Uma pessoa sonhadora é aquela que nunca se acomoda, que sabe o que quer e corre atrás. Quem tem um emprego que gosta, por exemplo, com certeza quer continuar crescendo! Se você tem esse perfil, deve estar sempre pensando em como agir para conquistar a promoção que tanto deseja. Então, descubra como uma pós-graduação on-line pode lhe ajudar a realizar esse sonho mais rápido do que pensa.

Você provavelmente já sabe que a graduação não é o suficiente para que o mercado de trabalho lhe veja como um profissional diferenciado. É preciso mais do que isso e a pós-graduação é a aposta certeira.

Uma pós on-line traz inúmeros benefícios para a sua carreira. Um deles é a possibilidade de aumentar o seu salário em até 70%. É isso mesmo: alguns estudos já mostraram que quem investe em pós-graduação pode ganhar até 70% mais do que quem estaciona com o diploma de ensino superior. E o melhor é que você pode fazer uma pós-graduação a distância, de forma que não comprometa a sua rotina.

Como escolher a pós on-line?

Essa é a primeira pergunta que você deve fazer a si mesmo ao decidir partir para a especialização. Isso depende de vários fatores, o mais importante é o rumo que você pretende dar para a sua carreira. A pós on-line pode ser realizada com o intuito de se especializar na área que mais lhe agrada dentro da sua profissão.

Se você já está no mercado de trabalho e o objetivo é ser promovido dentro da mesma empresa, pode sondar qual seria o melhor curso para atender às demandas internas da organização. Existe ainda a possibilidade de investir na pós on-line para mudar de carreira, ainda que não seja uma mudança drástica.

Por exemplo: você estudou Administração e está atuando como administrador. No entanto, as funções que você exerce hoje não lhe trazem satisfação pessoal e o seu desejo é trabalhar no departamento de marketing. Então, ao invés de encarar uma segunda graduação, você tem a opção de fazer uma pós-graduação em Marketing.

Portanto, antes de escolher qual é o curso ideal para você, tenha em mente quais são os seus objetivos profissionais. Saiba onde você quer chegar com a sua carreira nos próximos anos. Depois de ter essa consciência bem clara, existem outros critérios para acertar na escolha da pós on-line:

Conheça a grade curricular

É muito comum o aluno começar a fazer um curso (seja de graduação ou mesmo de pós) e, ao longo dos períodos ou módulos, perceber que não é nada daquilo que ele imaginava.

Isso acontece porque o estudante tomou a sua decisão levando em conta apenas o nome do curso e não se atentou para a grade curricular.

Não cometa esse erro! Leia todas as disciplinas que constituem a grade do curso que você deseja realizar para se certificar de que é realmente isso que você deseja fazer.

Se tiver dúvidas, use a internet para pesquisar mais detalhes sobre uma determinada disciplina e o que ela aborda. Ter consciência daquilo que você vai aprender no decorrer da sua pós on-line é essencial para o sucesso.

Converse com quem entende

Se possível, procure conversar com alguém que já fez a pós que você deseja. Essa é uma das melhores formas de saber, na prática, o que esse curso vai agregar para a sua carreira acadêmica e profissional.

Além disso, alguém que já passou pela experiência também vai poder lhe dar dicas para aproveitar melhor o conteúdo das disciplinas.

Especialização ou MBA?

Quando você for pesquisar as opções de pós-graduação on-line, provavelmente encontrará  opções de especialização convencional e MBA. Essas duas alternativas vão lhe conferir o título de pós-graduado. No entanto, se a sua ideia é focar a carreira no ramo dos negócios (Administração, Contabilidade, Finanças, Marketing e similares) ou empreender, o MBA pode ser um caminho mais interessante.

pos-online-polo-presencial
Escolha uma pós on-line em uma instituição com polo presencial estruturado

De olho na instituição

Muitas instituições de ensino ofertam cursos de pós on-line, de modo que todo cuidado é pouco para investir em um bom local.

Procure saber como aquela instituição é avaliada pelo Ministério da Educação (o órgão tem uma série de critérios para avaliar faculdades e cursos) e utilize a internet para saber que tipo de problemas outros alunos já tiveram. Inclusive, no Emec, você pode conferir se a instituição é credenciada pelo MEC especificamente para oferecer cursos a distância.

Quando o credenciamento não existe, o seu certificado não é reconhecido. Isso significa que o seu investimento foi perdido.

Também é fundamental conhecer o polo presencial, mesmo que o curso seja feito a distância. Algumas provas e trabalhos são  realizados no polo e, se for um espaço bem estruturado, você poderá utilizá-lo para estudar sempre que quiser.

As instituições de ensino a distância que são sérias e comprometidas investem nesses polos, portanto, é possível saber muito sobre elas conhecendo-os.

shutterstock_312127154

Corpo docente

Além de saber mais sobre a instituição em si, se puder, não deixe de pesquisar mais sobre o coordenador do curso. E claro, também sobre os demais professores que compõem o corpo docente.

Verifique se eles possuem formação e experiência na área e também preste atenção na porcentagem de doutores. Isso fará toda a diferença na sua formação.

Por fim, tenha em mente que adaptar-se a uma pós on-line  vai exigir mais de você do que uma presencial. Por um lado, você tem toda a flexibilidade de horários e locais para estudar. Por outro, sua disciplina terá que ser redobrada.

Assistir às aulas, aprender e realizar os trabalhos e atividades é algo que só depende de você. Não terá um professor lhe cobrando o tempo todo.

Embora esse seja um desafio de quem estuda a distância, também não deixa de ser uma forma de exercitar a responsabilidade e a autonomia. Aproveite essa oportunidade para se tornar um estudante e um profissional melhor.

Se quiser conhecer os cursos on-line da Unicesumar, acesse aqui!

cta4

Avalie este post