesmo? Você sabia que dá para seguir um caminho diferente fazendo cursos EAD na área de Direito?

Além das funções de advogado, existem muitos outros trabalhos que podemos realizar na área jurídica. Gerir escritórios e departamentos, atuar nos cartórios, investigar crimes e coletar provas são alguns exemplos.

Logo abaixo, apresentamos as principais opções de cursos EAD na área do Direito para você obter a qualificação profissional e ingressar no mercado de trabalho. Vamos lá?!

Posso cursar Direito EAD?

Quem gosta da área do Direito pode trabalhar no setor com o curso tecnólogo de Serviços Jurídicos e Notariais, entre outras opções. O diferencial dessa faculdade é formar especialistas nas rotinas e gestão das atividades jurídicas.

Esse curso está disponível na modalidade EAD, e o diploma é igual aos cursos presenciais. Assim, você pode participar de concursos públicos, fazer pós-graduações e citar o ensino superior no currículo profissional, sem nenhuma diferença para as demais faculdades.

Os tecnólogos trazem ótimas oportunidades profissionais na área do Direito. Enfim, são as formações ideais para quem não quer ser advogado, mas gosta da área jurídica.

A diferença entre tecnólogo EAD e um bacharelado está no foco das formações. Enquanto o bacharelado é generalista, nos tecnólogos o estudo é direcionado para trabalhos especializados. A formação também é mais rápida, pois priorizamos o que será utilizado na função em que o estudante vai trabalhar futuramente.

Por isso mesmo, os cursos EAD na área do Direito também são bastante procurados como opção de segunda graduação. Nesse caso, é possível promover mudanças de carreira, para atuar nas áreas mais específicas dos cursos tecnólogos.

Quais são as possibilidades de cursos EAD na área do Direito?

Quem gosta do Direito encontra duas opções de tecnólogo para atuar diretamente na área e mais três que utilizam de disciplinas jurídicas ao longo da graduação, embora façam parte de outros segmentos. Olha só!

Serviços Jurídicos e Notariais

O curso de Serviços Jurídicos e Notariais forma os profissionais que cuidarão da parte operacional e administrativa dos escritórios, departamentos jurídicos, cartórios de registro público etc.

Essa formação dura 2,5 anos na modalidade EAD. Ao longo do curso, você aprenderá tanto sobre as principais disciplinas jurídicas quanto técnicas e metodologias de gestão. Logo, estará preparado para tornar os serviços mais eficientes, controlar finanças, reduzir burocracias, atender o cliente, entre outras funções.

Investigação Forense e Perícia Criminal

Uma segunda opção de curso EAD na área do Direito é a Investigação Forense e Perícia Criminal. Esse tecnólogo pode ser feito em 2,5 anos na educação a distância.

A investigação forense reúne os métodos para esclarecer fatos e levantar provas, como documentos e testemunhas. Ela ajuda os profissionais do Direito de diversas formas, como comprovar argumentos, apoiar defesas e encontrar recursos financeiros de devedores.

Já a perícia é um meio para comprovar fatos, em que um especialista emite um documento com sua visão técnica, chamado laudo. No caso da criminal, ele ajudará a esclarecer infrações e delitos, podendo auxiliar o juiz, a defesa ou a acusação.

Segurança Pública

A Segurança Pública é mais próxima da área de gestão, mas estuda bastante a legislação criminal. É uma formação com 2 anos de duração, que também pode ser um caminho para quem busca alternativas ao bacharelado em Direito.

Gestão Ambiental

A Gestão Ambiental é outro tecnólogo com essas características. Além de estudar a parte de gestão voltada para sustentabilidade, recursos naturais e preservação do meio ambiente nos 2 anos de curso, existe muita atenção à legislação ambiental, que regulamenta as ações de empresas e profissionais do setor.

Segurança do trabalho

Por fim, a Segurança do Trabalho é uma opção que conta com perfil parecido ao do Direito. Nela, você atuará no diagnóstico e prevenção de condições inseguras no ambiente de trabalho, entre outras funções. Para isso, estuda sobre a legislação da área e normas regulamentadoras do trabalho.

Como saber se a área do Direito é para mim?

O Direito passa por mudanças, buscando maior agilidade e eficiência em seus serviços. Por isso, o perfil do profissional se transformou nos últimos anos.

Em primeiro lugar, o foco do mercado se volta para o resultado. Não adianta resolver o problema técnico, sem ter em mente os custos e ganhos financeiros das operações. Por isso, a importância dos profissionais de serviços jurídicos.

Você também terá destaque se conseguir realizar o empreendedorismo interno, ou seja, resolver problemas em organizações e escritórios. Até por isso, ter iniciativa e querer inovar complementam bem o perfil.

Por fim, o Direito é conhecido por exigir responsabilidade e comprometimento. Quase tudo tem prazos inegociáveis e pouca margem para erros. Logo, ter dedicação e atenção em todas as etapas do serviço faz a diferença.

Quais são as vantagens de fazer faculdade a distância?

A metodologia EAD é um completo redesenho das disciplinas para o modelo a distância. Isto é, não se trata de apenas gravar ou transmitir aulas, como no ensino remoto, mas de uma transformação da experiência do estudante.

O conteúdo pode ser transmitido em aulas EAD, mas também de outras formas: QR code, realidade aumentada, atividades interativas, fóruns de discussão, leituras, podcasts, vídeos e inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas.

As vantagens da faculdade EAD são as seguintes:

  • ter a mesma qualidade e valor do diploma do presencial;
  • fazer os próprios horários de estudo;
  • estudar de qualquer lugar pela internet;
  • acessar mensalidades mais baratas;
  • contar com diversidades de ferramentas e formas de estudar o conteúdo;
  • interagir com professores online;
  • fixar metas claras de estudo;
  • receber feedbacks de todas as atividades entregues.

Os cursos EAD na área do Direito qualificam para funções mais específicas e bastante procuradas no segmento jurídico. Logo, você terá boas oportunidades se realizar uma graduação de qualidade e somada a excelente experiência de fazer um curso a distância.

Para entender como funciona a EAD, leia também o conteúdo sobre a diferença entre educação a distância e ensino remoto e tire as suas dúvidas!

Avalie este post

Comentários

Comentários